DETERMINAÇÃO A TODOS OS COMANDANTES DE UNIDADES DA PMPA

Considerando a aprovação da Lei Complementar nº 093/2014 – nova “Lei de Organização Básica” da PMPA, o Diretor Geral Administrativo – DGA, determina a todos os Comandantes das diversas OPM's desta Corporação, que redobrem os esforços para manter atualizados os dados cadastrais de seus respectivos efetivos no SIGPOL, principalmente no tocante a tempo de serviço, situação funcional e comportamento disciplinar, tendo em vista a possibilidade de abertura de processos seletivos internos.

PM INTEGRA GRUPO QUE ENCONTROU AERONAVE DESAPARECIDA

Na tarde da terça-feira, 22, Policiais Militares do grupamento do Comando de Missões Especiais da PMPA, em atividade na região de Jacareacanga, foram informados por um garimpeiro que um avião de pequeno porte estava caído na mata. 

Comunicado o fato aos militares da Força Aérea Brasileira na localidade, foi montada uma força-tarefa, juntamente com os policiais militares, que deslocou cerca de 42 quilômetros de Jacareacanga, em busca da aeronave cuja suspeita era de ser o avião desaparecido há cerca de 35 dias (desde meados de março de 2014), quando o mesmo, após decolar, apresentou problemas e não teve mais contato com a torre de controle do aeroporto de Itaituba, de onde partiu o vôo que tinha como destino a cidade de Jacareacanga, o que gerou angústia e comoção pública, justamente pela ausência de informações, além do empenho de diversos órgãos estaduais e federais, que passaram a fazer as buscas por terra, por água e pelo ar, sem no entanto, conseguir localizar nem a aeronave nem seus tripulantes.

No local informado pelo garimpeiro, região de grande dificuldade e de difícil acesso no meio da mata, a equipe do CME, comandada pelo tenente Memória encontrou o avião com a parte frontal submersa em curso d’água e confirmou o prefixo do avião junto à FAB, como sendo do bimotor desparecido. Diante do avançado da hora foi marcada para a quarta-feira, 23, um novo deslocamento para a região conhecida como Jaburu, onde o avião estava caído.

Na quarta-feira, 23, uma nova força-tarefa foi montada, contando, além da PM, com policiais civis, bombeiros militares, peritos criminais e militares das Forças Armadas, sob a coordenação da FAB que iniciaram todo o procedimento relativo a apuração das circunstâncias do acidente, bem como a coleta de provas e a remoção dos corpos dos passageiros vitimados na tragédia.   

PM HOMENAGEIA TIRADENTES NESTA SEXTA

​Na sexta-feira, 25, a partir das 19h30, no Hangar Centro de Convenções e Feiras, a Polícia Militar do Pará realiza mais uma importante solenidade em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira e Patrono das Polícias Militares do Brasil.

Como um grande marco na valorização dos policiais militares, o Governo do Pará e o Comando Geral da Corporação promovem o maior quantitativo de promoções na hierarquia militar de toda a história da PMPA; com 858 promovidos, sendo 210 Oficiais, destes, 11 ao posto de coronel PM, e mais 648 praças; promovidos de cabo PM a subtenente PM; em uma mostra incontestável do valor de cada policial militar para o Governo do Pará e para toda a sociedade paraense.

Além das promoções, o Decreto do Governador Simão Jatene, publicado em 17 de abril, proposto pelo Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, homenageia 141 personalidades, entre autoridades civis e militares com a Medalha do Mérito Tiradentes, forma relevante de reconhecimento aos que contribuem com as ações da Corporação e com os que dedicam seu trabalho, talento e empenho para as atividades de proteção e serviço da briosa PMPA.

Também por meio do Decreto governamental, receberão as medalhas de bons serviços de 10, 20 e 30 anos, 949 policiais militares, entre Oficiais e Praças cuja carreira na Corporação é digna de homenagem e de reconhecimento pela dedicação e compromisso com a segurança pública.

Presidida pelo Governador Simão Jatene, Comandante Supremo da PMPA, e tendo como anfitrião o Comandante Geral da PM, coronel Daniel Mendes, o evento também contará com a presença de diversas autoridades, como  o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, DPC Luiz Fernandes, magistrados, gestores dos órgãos estaduais paraenses, Oficiais Generais e militares das Forças Armadas e de Corporações Estaduais do norte do Brasil, parlamentares federais, estaduais e municipais, gestores de instituições públicas e privadas, Oficiais, Praças e seus familiares, colaboradores, além da imprensa local e regional e da comunidade sempre próxima ao trabalho desenvolvido pela corporação.  

OPERAÇÃO MINERVA LEVA AÇÕES DE POLICIAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CIDADANIA AO JURUNAS, CONDOR E CREMAÇÃO

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social iniciou, na manhã desta quinta-feira, 24, a Operação “Minerva”, em parceria com a Prefeitura de Belém, na região da 3ª e 4ª áreas integradas de Segurança Pública, que envolvem os bairros do Jurunas, Condor e Cremação. O objetivo é reduzir os índices de ocorrências registrados nessas áreas, em especial o crime de roubo e a letalidade violenta (homicídio e latrocínio), mantendo a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico, com ações ostensivas, preventivas e repressivas de policiamento.

