DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

O COMANDANTE GERAL DA PMPA, no uso de suas atribuições legais,
DETERMINA a todos os Corregedores, Comandantes, Diretores e Chefes, que encaminhem
o mapa de gastos de combustível das viaturas que estão sob sua responsabilidade, até o dia
10 do mês subsequente, para a Diretoria de Apoio Logístico da PMPA, e para o email:
combustivelpmpa@gmail.com.

Conforme a planilha em anexo no BG 195 de 24/10/2014, Páginas 11 e 12.

COMANDANTE GERAL AGRADECE ATUAÇÃO DA TROPA PM

O Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos e o Alto Comando da Corporação, tornam público o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos policiais militares que atuaram nos diversos eventos do último final de semana, nas escalas de serviço e de prontidão e nas ações que evitaram eventos delituosos e deram resposta rápida quando houve a ameaça à tranquilidade da sociedade paraense, colocando em risco a vida e a integridade do cidadão de bem; momentos em que tanto a capital quanto a região metropolitana enfrentaram ações criminosas que visavam atingir a população e provocar pânico e incutir o medo, o que só não se concretizou pelo alto grau de responsabilidade, espírito de corpo, profissionalismo, conhecimento e empenho dos Oficiais e Praças que compõem esta briosa força pública, os quais não mediram esforços, integrados aos profissionais dos demais órgãos do Sistema de Segurança Púbica, nem meios para que a paz social não fosse abalada.

Aos integrantes dos Departamentos Gerais; de Operação, expressos nos efetivos dos batalhões  e companhias dos Comandos de Policiamento da Capital, da Região Metropolitana, de Policiamento Especializado e de Missões Especiais; e de Administração, presentes nas Diretorias de Ensino – da Academia de Polícia Militar coronel Fontoura e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Diretorias de Apoio Logístico, de Finanças e de Pessoal, além do Corpo Militar de Saúde da PMPA e do efetivo do QCG, o agradecimento e o louvor destacado pelo comando da PMPA, pela demonstração, mais uma vez, do comprometimento com a missão constitucional das PPMM, onde profissionais de valor, homens e mulheres são capazes de empenhar a própria vida neste grande ideal de segurança, todos os dias reafirmando que são, efetivamente, componentes do grande patrimônio do povo do Pará, da briosa e valorosa Polícia Militar de Fontoura e de Tiradentes!          

POLICIAIS MILITARES AJUDAM NO COMBATE A INCÊNDIO E APREENDEM DROGAS EM ALTAMIRA

Na localidade de Brasil Novo, distante 45 quilômetros de Altamira, policiais militares do 61º pelotão do Batalhão da PM; soldados Flávio, Sobral e Raiol, foram acionados por populares, os quais informaram do princípio de incêndio em uma grande loja de departamentos, situada no centro da cidade. De imediato, os policiais militares acionaram a unidade do Corpo de Bombeiros em Altamira, e juntamente com populares, deram início ao primeiro combate aos focos do incêndio, o que fez com que o fogo não se propagasse no prédio por completo. Além da ação contra o fogo, os policiais auxiliaram na retirada dos eletrodomésticos e demais bens existentes no imóvel, impedindo que estes viessem a ser danificados pelas chamas. A ação dos policiais foi muito comentada positivamente pela população e pelos proprietários do imóvel, que elogiaram o empenho dos militares, que agiram além de sua função específica na prevenção e combate à criminalidade.

​APREEENSAO DE DROGA: Também na região de Altamira, área de atuação das unidades do Comando Regional 8, uma guarnição do Comando de Missões Especiais da PMPA, integrante da Operação Belo Monte; composta pelos policiais; sargento Josemar e soldados Souza Neto e Weder, quando em ronda na orla da cidade, observaram um homem em atitude suspeita. Identificado com “Wesley Anderson”, o homem foi abordado e com ele flagrado um pacote com aproximadamente um quilo de maconha no interior da mochila que portava. Sem ter como justificar o porte ilícito, o acusado foi conduzido para a seccional urbana de Altamira, onde foi autuado.

