DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

O COMANDANTE GERAL DA PMPA, no uso de suas atribuições legais,
DETERMINAa todos os Corregedores, Comandantes, Diretores e Chefes, que encaminhem
o mapa de gastos de combustível das viaturas que estão sob sua responsabilidade, até o dia
10 do mês subsequente, para a Diretoria de Apoio Logístico da PMPA, e para o email:
combustivelpmpa@gmail.com.

Conforme a planilha em anexo no BG 195 de 24/10/2014, Páginas 11 e 12.

BANDA DE MÚSICA DA PM EM SANTARÉM REALIZA AÇÃO SOCIAL:

O efetivo da Banda de Música da Polícia Militar, que tem representação, além da capital, em Santarém, oeste do Pará, visitou os pacientes do Hospital Municipal da localidade na quinta-feira, 27 de novembro, encontrando com os enfermos da unidade de saúde que estão internados nas alas da enfermaria do hospital.

Sob a coordenação do sargento Brindeiro, os músicos policiais militares visitaram os diversos leitos, em conjunto com um grupo de senhoras que também fazem regularmente, ações sociais e de caridade no local.

Levando a alegria por meio da música e interagindo com os que estão em tratamento no leito do hospital, o resultado foi tão eloquente que ficou acordada a visita regular de 2 dos músicos componentes da Banda da PM em Santarém para uma apresentação e visita em caráter semanal, além de todo o grupo da banda, ao menos uma vez por mês ao Hospital, com o principal objetivo de, com as melodias e acordes, levar a descontração ao ambiente tão carente, muitas vezes de arte e de caridade. 

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE CRIMINALIDADE É AVALIADO E APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS

O Sistema de Segurança Pública e Defesa Social fez nesta quarta-feira (26) a reunião de avaliação mensal do Programa de Redução da Criminalidade (Prec), na sala do alto comando da Polícia Militar, em Belém. A reunião foi presidida pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e também teve a presença do comandante geral da PM, coronel Daniel Borges Mendes, e do delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino de Souza.

COMPANHIA DE POLÍCIA TURÍSTICA DA PM COMEMORA 18 ANOS

Acontecerá na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, no auditório da “Estação Business”, na Estação das Docas, a solenidade alusiva aos 18 anos de criação da Companhia Independente de Polícia Turística – Ciptur.

Comandada pelo major Henrique Pereira, a companhia independente PM, que atua diretamente no atendimento de turistas e visitantes de Belém, integra o Comando de Policiamento Especializado da PMPA, que tem à frente o coronel Romualdo Marinho.

COMANDANTE GERAL DA PM PRESTIGIA SOLENIDADE PELOS 132 ANOS DO CBMPA

O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes, participou da solenidade alusiva aos 132 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realizado na noite da segunda-feira, 24 de novembro.

Quarta corporação de Bombeiros Militares mais antiga do Brasil, o CBMPA, comandado pelo coronel BM João Hilberto de Figueiredo, Comandante Geral da Corporação, comemorou sua data magna com o evento prestigiado por diversas autoridades; como a Presidente e o Vice Presidente do TJPA, respectivamente; Desembargadora Nádia Nascimento e Desembargador Milton Nobre,  o Procurador Geral do Estado em exercício Manoel Santino, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social DPC Luiz Fernandes e o Major Brigadeiro do Ar Paulo Borba, Comandante do 1º Comar; e presidido pelo Vice Governador Helenilson Pontes.

PM APREENDE DROGAS E ARMA DE FOGO NA REGIÃO DE MARABÁ

Na manhã da quinta-feira, 20 de novembro, em Itupiranga, município do sudeste paraense, uma guarnição policial militar da 24ª Companhia Independente PM, subordinada ao comando regional da PM em Marabá; cabos Djalma e F. Santos; bem como o soldado J. Carvalho, quando em ronda no bairro “Piscinão”, reconheceu uma mulher, conhecida pela alcunha de “Índia” contra a qual existem várias denúncias de envolvimento com o comércio ilegal de drogas na região.

BANDAS DE MÚSICA MILITARES E DE INSTITUIÇÕES COMEMORAM DIA DO MÚSICO COM EVENTO DE CONGRAÇAMENTO

No dia 22 de novembro, comemora-se o Dia Nacional dos Músicos, data alusiva ao martírio de Santa Cecília, santa católica, padroeira dos músicos e da música sacra, que viveu no século II da era cristã. Em razão da data, os integrantes das bandas de música das Forças Armadas, Auxiliares e de outras instituições reúnem-se para confraternizar-se e promover momentos de lazer e de descontração.

