CAPELANIA PMPA CONVOCA

    O Capelão da Polícia Militar, coronel Eloy Waith, visando a estruturação dos serviços da Capelania, no Serviço de Assistência Religiosa – SAR, previstos na Lei de Organização Básica da PMPA de janeiro de     2014, convoca os policiais militares que queiram participar como representantes das denominações religiosas professadas no âmbito da Corporação, para manifestar sua intenção neste sentido e assim colaborar com as ações desenvolvidas de assistência religiosa e espiritual na instituição. Para tanto, faz-se necessário encaminhar até o dia 14 de novembro de 2014; para o email:  capelaniapm.sar@gmail.com, seus dados pessoais como: nome completo, RG, graduação ou posto, OPM onde está lotado, número de telefone e endereço de email e a religião que professa, a fim de facilitar o contato para posterior reunião. 

SANTA IZABEL RECEBE NOVO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes, esteve presente na tarde/noite desta sexta-feira, 24 de outubro, na entrega à população de Santa Izabel do Pará, nordeste paraense, do novo Batalhão de Polícia Militar. Conhecido pela denominação de "Batalhão Coronel Odomar", o 12º BPM é realidade após período de investimento de tempo, recursos e esforços conjuntos do Governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da PMPA, para disponibilizar mais uma unidade militar no serviço e proteção da comunidade da região izabelense e municípios que terão efetivo, equipamentos e viaturas em condições de trabalho e disponibilidade para prevenir e reprimir ações delituosas de toda ordem.

Integrante do Comando de Policiamento Regional de Castanhal (CPR 3), à frente o coronel Paulo Garcia, o 12º Batalhão PM tem em seu comando o tenente coronel Jair Cruz e no subcomando o major Alex Pereira além de um conjunto de Oficiais e Praças capacitados para a atuação em diversas frentes além de compor ações e operações com as demais forças de Segurança Pública presentes na região, como por exemplo; a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o Detran,  Susipe e outros entes, inclusive municipais e federais.

AVISO CORPO MILITAR DE SAÚDE

O Diretor do Corpo Militar de Saúde - CMS, coronel Edson José da Costa Bentes, informa que em função da desratização e desinsetização pulverizada, nas dependências físicas da Odontoclínica-ODC da PMPA, não haverá atendimento odontológico de urgência e emergência, no dia 25 de outubro de 2014 (Sábado), a partir das 08 horas.

PM INICIA CURSO DE TÁTICAS OPERACIONAIS EM MARABÁ

​Aconteceu na manhã da segunda-feira, 20 de outubro, a solenidade de abertura e aula inaugural do Curso de Ações Táticas Operacionais PM/ edição 2014, polo Marabá.

Prevista para ser realizada nas dependências do 4º Batalhão PM, sediado em Marabá, no período de 20 de outubro a 09 de novembro, a formação possui em seu desenho curricular 08 disciplinas e compreenderá 209 horas/aula de atividades teórico-práticas, visando “atender as necessidades de emprego das Técnicas e Táticas Especiais na Região Sudeste do Estado”, conforme cita o projeto pedagógico do curso.

MOTOPATRULHAMENTO DA PM EM SANTARÉM INTENSIFICA AÇÕES DE POLICIAMENTO

​Em Santarém, oeste do Pará, área de atuação do 3º Batalhão PM – Batalhão Tapajós, unidade comandada pelo tenente coronel Carlos Oliveira e que integra o primeiro Comando de Policiamento Regional, a Polícia Militar vem intensificando a atuação do serviço de motopatrulhamento (GMP), o qual tem dado excelentes resultados no enfrentamento à criminalidade local.

Exemplo desta atuação, foi a detenção de criminosos em recente operação desencadeada pelas guarnições compostas pelo cabo Pinho e soldados Uderley e M. Ribeiro (Alfa) e guarnição Charlie, quando foram apreendidas armas e drogas após os policiais terem reconhecido parte de um bando, acusado de roubos e outros crimes na área de Santarém. O grupo foi capturado e apresentado na delegacia local.

PROJETO “RIBEIRINHOS DA PAZ” COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS COM COMUNIDADE DO URUBUOCA

O projeto “Ribeirinhos da Paz”, atividade iniciada pelo major Firmino, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial e que atende crianças de duas ilhas próximas de Belém; a Ilha do Urubuoca e do Combu, dando assistência para mais de 260 crianças, comemorou mais um Dia das Crianças de forma muito festiva.

Com apoio do denominado “Grupo de Ouro”, confraria formada desde 1949, cujos integrantes ficaram sensibilizados com o projeto, tanto que desde fevereiro vem colaborando com o trabalho, quando doaram quimonos e violões para as crianças atendidas, foi desenvolvida mais uma atividade solidária; desta vez, por conta do Círio de Nazaré e a festa do Dia das Crianças.