POLÍCIA MILITAR INICIA EDIÇÃO 2015 DE FORMAÇÃO EM POLICIA COMUNITÁRIA

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Policia Comunitária, a frente o coronel Carlos Emílio, iniciou na manhã da segunda-feira, 2, a primeira edição 2015 do Curso de Promotores de Polícia Comunitária.

A presente edição está sob a coordenação do capitão Marcelo Ribeiro e será realizada no auditório da Unidade Integrada Pró Paz - UIPP da Terra Firme, contando com 40 alunos; entre policiais militares pertencentes à 4ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do capitão Martins Junior, líderes comunitários e integrantes da UIPP.

A atividade formativa terá a duração de 5 dias, com um total de 35 horas/aula; dentre as quais:  Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Sociedade e Mediação de Conflitos.

SUSIPE E POLÍCIA MILITAR CONTROLAM MOTINS EM SANTA ISABEL E BELÉM

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), junto com a Polícia Militar, conseguiu conter dois motins neste sábado (28). Nas duas situações não houve necessidade de uso de força policial e de armas não letais por parte dos policiais. Os reféns foram liberados depois de negociações.

Pela manhã, dois agentes prisionais e o vice-diretor do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPPI) foram feitos reféns por internos da unidade prisional, localizada no Complexo Penitenciário em Santa Isabel. Os servidores estavam entregando o café da manhã, por volta das 6 horas, quando foram impedidos de sair do bloco carcerário. Os detentos amotinados reivindicavam a presença de um juiz para liberar os servidores.

Por volta das 11h30 da manhã, o juiz corregedor de presídios e titular da 1 Vara de Execuções Penais, Cláudio Rendeiro, chegou até a unidade para conversar com alguns internos. Quatro mulheres de detentos foram selecionadas para participar das negociações. Os detentos pediram celeridade nos processos judiciais e a reforma do presídio até o final de semana para que eles possam receber as visitas.

DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL DA PMPA - ATENÇAO!

O coronel Roberto Campos, Comandante Geral da PMPA, no uso de suas atribuições legais, previstas no inciso IV, art. 8º da Lei Complementar nº 053/2006, DETERMINA a todos os Comandantes, Diretores, Chefes e Corregedores que direcionem ao Comando da PMPA todas as demandas referente à celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas de convênios e outras parcerias, uma vez que o Comandante Geral é a única autoridade competente para deliberação de tais matérias, com o devido assessoramento do Centro de Convênios e Contratos (CCC), conforme o disposto no art. 37-C da Lei de Organização Básica da PMPA. 

ESTADO CONTROLA MOTINS E GARANTE RIGOR NO COMANDO DO SISTEMA PENAL

A Secretaria de Segurança Pública do Pará vem tranquilizar a população e comunicar que os motins ocorridos em quatro casas penais da Região Metropolitana - Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Isabel (CRPP I e II) e Presídios Estaduais Metropolitanos I e III (PEM I e III) - foram contidos e debelados na madrugada desta sexta-feira, 27, com a intervenção da tropa especializada da Polícia Militar, apoiada por homens da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. 

Um dos detentos amotinados em Marituba foi ferido durante o enfrentamento com a PM, porém, mesmo socorrido e encaminhado ao Hospital Metropolitano, ele não resistiu aos ferimentos. Em Santa Izabel, a ação foi contundente e precisa. A tropa de choque retomou o controle dos CRPPs I e II, ainda na madrugada, utilizando equipamento não letal. Apesar da ação coordenada, uma das unidades prisionais foi totalmente destruída por cerca de 1.100 detentos rebelados.