Neste ano, as comemorações foram realizadas na sexta-feira, 21, na sede do Clube de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, tendo como organizador do evento o sargento Cordeiro da Polícia Militar.

COMUNIDADE DE SANTARÉM FESTEJA MARIA E PM GARANTE SEGURANÇA

​Aconteceu na tarde da segunda-feira, 4 de novembro, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição ao quartel do 3º Batalhão PM, em Santarém, oeste do Pará. Na ocasião foram prestadas homenagens e oportunizada a participação do efetivo do batalhão Tapajós e familiares na referida devoção mariana, cuja recepção foi realizada pelo tenente coronel André Carlos e major Tarcísio; respectivamente, comandante e subcomandante da unidade.

Após a recepção da imagem peregrina no quartel santareno, aconteceu a procissão em cujo trajeto ocorreram manifestações de fé por parte da população que se aglomerou em estabelecimentos comerciais, instituições, escolas e residências. Ao final da romaria, foi grande a emoção no pátio da Igreja de São Francisco de Assis, onde centenas de pessoas aguardam a chegada da imagem, quando o efetivo da PM conseguiu garantir a segurança da comunidade presente por meio de ações preventivas, presença efetiva e monitoramento permanente.

AVISO - CORPO MILITAR DE SAÚDE PMPA

O Diretor do Corpo Militar de Saúde - CMS, coronel Orlando Melo, comunica que, em função da desratização e desinsetização pulverizada, nas dependências físicas da Odontoclínica - ODC da PMPA, não haverá atendimento odontológico de urgência e emergência, no dia 22 de novembro de 2014 (Sábado), a partir das 08h.

OPERAÇÃO HÁRPIA COMBATE A CRIMINALIDADE NA ÁREA DO TAPANÃ, PRATINHA, CABANAGEM E BENGUI

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social deu início, nesta quinta-feira (20) à Operação Hárpia, na área do 24º Batalhão da Polícia Militar (1ª Região Integrada de Segurança Pública), com foco nos bairros do Tapanã, Pratinha, Cabanagem e Bengui. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade registrados na área de abrangência da operação, especialmente os crimes de roubo e letalidade violenta (latrocínio e homicídio).

Durante a operação várias ações de combate à criminalidade, preventivas e repressivas, serão desenvolvidas: incursões e, saturação nos bairros, barreiras, fiscalização em feiras e postos de gasolina, combate à mídia “pirateada”, cumprimento de mandados de prisão, repressão ao tráfico de drogas, entre outras.

Pela parte da manhã, a concentração das equipes ocorre no PAPC Pedro Teixeira, no Conjunto Pedro Teixeira, Rua B, ao lado da Associação dos Moradores. À tarde, a concentração será na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Tapanã, na estrada do Tapanã, em frente ao Cemitério Municipal.

A operação está sendo coordenada pelo tenente-coronel PM Emerson da Paixão Barbosa, com o auxílio dos capitães PM Fábio e Alberto.

CORONEL ROBERTO DAMASCENO ASSUME CHEFIA DO DGO

A Polícia Militar do Pará tem novo Chefe do Departamento Geral de Operações. Na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, no auditório do quartel do Comando Geral da Corporação, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes, presidiu a solenidade militar de transmissão de cargo da Chefia do Departamento Geral de Operações – DGO, do coronel Lázaro Saraiva para o coronel Roberto Damasceno.

Em seu pronunciamento de despedida, o coronel Lázaro Saraiva agradeceu a oportunidade que lhe foi dada durante o período que passou à frente do DGO; bem como elogiou a todos que com ele trabalharam, Oficiais e Praças que colaboraram para que todas as missões confiadas fossem cumpridas com louvor.

PMPA CONCLUI CURSO PARA REPRESSÃO AO ROUBO A BANCOS

A Polícia Militar concluiu, na sexta-feira, 14 de novembro, no município de Baião, nordeste do Estado, por meio de uma solenidade bastante concorrida, o I Curso de Capacitação de Prevenção e Repressão de Roubos a Bancos, promovido pela Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA.

O evento formativo contemplou, preferencialmente, os policiais militares lotados nas localidades e Mocajuba e Baião, lotados no 32º Batalhão PM, sediado no município de Cametá, subordinado ao Comando Regional da PM em Abaetetuba.

