PM INTEGRA GRUPO DE ESTUDO AMBIENTAL EM SOURE

​No município de Soure, arquipélago do Marajó, há uma Reserva Extrativista – Resex, criada pela Marinha em 2001, com 27.469 hectares. Sua instituição gestora é o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade- ICMBio e sua criação tem como justificativa o grande potencial pesqueiro da região Norte, até mesmo em função da influência do rio Amazonas e com destaque, no Estado Pará, onde estão sediadas importantes frotas pesqueiras que representam 93.000 toneladas/ano, além de suas zonas costeira e marinha, que constituem o bioma marinho brasileiro, se estendendo por uma área de 4,5 milhões de Km², que representam mais de 50% do território nacional.

UNIDADES DA PM NO MARAJÓ RECEBEM CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL

​O Chefe do Estado Maior Geral da PMPA, coronel Evandro Cunha, esteve, juntamente com os oficiais tenente coronel Eduardo Campos e os majores Maués e Jandir, em visita recente às unidades da PM no arquipélago do Marajó. Em Soure, a equipe foi à  sede do 8º Batalhão, que está sob o comando do tenente coronel Zildomar Sarubby, tendo visitado as instalações da OPM e participado de reuniões com os oficiais tenente coronel Jeferson e o major Nobrega, ambos pertencentes ao Comando Regional da PM no Marajó, além do tenente coronel Sarubby, major Macedo, capitão Rauli e so tenentes Dos Santos e Francisca, Batalhão Marajó.

INSPETORIA DO EXÉRCITO VISITA COMANDO DA PMPA

A Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM) recebeu na manhã desta terça-feira, 19, representantes do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará PMPA). O encontro contou com a presença do general do IGPM, Gláucio Lucas Alves, do secretário de Segurança Pública do Estado (Segup), Luiz Fernandes, do Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, e de todo o staff do alto comando da corporação, reunidos para trocar experiências e compartilhar informações sobre integração nas áreas de inteligência e capacitação.

Na abertura, o secretário Luiz Fernandes falou sobre o trabalho realizado atualmente pela PM no estado, destacando não só as ações operacionais como também as iniciativas da corporação para a capacitação e planejamento de ações. Após a apresentação, os participantes puderam conferir um vídeo institucional da PMPA.

​Para o secretário Luiz Fernandes a visita contribuiu para estreitar os laços com o exército. “Esse momento foi muito importante porque hoje nós fazemos segurança pública de forma integrada e uma visita como essa, com o alto comando do Exército, aproxima o Pará, cada vez mais, dos órgãos federais de segurança. Quem ganha com isso é a população”, ressaltou.

PM INICIA EVENTOS DO CÍRIO MILICIANO 2014

​O Oratório Nossa Senhora das Graças da Capelania Militar da PMPA, convida todos os policiais militares e seus familiares a participarem das Novenas a Nossa Senhora de Nazaré, evento em preparação ao Círio Miliciano 2014, de acordo com a programação especificada a seguir.

O Capelão da PM, coronel Eloy Wayth, destaca que estes momentos são de congraçamento e oração conjunta da família miliciana em agradecimento a Deus por Seu projeto de salvação à humanidade. “É preciso que sejamos como nossa Mãe Maria, discípulos do Senhor e construtores do Reino de Deus”, finaliza o Sacerdote.

DATA

DIA

LOCAIS

EVENTO

26.08 às 7h30

Terça

Oratório N. Sra das Graças – QCG

Missa de Envio

26.08 às 9h e 11h

Terça

2º Batalhão PM e Comando da Capital

Novena

02.09 às 9h e 11h

Terça

CPE e CME

Novena

02.09 às 9h e 11h

Terça

Auditório do QCG e 1º Batalhão PM

Novena

16.09 às 9h e 11h

Terça

10º Batalhão PM e RPMont

Novena

30.09 às 9h e 11h

Terça

6º Batalhão PM e 25º Batalhão PM

Novena

07.10 às 9h e 11h

Terça

21º Batalhão PM e IESP

Novena

07.10 às 7h30

Terça

Oratório N. Sra das Graças – QCG

Missa e distribuição de cartazes do Círio

08.10 às 17h

Quarta

Batalhão de Choque às 17h.

Trasladação até o Santuário de Fátima

09.10 às 7h

Quinta

Santuário de Fátima às 07h.

Círio Miliciano

 

PM PRENDE MAIS UM ENVOLVIDO COM TRÁFICO EM RONDON

​A Polícia Militar do Pará, por intermédio do efetivo da 11ª Companhia Independente PM, sediada em Rondon do Pará, vem intensificando o combate ao tráfico de drogas ilícitas na região. Na noite da sexta-feira, 15 de agosto, mais uma ocorrência de apreensão de drogas foi realizada. Após perceberem atitude suspeita, a guarnição composta pelo sargento Ezequias, soldados Freitas, Machado e Maicon Cesar, em ronda pela cidade, prenderam o homem conhecido como “Wellyson”, flagrado portando 22 petecas de “crack”, substancia entorpecente derivada da cocaína, que estava sendo comercializada em Rondon.