CENTRO DE BELÉM APRESENTA RESULTADOS EFETIVOS NAS OPERAÇÕES PM

​Diversas ocorrências têm pontuado as ações do efetivo do segundo batalhão PM, com ênfase no centro comercial e bairros próximos, onde o serviço policial tem se estendido a fim de promover o enfrentamento à criminalidade, inclusive os casos mais graves como o roubo a bancos.

QUADRILHA DE ROUBO A BANCO: Uma guarnição da 3ª companhia do 2º Batalhão, composta pelo sargento Abreu e soldado Freire, capturou quatros homens responsáveis pela aplicação do golpe conhecido como “chupa cabra”, quando um aparelho que copia dados de cartões de débito e crédito é instalado nos caixas eletrônicos das agências bancárias, a fim de clonar cartões e gravar as imagens dos clientes digitando a senha dos respectivos cartões. Os criminosos agiam nas agências bancárias das avenidas Nazaré e Braz de Aguiar.

A operação que localizou e deteve a dupla criminosa foi uma ação conjunta dos policiais; cabos E. Gomes e Edinaldo, que no sábado, 21 de fevereiro, ao estarem de serviço no policiamento ostensivo, desconfiaram de quatro homens que, a bordo de um veículo particular rondavam as áreas de concentração bancária de Nazaré. Atentos, os policiais repassaram a situação e as viaturas de serviço na área começaram a empreender buscas a fim de localizar o bando, o que aconteceu no domingo, 22, quando as guarnições de viaturas da área, comandadas pelo sargento Abreu, soldados J. Barreto e Daniel, abordaram dois homens que estavam portando objetos, possivelmente utilizados na fraude. Abordados os homens informaram onde estava o carro utilizado por eles, onde mais objetos utilizados no golpe foram encontrados.
Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia especializada e autuados em flagrante delito, acusados de estelionato, corrupção ativa e danos. Um dos presos era ainda foragido da justiça.

CANUDOS: Em Canudos, bairro populoso da capital, o cabo Richard e o soldado Thyago, conseguiram prender um homem acusado de roubo. Ao receberem informações de populares que um homem em atitude suspeita estava envolvido em diversos casos de arrombamento a residências no bairro, os policiais realizaram incursões pela área até identificar o acusado, identificado como “Fabrício”, reconhecido conforme a descrição do mesmo segundo as denúncias.

Abordado, com o infrator foi encontrado um revólver calibre .38, três munições, e objetos diversos, possivelmente roubados de suas vítimas. Reconhecido pelos policiais por outras passagens no mundo do crime, o homem foi apresentado na central de flagrantes de São Brás.

UMARIZAL: No bairro do Umarizal, área nobre de Belém, a guarnição dos soldados Beltrão, Melo Silva e Manço, recebeu denúncias que um homem teria arrombado uma casa e ainda estaria escondido no seu interior. Realizada a incursão no imóvel, os militares encontraram o infrator escondido no forro da residência. Após ter sido capturado, o homem foi apresentado à Polícia Civil para as providências legais.

PRIMEIRO DIA DA OPERAÇÃO "CARAVANA DA SEGURANÇA" TERMINA COM PRISÕES E APREENSÕES NA GRANDE BELÉM

A Operação "Caravana da Segurança", iniciada nesta quinta-feira, 26, em Ananindeua e Marituba, na Grande Belém, encerrou o primeiro dia com quatro presos em flagrante por envolvimento em tráfico de drogas e outro por tentativa de estupro de vulnerável. Dois mandados judiciais - de busca e apreensão e outro de recaptura - foram cumpridos. De acordo com a delegada Perpétua Picanço, titular da Superintendência da Região Metropolitana de Belém, três homicídios foram esclarecidos em decorrência da ação policial.