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ RECEBE PLACA DE RECONHECIMENTO DA PM DE MINAS GERAIS

A Polícia Militar do Pará foi agraciada, na segunda-feira, 17 de novembro, com uma placa de reconhecimento pelo apoio acadêmico prestado na formação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar da referida UF do sudeste brasileiro - turma Aspirantes 1984, que neste semestre completa 30 anos de formatura.

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ SEDIA FORMAÇÃO DE MENTORES DO PROERD

​Aconteceu na manhã da segunda-feira, 17 de novembro, no auditório do Hilton Hotel, no centro de Belém, a cerimônia de abertura da 9ª edição do Curso de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.

Responsável pela importante formação no âmbito do programa que já atendeu mais de 100 mil jovens no Estado do Pará, desde seu início em 2003, a coordenação estadual do Proerd, à frente a tenente coronel Ivone Mendes, está em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp na efetivação da formação que envolve 36 alunos policiais no período de 15 a 21 de novembro de 2014.

PM CONCLUI CURSO DE TÁTICAS OPERACIONAIS – POLO MARABÁ

​Aconteceu na noite da sexta-feira, 14 de novembro, nas dependências físicas do quartel do 4º Batalhão PM, em Marabá, a solenidade cívico-militar de formatura do 1º Curso de Táticas Operacionais – CTO/Polo Marabá, que foi desenvolvido no período de 20 de outubro a 14 de novembro de 2014, em 280 horas-aula de regime intensivo de atividades curriculares.

A formação foi composta por 9 disciplinas; Doutrina do Grupamento Tático Operacional - GTO, Direito Aplicado à Atividade Policial e Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Técnicas Policiais Especiais e Individuais, Técnicas e Táticas de Controle de Distúrbios Civis - CDC e Choque Ligeiro, Armamento e Equipamento, Tiro Prático Policial e Rádio Patrulhamento e ainda constou, como atividade inclusiva, a instrução de Operações em Área de Selva, que foi realizada por militares do Exército Brasileiro, que cedeu espaço físico, instrutores e monitores para o exercício.

ACADEMIA CORONEL FONTOURA É DESTAQUE EM CORRIDA DO DETRAN:

No domingo, 16 de novembro, foi realizada, em promoção do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, a segunda edição da Corrida Pela Paz no Trânsito.

O evento, que teve percurso de 7 quilômetros, teve largada e chegada na praça Batista Campos, centro de Belém e a Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura" foi a grande campeã na categoria "Pelotão Militar", com o tempo de 33 minutos e 25 segundos, seguida pelos pelotões do Batalhão de Infantaria da FAB e do Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar – Ciaba, da Marinha do Brasil.

O pelotão da academia contou com 35 alunos do Curso de Formação de Oficiais PM e foi comandado pelo tenente Raimundo Mozer, do efetivo da unidade escola.

POLICIAIS MILITARES EM ITUPIRANGA E MARABÁ PRENDEM ENVOLVIDOS COM CRIMES

​Trinta e sete “trouxas” de maconha, setenta e quatro “petecas” pequenas e duas pedras maiores de crack, além de duas porções de maconha e dinheiro em espécie. Foi este o material apreendido pela PM e que culminou com a prisão em flagrante da mulher conhecida como “Antonia Silva”, a qual responderá por envolvimento com o tráfico de drogas.

MARABÁ: Na terça-feira, 11 de novembro, a guarnição do Grupamento Tático Operacional da PM em Marabá, composta pelo sargento Bezerra e soldados Correa Jr, Frazão e Modesto, quando em ronda no núcleo Cidade Nova, identificou uma caminhonete com placa do município de Xinguara – PA, estacionada e um homem em uma motocicleta orientando o motorista de um caminhão guincho para rebocá-la. 

TORCIDAS ORGANIZADAS SÃO FOCO DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS NO MANGUEIRÃO

Foi realizada na manhã da terça-feira, 18, a reunião que definiu as questões de segurança para os dois jogos que o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) recebe nesta semana. Nesta quarta-feira, 19, às 20 horas – horário de Belém – o jogo é entre Goiás e Corinthians, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, e no sábado, 22, às 17 horas, a partida final da Série C, entre Paysandu e Macaé. Os entendimentos se iniciaram na segunda-feira, 17, em uma reunião na sede do Ministério Público do Estado, e se encerraram com o encontro desta terça, no Mangueirão.

Estiveram presentes representantes da Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), além da unidade itinerante dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), da diretora do Mangueirão, Cláudia Moura, e técnicos do estádio. O Paysandu também mandou sua representante.

Páginas