DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

O COMANDANTE GERAL DA PMPA, no uso de suas atribuições legais,
DETERMINAa todos os Corregedores, Comandantes, Diretores e Chefes, que encaminhem
o mapa de gastos de combustível das viaturas que estão sob sua responsabilidade, até o dia
10 do mês subsequente, para a Diretoria de Apoio Logístico da PMPA, e para o email:
combustivelpmpa@gmail.com.

Conforme a planilha em anexo no BG 195 de 24/10/2014, Páginas 11 e 12.

OPERAÇÃO HÁRPIA COMBATE A CRIMINALIDADE NA ÁREA DO TAPANÃ, PRATINHA, CABANAGEM E BENGUI

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social deu início, nesta quinta-feira (20) à Operação Hárpia, na área do 24º Batalhão da Polícia Militar (1ª Região Integrada de Segurança Pública), com foco nos bairros do Tapanã, Pratinha, Cabanagem e Bengui. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade registrados na área de abrangência da operação, especialmente os crimes de roubo e letalidade violenta (latrocínio e homicídio).

Durante a operação várias ações de combate à criminalidade, preventivas e repressivas, serão desenvolvidas: incursões e, saturação nos bairros, barreiras, fiscalização em feiras e postos de gasolina, combate à mídia “pirateada”, cumprimento de mandados de prisão, repressão ao tráfico de drogas, entre outras.

Pela parte da manhã, a concentração das equipes ocorre no PAPC Pedro Teixeira, no Conjunto Pedro Teixeira, Rua B, ao lado da Associação dos Moradores. À tarde, a concentração será na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Tapanã, na estrada do Tapanã, em frente ao Cemitério Municipal.

A operação está sendo coordenada pelo tenente-coronel PM Emerson da Paixão Barbosa, com o auxílio dos capitães PM Fábio e Alberto.

CORONEL ROBERTO DAMASCENO ASSUME CHEFIA DO DGO

A Polícia Militar do Pará tem novo Chefe do Departamento Geral de Operações. Na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, no auditório do quartel do Comando Geral da Corporação, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes, presidiu a solenidade militar de transmissão de cargo da Chefia do Departamento Geral de Operações – DGO, do coronel Lázaro Saraiva para o coronel Roberto Damasceno.

Em seu pronunciamento de despedida, o coronel Lázaro Saraiva agradeceu a oportunidade que lhe foi dada durante o período que passou à frente do DGO; bem como elogiou a todos que com ele trabalharam, Oficiais e Praças que colaboraram para que todas as missões confiadas fossem cumpridas com louvor.

PMPA CONCLUI CURSO PARA REPRESSÃO AO ROUBO A BANCOS

A Polícia Militar concluiu, na sexta-feira, 14 de novembro, no município de Baião, nordeste do Estado, por meio de uma solenidade bastante concorrida, o I Curso de Capacitação de Prevenção e Repressão de Roubos a Bancos, promovido pela Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA.

O evento formativo contemplou, preferencialmente, os policiais militares lotados nas localidades e Mocajuba e Baião, lotados no 32º Batalhão PM, sediado no município de Cametá, subordinado ao Comando Regional da PM em Abaetetuba.

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ RECEBE PLACA DE RECONHECIMENTO DA PM DE MINAS GERAIS

A Polícia Militar do Pará foi agraciada, na segunda-feira, 17 de novembro, com uma placa de reconhecimento pelo apoio acadêmico prestado na formação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar da referida UF do sudeste brasileiro - turma Aspirantes 1984, que neste semestre completa 30 anos de formatura.

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ SEDIA FORMAÇÃO DE MENTORES DO PROERD

​Aconteceu na manhã da segunda-feira, 17 de novembro, no auditório do Hilton Hotel, no centro de Belém, a cerimônia de abertura da 9ª edição do Curso de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.