Esta é a mais uma apreensão de drogas e prisão de pessoas efetuadas pela Polícia Militar na cidade, cujo destaque recente foi a prisão em flagrante delito de um homem conhecido por “Djaime”, pego com aproximadamente 03 quilos de pasta base de cocaína. Outras ações e operações estão sendo intensificadas pelo comando local para o efetivo combate ao tráfico de drogas.

OFICIAL DA PM CONSEGUE NOVO CAMPEONATO EM MACAPÁ

Em mais um campeonato de Karatê - IV Copa tsuru-kai de karate, desta vez no Estado do Amapá, no período de 9 a 10 de agosto, tendo como sede o ginásio São José, na cidade de Macapá, a Polícia Militar do Pará foi mais uma vez representada pelo major Fernando Oeiras que sagrou-se campeão “máster” na modalidade kata (forma) e vice campeão “máster” na modalidade kumite (luta).

Mais de cento e trinta atletas participaram da competição, oriundos, além do Pará, dos estados do Amapá e Maranhão. Novas competições serão realizadas ainda este ano e terão novas chances os atletas paraenses, onde se destacam os policiais militares que constantemente vem levando o nome da PMPA aos diversos cantos do país. 

PM INAUGURA SALA DO ALTO COMANDO DA CORPORAÇÃO

A Polícia Militar, realizou na manhã da segunda-feira, 18 de agosto, a inauguração da Sala do Alto Comando da corporação, situada no andar térreo das dependências do quartel do Comando Geral.

Presidida pelo Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, a solenidade, que contou com a presença do alto comando e de diversos coronéis da PM, Oficiais superiores, intermediários e subalternos, além das Praças, iniciou com a leitura do histórico do espaço, proferida pelo tenente coronel Mauro Cavalcante, mestre de cerimônia do evento, seguida do descerramento da faixa sobre a placa de inauguração do espaço, das palavras do cabo Vieira Júnior, que, além de policial militar, é Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e da oração do Capelão da Polícia Militar, coronel Eloy Waith, que solicitou aos presentes que estendessem suas mãos em direção ao ambiente, lembrando que lá serão decididos assuntos e temas de extrema importância para a PMPA e mesmo para as ações que atendem a sociedade.

Finalizando esta etapa do evento, o Capelão abençoou e aspergiu água benta na porta principal e em todo o ambiente que foi aberto ao público presente após o pronunciamento do Comandante Geral e o corte da faixa em cores paraenses, ato que foi feito em parceria com o Chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Evandro Cunha.

Na segunda etapa da solenidade, foi feita a visita à Sala do Alto Comando da PMPA, quando o coronel Daniel, que esteve acompanhado, além de seu staff, do coronel Carlos Augusto Oliveira da Silva, que foi subcomandante geral da PMPA, hoje na reserva remunerada; expressou sua alegria e a satisfação por mais esta conquista da PMPA e por integrar uma corporação que em seus quase duzentos anos, continua a buscar sempre melhorias para melhor atender a população e dar condições de trabalho para todo o seu efetivo; por isso, para o Comandante Geral, a data é também para agradecer, “do coronel mais antigo ao soldado mais moderno” o empenho, a dedicação e o compromisso em bem atender a sociedade.

POLÍCIA MILITAR CERTIFICA 45 ALUNOS NO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS

​Quarenta e cinco oficiais alunos, entre médicos, psicólogos, veterinários, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e fisioterapeutas, receberam na noite da quinta-feira, 15, os certificados do conclusão do Curso de Adaptação de Oficiais - CADO 2014, ofertado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança Pública – Iesp e Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”. A solenidade de conclusão do curso foi realizada na sede do Iesp, em Marituba. 

PMPA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA MILITARES DO BATALHÃO AMBIENTAL

Na manhã da segunda-feira, 11 de agosto, aconteceu no auditório do Batalhão de Polícia Ambiental - BPA, a aula inaugural do 7° NOPAAM (Nivelamento Operacional de Policiamento Ambiental da Amazônia), que teve como palestrante o coronel Arthur Moraes, Diretor de Ensino da PMPA, e a participação do tenente coronel Mauro Pinheiro, comandante da unidade e dos oficiais do BPA.

AVISO IMPORTANTE - CMS

O coronel PM Edson José da Costa Bentes, Diretor do Corpo Militar de Saúde – CMS da PMPA, informa que em função da desratização e desinsetização pulverizada, nas dependências físicas da Odonto clínica - ODC da PMPA, não haverá atendimento odontológico de urgência e emergência no dia 16 de agosto de 2014 (Sábado).

POLÍCIA MILITAR INICIA 11ª TURMA DE INSTRUTORES PROERD

​A Polícia Militar, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência – Proerd da PMPA, realizará a décima primeira edição do Curso de Formação de Instrutores Proerd. A capacitação será em Santarém, oeste do Pará, nas instalações do Belo Alter Hotel, localizado na vila balneária de Alter do Chão, no período de 18 a 29 de agosto de 2014.