Pela manhã, a Polícia Militar recebeu a denúncia da presença de quatro suspeitos na rua João Avelino com Passagem José Bonifácio, no bairro Maguari. No momento da abordagem, o grupo fugiu para uma mata próxima, mas acabou preso durante as buscas. Com José Maria da Conceição, 21; Emerson dos Santos, 25; Darlisson Vander Braga, 20 e um adolescente de 16 anos foram apreendidas 240 gramas de maconha, dinheiro, celulares e balanças digitais portáteis. Eles foram apresentados na Seccional Urbana do Paar, em Ananindeua, e responderão por tráfico de drogas.

POLÍCIA CONTROLA MOTIM EM UNIDADES PRISIONAIS DURANTE A MADRUGADA

Detentos de três unidades prisionais provocaram um motim no início da noite de quinta-feira (26), no complexo penitenciário de Marituba e Santa Isabel (CRPP I e CRPP II). Equipes formadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros estiveram nos locais durante toda a madrugada e conseguiram controlar a situação. Ao todo foram mais de 200 policias militares envolvidos na operação. Em Americano, a unidade CRPP I foi completamente depredada pelos detentos que destruíram portas, tetos e partes de paredes e calçadas para arremessarem pedras e paus contra os policiais.

Após o controle da situação em Americano, o chão de todo o complexo estava repleto de pedras de concreto usadas pelos mais de mil detentos para enfrentar as forças da polícia. Foram usadas bombas de gás e balas de borracha para conter a multidão de presos. Nas áreas mais amplas do presídio, os policias faziam a revista e a contagem dos amotinados em meio aos destroços das salas. O teto das quadras foi destruído pelas pedras. Vários colchões e portas foram queimados para facilitar uma possível fuga frustrada pela ação coordenada da PM.

OPERAÇÃO “CARAVANA DA SEGURANÇA” COMBATE A CRIMINALIDADE EM ANANINDEUA E MARITUBA

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social deu início, na amanhã desta quinta-feira (26), à Operação “Caravana da Segurança”, nos bairros de Águas Lindas, Águas Brancas, Distrito Industrial, Curuçambá e Aurá, no município de Ananindeua; e em Decouville e Bairro Novo, em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB).

A operação visa reduzir o índice de ocorrências policiais registrado nestas áreas, por meio da intensificação do combate a crimes como roubo, tráfico de drogas e homicídios. As ações serão desenvolvidas de forma integrada com o apoio do Grupamento Aéreo (Graesp) e Grupamento Fluvial (Gflu) de Segurança Pública.

As equipes vão reforçar a fiscalização e o policiamento preventivo e ostensivo, por intermédio de várias ações: barreiras integradas, incursões, patrulhas, saturação bancária e comercial, revistas em ônibus e táxis, além das ações denominadas “Lei Seca”, “Saída Segura” e “Hypnos”.

A supervisão geral da operação será realizada pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional da Segup e a coordenação está sob a responsabilidade do comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) da Polícia Militar, coronel PM Heldson Tomaso. O Posto de Comando está funcionando na Seccional da Cidade Nova.

A operação tem a participação dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), secretarias adjuntas de Gestão Operacional, de Inteligência e Análise Criminal e de Gestão Administrativa da Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).

A operação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saneamento de Ananindeua (Sesan), Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária (Sesau), Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran), Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesds), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob), Guarda Municipal de Ananindeua (GMA), Guarda Municipal de Marituba (GMM), Conselho Tutelar de Ananindeua e Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF).

PM REÚNE COM COMUNIDADE DO UMARIZAL E CENTRO PELO PROJETO “PAZ EM MEU BAIRRO, PAZ EM BELÉM”

Fevereiro foi o mês escolhido pela PMPA para o começo dos trabalhos em 2015 de reuniões com a comunidade da capital. Nesta primeira fase, o destaque foi para o comando do 2º Batalhão PM, à frente o tenente coronel Marcelo Ronald, que conseguiu realizar importantes reuniões com as comunidades de Belém; a saber, moradores dos bairros do Umarizal e Cidade Velha.