Responsável pela importante formação no âmbito do programa que já atendeu mais de 100 mil jovens no Estado do Pará, desde seu início em 2003, a coordenação estadual do Proerd, à frente a tenente coronel Ivone Mendes, está em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp na efetivação da formação que envolve 36 alunos policiais no período de 15 a 21 de novembro de 2014.

PM CONCLUI CURSO DE TÁTICAS OPERACIONAIS – POLO MARABÁ

​Aconteceu na noite da sexta-feira, 14 de novembro, nas dependências físicas do quartel do 4º Batalhão PM, em Marabá, a solenidade cívico-militar de formatura do 1º Curso de Táticas Operacionais – CTO/Polo Marabá, que foi desenvolvido no período de 20 de outubro a 14 de novembro de 2014, em 280 horas-aula de regime intensivo de atividades curriculares.

A formação foi composta por 9 disciplinas; Doutrina do Grupamento Tático Operacional - GTO, Direito Aplicado à Atividade Policial e Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Técnicas Policiais Especiais e Individuais, Técnicas e Táticas de Controle de Distúrbios Civis - CDC e Choque Ligeiro, Armamento e Equipamento, Tiro Prático Policial e Rádio Patrulhamento e ainda constou, como atividade inclusiva, a instrução de Operações em Área de Selva, que foi realizada por militares do Exército Brasileiro, que cedeu espaço físico, instrutores e monitores para o exercício.

ACADEMIA CORONEL FONTOURA É DESTAQUE EM CORRIDA DO DETRAN:

No domingo, 16 de novembro, foi realizada, em promoção do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, a segunda edição da Corrida Pela Paz no Trânsito.

O evento, que teve percurso de 7 quilômetros, teve largada e chegada na praça Batista Campos, centro de Belém e a Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura" foi a grande campeã na categoria "Pelotão Militar", com o tempo de 33 minutos e 25 segundos, seguida pelos pelotões do Batalhão de Infantaria da FAB e do Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar – Ciaba, da Marinha do Brasil.

O pelotão da academia contou com 35 alunos do Curso de Formação de Oficiais PM e foi comandado pelo tenente Raimundo Mozer, do efetivo da unidade escola.

POLICIAIS MILITARES EM ITUPIRANGA E MARABÁ PRENDEM ENVOLVIDOS COM CRIMES

​Trinta e sete “trouxas” de maconha, setenta e quatro “petecas” pequenas e duas pedras maiores de crack, além de duas porções de maconha e dinheiro em espécie. Foi este o material apreendido pela PM e que culminou com a prisão em flagrante da mulher conhecida como “Antonia Silva”, a qual responderá por envolvimento com o tráfico de drogas.

MARABÁ: Na terça-feira, 11 de novembro, a guarnição do Grupamento Tático Operacional da PM em Marabá, composta pelo sargento Bezerra e soldados Correa Jr, Frazão e Modesto, quando em ronda no núcleo Cidade Nova, identificou uma caminhonete com placa do município de Xinguara – PA, estacionada e um homem em uma motocicleta orientando o motorista de um caminhão guincho para rebocá-la. 

TORCIDAS ORGANIZADAS SÃO FOCO DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS NO MANGUEIRÃO

Foi realizada na manhã da terça-feira, 18, a reunião que definiu as questões de segurança para os dois jogos que o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) recebe nesta semana. Nesta quarta-feira, 19, às 20 horas – horário de Belém – o jogo é entre Goiás e Corinthians, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, e no sábado, 22, às 17 horas, a partida final da Série C, entre Paysandu e Macaé. Os entendimentos se iniciaram na segunda-feira, 17, em uma reunião na sede do Ministério Público do Estado, e se encerraram com o encontro desta terça, no Mangueirão.

Estiveram presentes representantes da Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), além da unidade itinerante dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), da diretora do Mangueirão, Cláudia Moura, e técnicos do estádio. O Paysandu também mandou sua representante.

