Previous Next

Polícia Militar lança 'Operação K-9' no centro de Belém

A Polícia Militar realizou, na tarde desta segunda-feira (18), o lançamento da "Operação K-9", que será desenvolvida nos bairros centrais da capital, no período de 18 a 30 de novembro.

A Polícia Militar realizou, na tarde desta segunda-feira (18), o lançamento da "Operação K-9", que será desenvolvida nos bairros centrais da capital, no período de 18 a 30 de novembro. A ação visa promover modalidades de policiamento preventivo e repressivo de segurança pública, com apoio de cães farejadores em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. O lançamento da operação ocorreu às 16h, no Complexo Arquitetônico Nazaré (CAN), no bairro de Nazaré, em Belém.

Para a realização da “Operação K-9”, será utilizado suporte operacional, com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Com Cães (CIPC) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM. Ao todo, a operação vai envolver um efetivo de aproximadamente 70 militares por dia, que estarão nas ruas do centro de Belém atuando entre as 17h e 23h.

O chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Carlos Max Amaral Dantas, informou que a operação visa combater ações criminosas que ocorrem no centro durante o período de fim de ano. “Esta operação tem o objetivo de combater ações criminosas na área comercial de Belém. São crimes que geralmente têm um aumento devido à maior movimentação financeira que ocorre no período de fim de ano. Iniciamos as ações no centro comercial de Belém e esperamos poder expandi-la para outros municípios da Região Metropolitana de Belém”, disse o oficial.

Os bairros beneficiados pela “Operação K-9” serão Nazaré e São Brás. Em parte dos pontos de atuação, o policiamento será realizado com o apoio de cães policiais. Nos demais locais, o reforço na segurança será desenvolvido por policiais militares que compõem as unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM, que vão atuar em pontos fixos e estratégicos e nos grandes corredores de circulação de pessoas e veículos.

O comandante-geral da Polícia Militar esteve presente no lançamento da operação. “Esta é uma ação estratégica, que conta com a atuação de policiais da Companhia de Policiamento com Cães, cães policiais farejadores da unidade, Batalhão de Polícia de Eventos e Batalhão de Policiamento Rodoviário”, informou o coronel Dilson Júnior. 

Ele explicou ainda que a operação foi idealizada para garantir o reforço no policiamento na área central de Belém. “Estamos antecipando o enfrentamento às ações criminosas, como roubos e furtos, na área da capital que possui muitos estabelecimentos comerciais e agências bancárias, que recebem um fluxo expressivo de pessoas neste período de festas de fim de ano”, acrescentou o comandante-geral da Polícia Militar.

TEXTO ASCOM PM

Por: Marilene Alves - Ten Cel PM

Fotos: Ingrid Souza - VC PM

Tags: ,

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.