​Integrando ações e fortalecendo a fraternidade, principalmente para atender as crianças que não tem como ganhar presentes neste dias em virtude da situação carente de suas famílias, foram unidos os esforços do Sindarpa (Sindicato dor Armadores do Pará), da Companhia Fluvial e do Grupo de Ouro e uma coleta para arrecadar fundos necessários para comprar presentes para as crianças da Ilha do Urubuoca. A ação contou também com o auxílio de policiais militares do Corpo Militar de Saúde da PM, por meio da Odontoclinica, que se voluntariaram para acompanhar a ação e dar instrução na área da saúde bucal, distribuindo ao final, quites odontológicos para os participantes do evento. 

IMAGEM PEREGRINA DE N. Sa. DE NAZARÉ VISITA O BATALHÃO DE CASTANHAL:

Integrados à gande festa do Círio de N. Sa de Nazaré, o 5º Batalhão PM, sediado em Castanhal, nordeste paraense, recebeu a imagem peregrina da Virgem, emocionando a todos os que professam a fé católica e mesmo outros tantos, alguns, até de outras denominações religiosas, mas que integraram a recepção que foi coroada com a celebração da Santa Missa.

Na oportunidade, o tenente coronel França, comandante do Batalhão, enfatizou a importância da visita da imagem da “padroeira dos paraenses”, bem como, de poder manifestar a fé que tantos policiais professam no âmbito da Corporação. A recepção no batalhão Magela, que já compõe a agenda do município em outubro, soma-se a outras manifestações devocionais como a romaria do Círio na “Cidade Modelo”, que percorre o trajeto de quase 10 quilômetros, ocasião em que a Polícia Militar se faz presente, garantindo a segurança dos romeiros e turistas que fazem de Castanhal, uma das cidades de maior relevância nas comemorações marianas.

DIA DAS CRIANÇAS É COMEMORADO COM ATIVIDADES EDUCATIVAS E PRESENTES

No domingo, 12 de outubro, foi comemorado o Dia das Crianças e os policiais do Batalhão de Polícia Ambiental da PMPA, comandado pelo tenente coronel Mauro Pinheiro, unidade integrante do Comando de Policiamento Especializado, à frente o coronel Éder; bem como os alunos do polo Marabá de formação do Curso de Formação de Cabos, integrado à Diretoria de Ensino da Corporação, à frente o coronel Arthur Moraes, realizaram atividades com os pequenos nas localidade de Jacundá e Marabá, respectivamente.

Em Jacundá, o BPA desenvolveu diversas atividades de educação ambiental, em evento que contou com a aprovação da 3ª Vara da Infância e Juventude, a qual tem como titular o juiz Vanderley de Oliveira Silva.

PM REALIZA SOLENIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DA CHEFIA DO ESTADO MAIOR GERAL

​Em solenidade bastante prestigiada, realizada na manhã da sexta-feira, 17 de outubro, no complexo do Comando Geral, presidida pelo Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, foi realizada a substituição da Chefia do Estado Maior Geral da PMPA. O coronel Hilton Celson assumiu a função substituindo o coronel Evandro Cunha dos Santos, que ingressa na reserva remunerada da PMPA.

O evento reuniu o Alto Comando da Corporação, Oficiais e Praças, policiais militares da reserva remunerada, personalidades e convidados e integrou a alegria pela nova responsabilidade assumida pelo coronel Hilton Celson com o tom de despedida do coronel Evandro Cunha, que após três décadas de atividades na PM paraense e a experiência acumulada ao longo do tempo, fruto das várias funções e comandos exercidos, chefias, diretorias e recentemente, a chefia do Estado Maior Geral, ingressa na inatividade funcional na PM, embora, o Oficial superior tenha muitos planos pessoais a construir e a desenvolver, como relatou em seu pronunciamento.

MOTO-PATRULHAMENTO DA PM EM SANTARÉM APREENDE CRIMINOSOS

Em Santarém, oeste do Pará, policiais militares lotados no 3º Batalhão de Polícia Militar, à frente o tenente coronel André Carlos; unidade que integra a 12ª AISP -  Área Integrada de Segurança Pública, da circunscrição do primeiro comando de policiamento regional; todos do grupamento de moto-patrulhamento (GMP); cabo Pinho e soldados Uderley e M. Ribeiro, realizaram, em conjunto com outros policiais a detenção de diversas pessoas envolvidas com os crimes de; porte ilegal de armas, roubo, ameaça e tráfico de drogas.

Todos os envolvidos são acusados de um roubo realizado na cidade, quando, na tentativa de fuga, um dos criminosos deixou cair seu aparelho celular que continha diversas imagens que reforçaram a acusação contra os mesmos e que ajudaram o serviço de inteligência da PM a localizá-los na prática de mais delitos.

POLICIAIS MILITARES APREENDEM DROGAS E ARMAS EM BRAGANÇA

​Policiais militares apreenderam, na cidade de Bragança, no nordeste paraense, três armas de fogo e drogas que estavam com uma quadrilha formada por três pessoas.

Foi por meio de informações cedidas pela comunidade, via disque-denúncia, que a guarnição, comandada pelo cabo Percival e composta pelos soldados Helder e Assunção realizou a averiguação de um fato delituoso às proximidades da comunidade de Caratateua, na região bragantina.

