Solenidade de Conclusão do I Curso de Gerenciamento de Crises da PMPA

IMG 0782Foto: VC Thiago Lobato

Na tarde desta terça-feira (26), o auditório do QCG foi palco da solenidade de conclusão do I Curso de Gerenciamento de Crises da PMPA, um marco importante para a qualificação dos profissionais de segurança pública. Autoridades civis e militares, juntamente com familiares dos concluintes, reuniram-se para celebrar essa etapa significativa.

IMG 0790Foto: VC Thiago Lobato

O objetivo principal do I Curso de Gerenciamento de Crises da PMPA foi a especialização dos agentes, capacitando-os para tomar decisões e gerenciar ocorrências de alta complexidade de maneira legal, moral, ética e técnica. Isso visa garantir uma atuação eficiente em eventos e incidentes críticos na área de segurança pública, especialmente crises como as que envolvem reféns, a fim de preservar vidas.

IMG 0715Foto: VC Thiago Lobato

O curso foi realizado entre os dias 19 de fevereiro a 26 de março, contendo uma matriz curricular abrangente, onde foram oferecidas 15 disciplinas cuidadosamente selecionadas para fornecer aos participantes as habilidades e conhecimentos necessários para lidar eficazmente com situações de crise. A carga horária total do curso foi de 220 horas/aula, que garantiu uma formação abrangente e detalhada.

Ao longo da capacitação, 28 instruendos foram qualificados para tomar decisões técnicas em situações de alta complexidade, dos quais 25 são da Corporação e três são das Polícias Militares da Paraíba, Roraima e Amapá. Eles foram preparados não apenas para lidar com situações complexas, mas também para multiplicar esse conhecimento. As decisões técnicas se fundamentam nos objetivos doutrinários de Gerenciamento de Crises, que incluem salvar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem.

WhatsApp Image 2024 03 26 at 19.04.54 jdejfwefufhweFoto: SD Renata

O Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior falou sobre a importância do curso. “Gostaria de saudar todos os líderes, colegas e participantes do primeiro curso de gerenciamento de crises neste dia festivo para nossa corporação. Investir em capacitação é crucial e tem sido fundamental para a redução da criminalidade em nosso Estado. Este curso foi idealizado e esperado por todos nós, é fruto de um esforço coletivo e vai aprimorar nossa resposta em situações críticas. Parabenizo também os companheiros de outras corporações estaduais presentes como a PM do Amapá, Roraima e Paraíba”.

IMG 0720Foto: VC Thiago Lobato

Uma parte crucial da formação foi a fase final, na qual os participantes viajaram aos Estados de Alagoas e Paraíba para uma visita técnica. Essa experiência permitiu que conhecessem de perto a forma de atuação das respectivas Polícias Militares diante de eventos críticos, promovendo assim um intercâmbio valioso de conhecimentos.

O encerramento do curso marca um passo significativo na melhoria da capacidade de resposta a crises e na garantia da segurança pública. O curso reforçou o compromisso contínuo da Polícia Militar do Pará em manter a excelência e a eficácia em situações desafiadoras.

IMG 0793Foto: VC Thiago Lobato

IMG 0800Foto: VC Thiago Lobato

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.