A concentração das forças de segurança pública acontece no Posto de Comando Integrado, instalado na Seccional da Cremação, na travessa Padre Eutíquio. O posto funciona como ponto de apoio e reunião das equipes de policiamento e contato direto do comando da operação com todos os órgãos estaduais e municipais envolvidos.

POLICIAIS MILITARES COMEMORAM A PÁSCOA COM CRIANÇAS

​Policiais Militares do 17º Batalhão PM, sediado em Xinguara; componentes do pelotão destacado de Rio Maria; sargentos Sílvio e Edinaldo, com apoio dos soldados Dos Santos, Adlevan e Lopes, promoveram pelo segundo ano consecutivo, o evento alusivo à Páscoa para as crianças da creche “Dagmar de Paiva Capozzana”, que atende duzentas crianças na localidade, com idade entre quatro e cinco anos. 

A ação festiva, que conta com o apoio da diretora da creche, Cenir Pereira dos Santos, se dá com lanche, servido à turma miúda, além de ovos de chocolate, desenvolvimento de brincadeiras e teatro infantil.

PM EM SOURE REATIVA OPERAÇÕES INTEGRADAS E COMBATE AO TRÁFICO

Durante o período da Semana Santa 2014, o arquipélago do Marajó, compreendendo as localidades de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras, foi tomado de visitantes, o que levou o 8º batalhão PM, sob comando do tenente coronel Zildomar Sarubby; a articular o planejamento já previamente construído, com a distribuição do policiamento em ações preventivas e em operações específicas.

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

A Polícia Militar do Pará, por meio de seu Comando Geral, Oficiais e Praças da corporação de Fontoura, extensivo a toda a família miliciana, deseja a todos os seus militares estaduais, operadores de segurança pública componentes do sistema estadual de segurança pública e defesa social, servidores civis voluntários, fornecedores e colaboradores e à sociedade paraense, uma Feliz e abençoada Páscoa. Que a alegria do Cristo Ressuscitado seja a vossa força para construir a paz e combater todo o mal e toda iniquidade. Aleluia! Cristo ressuscitou, verdadeiramente, Ele vive para sempre!

PM ULTIMA PREPARATIVOS PARA GRANDE SOLENIDADE A TIRADENTES

​Já está quase tudo pronto para a festa da sexta-feira, 25, quando a Polícia Militar do Pará, comemorará o Dia de Tiradentes, em homenagem ao Alferes de Cavalaria Joaquim José da Silva Xavier, que deu sua vida na luta pela independência do Brasil, no evento que ficou para a história conhecido como a “Inconfidência Mineira”.

A solenidade deste ano, que homenageia o patrono das Polícias Militares do Brasil, será efetivada pela segunda vez, no Hangar Centro de Convenções e Feiras, a partir das 19h, sendo presidida pelo Governador do Pará, Simão Jatene, comandante supremo da Força e contando com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, comandantes das Forças Armadas na região, personalidades militares e civis, além da grande família miliciana; público que será recepcionado pelo anfitrião da festa, o Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Borges Mendes e pelo co-anfitrião do evento, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, DPC Luiz Fernandes.

Na solenidade, serão homenageadas com a Medalha do Mérito Tiradentes personalidades civis e militares que tem colaborado com as atividades da PMPA, além do anúncio dos condecorados com as medalhas de bons serviços, de 10 anos (390 agraciados), 20 (541 agraciados) e 30 anos (18 agraciados), os policiais militares que ao longo de suas carreiras tem trabalhado de forma destacada para o engrandecimento da Corporação. Mas o momento mais esperado da festa, é o anúncio dos nomes dos Oficiais e Praças promovidos, respectivamente, aos postos e graduações da hierarquia policial militar, com destaque para os 11 novos coronéis PM.

Em números, a solenidade cívico-militar impressiona; ao todo, 141 pessoas (entre civis e militares), serão agraciadas com a Medalha Tiradentes, além de 210 Oficiais e 648 praças, que terão progressão funcional com as promoções que somam um dos maiores quantitativos de promoções da Polícia Militar do Pará nos seus quase duzentos anos de criação; ou seja, um reconhecimento funcional especial, proporcionado pelo Governo do Pará e pelo Comando da Corporação. 

REFORMA E VEÍCULOS OTIMIZAM BATALHÃO DA PM EM BREVES

Com cerca de 100 mil habitantes – segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, o município de Breves, no arquipélago do Marajó, sofria, até pouco tempo atrás, com a violência crescente na cidade. Roubos, assaltos e o tráfico de drogas eram os crimes que mais preocupavam os moradores do local, como a dona de casa Ivanilda Lobato, de 34 anos. Mãe de três filhos pequenos, ela conta que se sentia acuada e sem ter com quem contar diante de uma polícia mal alocada e sem recursos materiais e humanos.

Hoje, a realidade é outra. A chegada de novas viaturas e embarcações, o aumento do contingente policial e a reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar do Pará – Sentinela do Marajó trouxeram de volta a paz e a tranquilidade tão esperadas pela dona de casa. “Há tempos a nossa segurança aqui era precária. Havia muita criminalidade, principalmente em função da venda de drogas. Agora, tudo melhorou bastante. Temos motos, viaturas e muitas coisas que aconteciam antes já não têm mais ocorrido, acredito que muito em função do esforço das Polícias, tanto a Militar quanto a Civil. A chegada da Delegacia da Mulher também é motivo de muita felicidade para nós”, aponta.

 

Páginas