CANIL DA PMPA COMEMORA ANIVERSÁRIO E CONCLUI CURSO TÉCNICO

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, a solenidade de conclusão da segunda edição do Curso de Adestramento Básico de Cães Policiais – Módulo I – Cinotecnia, coordenado pela Companhia Independente de Policiamento com Cães da PMPA, sob o comando do capitão Fabrício Pinheiro, unidade integrante do Comando de Missões Especiais da Corporação, à frente o coronel Leão Braga.

A formação foi realizada no período de 11 de agosto a 14 de outubro e concluiu com 21 alunos entre militares e civis que percorreram 670 horas/aula em disciplinas como: Teoria Cinófila, Administração de canis, psicologia canina, legislação especial, tiro defensivo, noções de patrulhamento rural e urbano entre outras. A cerimônia foi presidida pelo coronel Arthur Moraes, Diretor de Ensino e Instrução da PMPA e contou com grande participação de público entre militares, civis e familiares dos formandos.

TRASLADAÇÃO E 32º CÍRIO DA PMPA SAÚDAM A VIRGEM DE NAZARÉ

Desde a quarta-feira, 8 de outubro, a Polícia Militar vive o clima do Círio, vivenciando mais uma ano de caminhada pelas ruas dos bairros da Cremação, São Braz e Marco, conduzindo em procissão a imagem peregrina de N. Sa de Nazaré, tendo à frente o coronel Eloy Wayth, Capelão da PMPA, auxiliado pelo tenente coronel Mauro Pinheiro e vários colaboradores para viver mais um Círio na Corporação.

Em duas horas de romaria, foram muitas as pessoas que participaram da festa, enfeitando suas casas, comércios, apartamentos, condomínios, saindo às ruas para aplaudir, saudar, registrar imagens, cantar e rezar com os policiais militares. Homenagens de alunos, professores, profissionais diversos, crianças, idosos e jovens que marcaram a tarde/noite da quarta-feira com muita emoção, mesmo com a chuva que caiu sobre Belém durante o trajeto, mas que não esfriou o ânimo dos fiéis que seguiram com muita alegria até o fim do itinerário definido pela coordenação do evento. Enfeitada com muitas flores e iluminada em led, a berlinda com a Imagem de Maria foi aplaudida pelas pessoas por onde passou com homenagens em diversos pontos com queima de fogos e com cantos.

GOVERNO DO ESTADO FACULTA EXPEDIENTE NOS DIAS 13 E 31 DE OUTUBRO

DECRETO Nº 155 de 9 de Outubro de 2014 - Torna facultativo o expediente nas repartições públicas integrantes da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, e dá outras providências.

O Governador do Estado do Pará, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 135, inciso 5º da Constituição Estadual, e 

Considerando a necessidade de disciplinar o funcionamento dos órgãos e entidades integrantes da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, em função do Círio de N. Sa de Nazaré no próximo dia 12 de outubro de 2014;

 

SEIS MIL POLICIAIS MILITARES ATUARÃO NAS FESTIVIDADES DO CÍRIO 2014

Cerca de seis mil policiais militares atuarão este ano, nas festividades do Círio de N. Sa de Nossa Senhora de Nazaré, incluindo o policiamento ordinário e a atuação nas romarias da Trasladação, do domingo do Círio, as demais procissões, além da quadra nazarena que este ano deve levar um número ainda maior de pessoas, uma vez que o Círio, que há muito já saiu das fronteiras nacionais, foi declarado recentemente patrimônio imaterial e cultural da humanidade pela Unesco.

Somente na trasladação, especificamente, mais de 800 policiais estarão presentes, fora o policiamento ordinário, mantido na região e arredores, além de toda a cidade e região metropolitana, que sente o movimento e a dinâmica da maior festa religiosa do mundo e por isso, terá reforço de segurança em diversos pontos, já previamente mapeados e identificados pelo serviço de inteligência. Na romaria maior do Círio, no domingo, 12 de outubro, 1.700 policiais militares, destes, cerca de 300 na segurança na região da berlinda, estão escalados para garantir a proteção às pessoas e evitar ações delituosas, distribuídos no policiamento à pé e motorizado.

CENTRO INTEGRADO PSICOSSOCIAL DA PM REALIZA JORNADA E SEMINÁRIO DE ATIVIDADES

O Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social da Polícia Militar do Pará (CIPAS), integrado à Diretoria de Pessoal da PMPA, realizou, no período de 29 setembro a 01 de outubro a IV Jornada de Psicologia e o II Seminário do Serviço Social. O evento aconteceu no auditório da Universidade do Estado Pará (UEPA), na capital paraense e no Comando Geral da Polícia Militar, reunindo cerca de 250 pessoas, entre militares e civis.

A abertura oficial foi realizada com a palestra do Juiz de Direito e Doutor em Direitos Humanos Elder Lisboa Ferreira da Costa, com o tema “Gênero, direitos humanos e multiculturalismo” e teve a participação do coronel José Vicente Braga da Silva, Corregedor Geral da PM, no ato representando o Comandante Geral da Corporação, coronel Daniel Borges Mendes.

Páginas