PMPA CONCLUI I CURSO DE POLICIAMENTO EM GRANDES EVENTOS

A Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, a solenidade de conclusão do 1º Curso de Policiamento em Grandes Eventos. A cerimônia conclusiva aconteceu na área de formatura do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPA – CFAP, no complexo do Comando Geral e foi prestigiada por autoridades civis e militares como o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social – DPC Luiz Fernandes Rocha, o Comandante Geral da PMPA coronel Daniel Mendes, integrantes do alto comando da Corporação, Oficiais e Praças, além de familiares dos formandos que se emocionaram com a primeira turma do Batalhão de Polícia de Eventos – BPE, unidade da PMPA criada para as ações em grandes eventos em todo o Estado.

A tropa representativa foi comandada pelo major Luiz Otávio, subcomandante do BPE e o pelotão de formandos esteve à frente com o capitão André Lopes. Após a execução do Hino do Pará, a capitão Marcélia, mestre de cerimônia da solenidade, executou a leitura do histórico do curso e o tenente coronel Antonio Cavalcante, comandante do BPE  leu a Ordem do Dia; tendo em seguida, a leitura da Ata de Conclusão do Curso e a entrega dos certificados aos concluintes da capacitação técnico-profissional, seguida dos pronunciamentos oficiais das autoridades e pelo desfile militar que contou com representações de outras unidades integrantes do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar - CPE, como os Batalhões de Polícia de Guardas e de Polícia Rodoviária Estadual e da Companhia Independente de Policiamento Assistencial, com destaque para os formandos do curso que foram bastante aplaudidos pelos presentes.

PM REFORÇA POLICIAMENTO COM OPERAÇÃO EM RURÓPOLIS

​Em Rurópolis, região do sudoeste paraense, policiais militares da 17ª Companhia Independente PM, realizaram no último final de semana, mais uma edição da Operação “Integration”, que consiste em fiscalizações e abordagens a pessoas, veículos e estabelecimento. Dentre as abordagens foram apreendidas dez motocicletas, todas com irregularidade e foi preso um homem, na localidade denominada “Ilha do Amor”, localizada à vicinal “dos Baianos”. Com o acusado, os policiais militares flagraram uma arma de fogo, municiada; um revólver calibre .38. Conduzido para a delegacia local pelo cabo Sá e pelos soldados Vander, Elton, Maciel, Alessandro e Prata, o acusado preferiu o silêncio mas foi preso em flagrante pelo porte ilegal.

COMANDANTE GERAL VISITA INSTALAÇÕES DA PM EM MARABÁ

​O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes, visitou nesta quarta-feira, 13, as unidades do 4º Batalhão PM, sediado em Marabá; do 23º Batalhão PM, sediado em Parauapebas e da 11ª Companhia Independente PM em Rondon do Pará. Em Marabá, a reunião com a tropa ocorreu no auditório da Faculdade Metropolitana.

Ainda em Marabá, o Comandante Geral esteve nas instalações da futura unidade do Comando de Missões Especiais na localidade, a qual será inaugurada em breve e atenderá a população de toda a região sudeste do Estado.

CURSO DE UNIDADES ESPECIALIZADAS DE FRONTEIRAS CHEGA AO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA

Na manhã desta terça-feira, 12, foi realizada no auditório do Ministério Público da cidade de Abaetetuba, a aula inaugural da 22ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira – Nível Operador. A formação foi ministrada pela promotora Dra. Ana Carolina Vilhena Gonçalves.

PM RECAPTURA FORAGIDO E PRENDE ENVOLVIDOS COM DROGAS NO MARAJÓ

Na região do Marajó, policiais militares do 8º Batalhão PM, sob comando do tenente coronel Zildomar Sarubby; mais precisamente no conjunto Pedrolândia, rodovia Mangabeira, município de Ponta de Pedras, receberam informações que um foragido da justiça, acusado de homicídio qualificado e envolvimento com o tráfico de drogas, estava escondido em um imóvel na l

PM INICIA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE ADESTRAMENTO DE CÃES POLICIAIS

A Polícia Militar iniciou, na manhã da segunda-feira, 11 de agosto, a segunda edição do Curso de Adestramento Básico de Cães Policiais; formação que será realizada pelos militares da Companhia Independente de Policiamento com Cães – CIPC.

Trinta e cinco alunos, sendo 23 policiais militares do Pará, 02 do Amazonas, 02 do Maranhão, 01 do Amapá, 01 do Tocantins, 02 Fuzileiros Navais, 03 Guardas Municipais e 02 bombeiros militares; compõem o corpo discente do curso que tem carga horária prevista de 440 horas/aula, distribuídas em 20 disciplinas voltadas para os conhecimentos, habilidades e viabilidade de atitudes inerentes à atividade policial militar com o uso de cães; tais como o adestramento básico, o manejo técnico, o exercício da ética na atividade policial, a promoção e defesa dos Direitos Humanos, a técnica e a tática das ações com uso de cães, entre outras atividades formativas.

Páginas