Ação da PM na região do Rio Amazonas beneficia comunidades e escolas locais

A Polícia Militar se destaca não apenas pelo papel na garantia da segurança pública, mas também pelo compromisso inabalável com a comunidade paraense. Por meio de uma série de ações proativas, a instituição demonstra a dedicação em fortalecer os laços com os cidadãos. A presença ativa em eventos locais e a participação em iniciativas de cunho social reforçam a confiança na Corporação, e contribuem para a construção de uma sociedade mais segura, justa e solidária.

Tendo consciência do dever social, a Polícia Militar realizou uma série de ações nos rios da região de Várzea do Rio Amazonas, visando atender e beneficiar diversas comunidades e escolas locais. A iniciativa, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de abril, envolveu palestras, atendimentos sociais e cuidados com a saúde, e teve como objetivo promover a prevenção às drogas e à violência, além de fortalecer o papel da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos.

As comunidades de Boca de Cima do Aritapera, Boa Vista do Tapará e Quilombo Saracura foram as contempladas com as atividades promovidas em parceria com outros órgãos e segmentos sociais. Nas instituições de ensino Escola Municipal de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Odorico Liberal, Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, e Escola Municipal Nossa Senhora do Livramento, foram realizadas palestras para pais e alunos, abordando temas cruciais para a formação e segurança das crianças e adolescentes.

20º BPM 19 04 24 3FOTO: PMPA

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou o Cadastro Único, além de auxiliar na obtenção da carteira do idoso e carteira do autista. A Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) prestou atendimentos psicológicos e realizou encaminhamentos para outros órgãos. Em conjunto a isso, a Assistente Social de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) orientou sobre o trabalho infantil, enquanto os Conselheiros Tutelares realizaram orientações, encaminhamentos e averiguações de denúncias relacionadas a violações de direitos e maus tratos envolvendo crianças e adolescentes. A equipe de saúde, por sua vez, ofereceu orientações, aplicou vacinas e realizou atendimentos conforme as demandas apresentadas.

Duas situações atendidas durante esses dias ressaltam a importância da ação conjunta entre os serviços. Em uma delas, uma senhora vítima de maus tratos foi retirada da residência em que morava e conduzida para a casa de familiares, com o apoio de uma equipe multiprofissional. Em outra situação, uma denúncia de violência doméstica resultou no atendimento imediato às vítimas, incluindo cuidados médicos para uma adolescente ferida gravemente no pé, e encaminhamentos necessários para garantir a proteção e assistência adequada.

20º BPM 19 04 24 4FOTO: PMPA