UMARIZAL: Na quarta-feira, 11, na sede do Comando de Policiamento da Capital e contando com a presença do coronel Dilson Jr, comandante do CPC, além do comandante do batalhão e do capitão Moura, comandante da 3ª companhia do 2º Batalhão PM, representantes dos moradores da travessa Manoel Evaristo e do residencial Olimpus, compareceram para tratar de problemas relativos à segurança pública no bairro do Umarizal.

Os moradores relataram sobre os casos de roubos e furtos no bairro, principalmente pelo horário da tarde, e solicitaram a presença de uma base móvel de policiamento na área, bem como a transferência da sede da 3ª  companhia do batalhão, do bairro de Nazaré para o bairro do Umarizal. As solicitações foram registradas e as medidas serão estudadas pelo comando do batalhão que tem atualmente bases móveis em manutenção e 75 policiais militares do batalhão participando do Curso de Condutor de Veículos de Emergência, formação exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito.

POLICIAIS DO BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO FLAGRAM VEÍCULO ADULTERADO E APREENDEM ARMAS DE FOGO

​Na terça-feira, 24 de fevereiro, a guarnição PM sob comando do sargento Raimundo e composta pelos cabos Luís, Júnior, Max, Nazareno, Freitas e Ailton, além do soldado Reis, todos do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, sob comando do tenente coronel Favacho, interceptaram um veículo considerado suspeito, que trafegava à altura do Km 12 da rodovia PA 252, no nordeste paraense.

Durante a abordagem, foi solicitado ao condutor a apresentação do documento do carro, o qual foi detectado de pronto pelos policiais com claros sinais de adulteração documental. Iniciada a busca veicular, além de possível adulteração também no motor do carro, por trás do painel do veículo, os militares ainda flagraram uma pistola .380 com 9 munições intactas e um revólver calibre .38 com 5 munições.  Presos de imediato, os quatro ocupantes do veículo revelaram que se preparavam para o roubo a uma loja de telefonia celular na localidade de Igarapé Miri. Veículo, munições e armas foram apreendidos e encaminhados, juntamente com o bando para a apresentação na Polícia Civil. 

DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA DA PMPA É TEMA DE PROGRAMA DE RÁDIO EM BELÉM

​Na manhã da quarta-feira, 25 de fevereiro, o diretor de Polícia Comunitária da PMPA, coronel Carlos Emílio, que esteve acompanhado do capitão Marcelo Ribeiro, foi o entrevistado do programa Mix Atualidades, da rádio Mix FM, cuja apresentação diária está sob o comando do radialista Nonato Pereira.

Na entrevista ao vivo e que foi bastante prestigiada, o coronel Emílio destacou o trabalho da Diretoria junto às comunidades, as reuniões realizadas em bairros como Campina e Comércio e o planejamento de ações que deve atingir toda a capital, região metropolitana e construir meios para chegar ao interior paraense considerando a importância da fundamental parceria com a população e as representações da sociedade civil.

POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA AÇÕES NA RODOVIA ARTHUR BERNARDES, EM BELÉM

​A Polícia Militar, iniciou nesta semana a intensificação das ações de prevenção e de fiscalização ao longo de toda a rodovia Arthur Bernardes, em Belém. Como um dos principais corredores de tráfego que atravessa bairros como Telégrafo e Pratinha, indo até o Distrito de Icoaraci, a rodovia tem sido local recente de ações criminosas, devido a sua grande extensão e a quantidade de espaços de fuga ao longo de seu traçado, o que facilita que criminosos invadam coletivos e roubem pertences de passageiros e o dinheiro das empresas de ônibus, ameaçando ainda a vida das pessoas e rapidamente se escondam, entrando pelos espaços já conhecidos e explorados às margens da Arthur Bernardes.