OPERAÇÃO SEGURANÇA SEM LIMITES COMBATE A CRIMINALIDADE NAS FRONTEIRAS DO PARÁ E AMAPÁ

A Operação “Segurança sem Limites” segue, nesta quinta-feira (13), com diversas ações de combate à criminalidade, na região oeste do Pará. Na PA-473, rodovia que liga o distrito de Monte Dourado ao município de Almeirim, foram instaladas barreiras policiais. Também foram montadas barreiras na área urbana de Monte Dourado. equipes das polícias Civil e Militar patrulham os rios e vistoriam as embarcações, com o apoio de lanchas do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

PM INTEGRA OPERAÇÃO MINERVA, INICIADA NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA

Iniciada nas primeiras horas desta quinta-feira, 13 de novembro, a Operação Minerva, realizada de forma integrada pelos órgãos do sistema de segurança pública e órgãos parceiros; apreendeu, durante a manhã, mais de três mil mídias piratas que eram comercializadas em feiras livres do bairro da Terra Firme, em Belém. Além disso, um foragido foi capturado e um homem foi preso em flagrante, por tráfico de drogas, no Guamá, e dois pássaros da fauna silvestre foram apreendidos por policiais militares e entregues à equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A operação conta com bases móveis das polícias Militar e Civil e equipes do Conselho Tutelar, Prefeitura de Belém e Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Segundo o delegado Vinícius Carvalho, diretor da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme, à tarde, durante abordagem policial, um criminoso, que estava na condição de foragido da Justiça, foi capturado.

PM EM CASTANHAL RECEBE HONRARIA DO EMPRESARIADO E RECONHECIMENTO SOCIAL

Mais um reconhecimento da sociedade civil foi realizado pelo trabalho de prevenção e fiscalização, defesa e proteção da sociedade desenvolvido pela PMPA. Desta vez, foi o Comando Regional de Policiamento da PM em Castanhal e o 5º Batalhão da PM os agraciados pela honraria.

A solenidade, bastante prestigiada, denominada “Destaque empresarial do ano de 2014”, quando foi feita a concessão de mérito à PMPA, foi realizada em 29 de outubro, na sede do Lions Clube Castanhal, promovida pelo Instituto Brasileiro de Publicidade e Pesquisa – IBPP, que destacou os relevantes serviços prestados pela PM à sociedade paraense, com destaque para a tropa que está sediada no nordeste do Estado.

MOTOPATRULHAMENTO DA PM EM SANTARÉM PRENDE ACUSADOS DE VENDA DE DROGAS

​Policiais Militares do grupamento de motopatrulhamento (GMP) do 3º Batalhão PM, comandado pelo tenente coronel André Carlos; unidade integrante do Comando Regional de Policiamento em Santarém, oeste do Pará, prenderam mais envolvidos com o tráfico de drogas na região. Desta vez, as ações policiais aconteceram após denúncias de populares que informaram sobre o envolvimento de infratores no comércio ilegal em um motel da cidade.

Pelas informações repassadas, um homem adulto e uma jovem estavam no interior do motel, onde preparavam a droga para a venda. De posse das informações, os policiais fizeram o cerco e flagraram o casal que estavam de posse da droga e de grande soma de dinheiro. Desesperado, o acusado ainda chegou a propor 3 mil reais para que a guarnição o liberasse; todavia, além de preso pela situação do entorpecente o infrator ainda responderá pela tentativa de suborno proposto aos policiais que comunicaram o fato à autoridade para acrescer nos delitos já existentes, praticados pelo mesmo.

PROERD DA PMPA CONCLUI NOVA TURMA EM ANAPU

​Em Anapu, região do sudoeste paraense, a Polícia Militar do Pará, por meio da 16ª Companhia Independente PM, sediada no município, concluiu mais uma turma de jovens do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. Ao todo, 283 alunos concluíram a formação que foi desenvolvida pelos soldados Jaison e Marcos Costa.