 Com aparato policial do 1º Batalhão PM, responsável pelo policiamento na região e contando com apoio de homens do Comando de Missões especiais, distribuídos ao longo da rodovia em horários já previamente definidos, apontados como de maior registro de crimes, a PM ainda conta com apoio motorizado na operação, ações técnicas de abordagens e a experiência da cadela “Lola”, que já conta com várias ações de identificações de drogas em seu vasto rol de serviços para a instituição.

A coordenação dos trabalhos está a cargo do tenente coronel Marcos Cidon, comandante do 1º Batalhão e será efetivada por tempo indeterminado, visando a redução imediata dos índices de criminalidade na área e a garantia do ir e vir da população que mora, trabalha, estuda ou mesmo utiliza a rodovia para sua locomoção.     

PROERD DA PMPA INICIA AÇÕES EM 2015 NAS REGIÕES DE ALTAMIRA E SANTARÉM

Na sexta-feira, 20 de fevereiro, em Medicilândia, cidade integrante da área do Comando Regional de Altamira, distante cerca de 90 quilômetros da sede e 180 Km de Uruará, a Polícia Militar, por meio do comandante do referido CPR 8, tenente coronel Pedra, celebrou a parceria para a realização das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd 2015 no município.

Do encontro em que o trabalho foi definido participaram, além do comando regional da PM, o prefeito Nilson Daniel (Gaúcho), além dos instrutores Proerd na região; o sargento Félix e o soldado Daniel e o secretário municipal de educação, Bartolomeu Lucena. ´

De Medicilândia, os integrantes do comando regional de Altamira seguiram para Uruará, para reunir com o secretário municipal de educação, Marcos do Val, o qual, já conhecendo o alcance do programa e sua ação na prevenção do uso de drogas e na busca de evitar a violência, também confirmou a parceria do município no projeto. A expectativa é que o Proerd, uma vez aplicado em ambos os municípios da região, atendam cerca de 600 jovens em 2015.

SANTARÉM: Também na sexta-feira, 20, no auditório do Corpo de Bombeiros de Santarém, região oeste do Pará, a PMPA realizou o 5° Encontro Proerd para Gestores e professores do município. A reunião teve como finalidade; promover a integração entre a  Policia Militar e a Escola visando alcançar maiores resultados na prevenção ao uso abusivo de  drogas e ações de violência nas escolas, bem como, esclarecer aos diretores, pedagogos e professores das escolas que serão atendidas neste semestre a metodologia aplicada pelo Proerd, sensibilizando toda a comunidade escolar para a necessidade de atuar na parceria e na corresponsabilidade do trabalho. Para isto, foi firmado o compromisso entre a PM e Escola, efetivado por meio da assinatura, ao final do evento, do Termo de Responsabilidade entre as partes.

O Proerd, na região de Santarém, área do primeiro comando de policiamento regional, à frente o coronel Monteiro Jr, já atua há mais de 10 anos e contabilizando só em Santarém 15.522 jovens atendidos pelo programa, tendo mais de 5 mil outros jovens atendidos em municípios como: Oriximiná, Terra Santa, Juruti, Óbidos, Prainha e Mojuí dos Campos.

COMANDANTE GERAL DA PMPA PARABENIZA TROPA PELA OPERAÇÃO CARNAVAL 2015

O Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos e o Alto Comando da Corporação parabenizam todos os policiais militares, Oficiais e Praças, valorosos homens e mulheres desta PMPA, que participaram da Operação Carnaval na Paz 2015, desenvolvida no período de 13 a 19 de fevereiro do corrente.

É digno de louvor e reconhecimento o empenho dos profissionais desta Corporação de Fontoura, que atuaram de forma ostensiva, respeitosa, legal, técnica e responsável em todos os cantos deste nosso Pará, garantindo a segurança da sociedade paraense nos diversos eventos oficiais e de iniciativa popular realizados durante a quadra carnavalesca.

Oportuno também destacar que a atuação e o profissionalismo de cada um e de cada uma policial militar em prol da nossa sociedade, resultou na preservação de inúmeras vidas e na proteção do patrimônio de milhões de cidadãos paraenses e visitantes que puderam aproveitar com segurança o carnaval 2015.

Assim, tomados pelos sentimentos de gratidão e dever de justiça, vimos agradecer aos policiais militares paraenses pelo dever cumprido com êxito, o que nos permite olhar para nossos concidadãos, para cada um de nossos familiares e dizer, com a alegria própria dos homens e mulheres de bem, que nos orgulhamos de nosso trabalho, da farda que usamos para servir e proteger nossa sociedade; e de ser, há quase duzentos anos, patrimônio do povo do Pará. Muito Obrigado!

POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL CONCLUI “AÇÃO RODOVIAS” DA OPERAÇÃO CARNAVAL 2015

A Operação “Carnaval na Paz 2015” encerrou oficialmente nesta quinta-feira, 19 de fevereiro e dentre os destaques do trabalho realizado pelos órgãos de Segurança Pública em todo o Estado está a “Ação Rodovias”, efetivada pelo efetivo do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, responsável pela fiscalização em mais de 20 postos de atuação nas rodovias estaduais.

Neste ano, viaturas e motocicletas foram utilizadas em número reforçado pelo efetivo do Batalhão no trabalho operacional e resultou, principalmente, na preservação de vidas em toda a malha viária paraense, principal destaque do resultado da operação em 2015.

Ao todo, a Ação Rodovias teve 11.640 veículos abordados, sendo 5 removidos por irregularidades, prova que as campanhas orientativas vem dando resultado e que o motorista paraense tem ficado mais atento a itens e procedimentos obrigatórios nas estradas, embora 32 condutores tenham tido sua carteira de habilitação retida.

Mil trezentos e vinte e seis notificações foram feitas, além de 2 apreensões de arma de fogo e 2 casos de porte ilegal de armamento. Além disto, motocicletas e carros particulares foram recuperados após registros de roubos e furtos e 10 pessoas foram presas por envolvimento com a criminalidade; em geral, com relação ao tráfico de drogas, que apresentou o número expressivo de 11 Kg de material entorpecente que não chegou ao comércio ilegal, sendo apreendido pela PMPA na operação. Dos envolvidos, 2 adolescentes foram apreendidos e encaminhados de acordo com as orientações legais.

Embora a quantidade de acidentes nas rodovias tenha aumentado de 10 para 14 registros em comparação ao mesmo período de 2014, a maioria só registrou danos materiais e ao todo, 12 pessoas foram feridas, aumentando em 5 o número de 2014. Para o número de vítimas fatais, foi constatada a redução de 7 em 2014 para 3 pessoas em 2015, o que confirma a necessidade de conjugar os fatores para que este número seja “zero” nas próximas operações, contando, para isso, além do trabalho preventivo, educativo e de fiscalização, com a cooperação entre o Estado e a sociedade.

PM AJUDA NO SALVAMENTO DE VÍTIMAS DE NAUFRÁGIO NO MARAJÓ

​No final de janeiro de 2015, na região do Marajó, policiais militares do 8º Batalhão PM, sob o comando tenente coronel Osvaldo Júnior; cabos Alcântara, David, Jailson, M. Santos, Ediléia e Gurjão, além dos soldados Guilherme, Cleydosn e Sarmento, foram informados, ainda de madrugada, que havia uma embarcação naufragada próximo ao município de Soure, mais precisamente em frente à praia do Pesqueiro.

No local e com apoio de moradores, os policiais se empenharam na atividade de salvamento das vítimas, inclusive de uma criança recém-nascida, que foi colocada dentro de uma caixa de isopor para facilitar seu resgate com segurança.

O naufrágio do barco denominado “Aparecida do Norte”, que fazia o trajeto Belém /Chaves, transportava 25 pessoas, sendo 4 tripulantes e 21 passageiros, entre eles, o bebê de apenas 28 dias de vida, que foi salvo.

Páginas