Desenvolvido no Pará desde 2003, o Proerd tem finalmente, sua 1ª turma em Anapú, após um semestre completo de aulas semanais, atingindo alunos do 5º ano e idade entre 10 a 15 anos de 3 escolas da localidade.

A cerimônia conclusiva aconteceu no ginásio da Escola Municipal Maria das Dores e contou com a presença do coronel Marcos Rocha, comandante regional da PM em Altamira; do major Wagner Almeida, comandante da 16ª companhia; do Delegado Élcio (Depol Anapu); do Secretário Municipal de Educação, Aelton Silva, do sargento Féliz e do cabo Artur, ambos instrutores do Proerd em Altamira, além de vereadores e personalidades locais e da sociedade em geral.

PMPA SEDIA IX CURSO DE FORMAÇÃO DE MENTORES PROERD

​A Polícia Militar do Pará, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd da PMPA, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, sediará o 9º Curso Nacional de Formação de Mentores do programa. A capacitação será realizada nas instalações do Hilton hotel, centro de Belém, mais precisamente à avenida Presidente Vargas, no período de 15 a 21 de novembro de 2014.

PM INTEGRA OPERAÇÃO “SEGURANÇA SEM LIMITES”

O Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, participou, na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro, no auditório do Centro de Instrução Almirante Bras de Aguiar – Ciaba, da coletiva de imprensa sobre as Operações "Segurança Sem Limites" e "Upiara". As operações serão realizadas no período de 10 a 16 de novembro, em parceria com órgãos do Estado do Pará e Amapá, visando a prevenção de crimes que ocorrem em pontos críticos nesses Estados, como: tráfico de drogas, de pessoas, receptação de veículos roubados, captura de foragidos, prostituição infantil, pirataria, além do combate a furtos e roubos nas regiões de fronteira com os Estados do Maranhão e Piaui. Além das operações terrestres e fluviais, haverá ações sociais com disponibilização de serviços como: consultas médicas e odontológicas e ainda a emissão de carteiras de identidade. 

COMANDO DE MISSÕES ESPECIAIS DA PM REALIZA SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO

​Aconteceu na manhã da sexta-feira, 7 de novembro, a solenidade alusiva ao 15° aniversário do Comando de Missões Especiais – CME da PMPA, que tem como comandante o coronel Leão Braga.

O evento, que coroa o conjunto de atividades comemorativas do CME, ocorreu em frente ao Batalhão de Polícia de Choque, no bairro da Cremação, em Belém e contou com a presença de personalidades militares, Oficiais e Praças da PMPA.

POLÍCIA CIVIL DIVULGA POSSÍVEL NOME DE VÍTIMA ENCONTRADA NA ESTRADA DA CEASA

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Estado chegou ao suposto nome da vítima, cujo corpo foi encontrado na noite desta quinta-feira, 6, carbonizado dentro de um carro nas matas da estrada de acesso à feira da Ceasa, em Belém. Trata-se de Antônio Junior Moraes da Silva, de 29 anos, que desapareceu após sair de casa, no bairro do Tapanã, em Belém, no carro de mesma marca e placa do veículo encontrado no local do crime.

A identificação do carro foi possível graças à localização da placa e posteriormente de contato feito com a esposa de Antonio Junior. Ela confirmou que o marido saiu de casa por volta de meio dia desta quinta-feira, 6, e que ele é dono de um carro Citroen C3, de cor preta, com a mesma placa do veículo encontrado. Desde esse horário, ela afirma que não consegue falar por telefone com o marido.

Ainda, conforme a mulher, o marido trabalhava com vendas de confecções e serviu quatro anos no Exército. Embora tenha havido a identificação por parte da esposa de Antônio Júnior, a Polícia Civil ressalta que a confirmação oficial só será possível através de um exame de DNA, devido ao alto grau de carbonização. Enquanto aguarda o laudo do exame de DNA, a Divisão de Homicídios prosseguirá as investigações, cujo inquérito policial já instaurado tem prazo legal de até 30 dias para conclusão.

Páginas