DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

O COMANDANTE GERAL DA PMPA, no uso de suas atribuições legais,
DETERMINA a todos os Corregedores, Comandantes, Diretores e Chefes, que encaminhem
o mapa de gastos de combustível das viaturas que estão sob sua responsabilidade, até o dia
10 do mês subsequente, para a Diretoria de Apoio Logístico da PMPA, e para o email:
combustivelpmpa@gmail.com.

Conforme a planilha em anexo no BG 195 de 24/10/2014, Páginas 11 e 12.

DIRETORIA DE ENSINO CONVOCA OFICIAIS PARA OS CURSOS SUPERIOR DE POLÍCIA E DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS 2015

​A Diretoria de Ensino e Instrução da Polícia Militar convoca para manifestação por escrito a respeito do interesse ou não em frequentar o Curso Superior de Polícia (CSP/15) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/2015) os Oficiais relacionados a seguir, considerando a abertura das inscrições para as respectivas formações.

O período para manifestação por escrito segue até o dia 6 de abril de 2015 (segunda-feira). 

COMANDANTE GERAL PRESIDE EVENTO PELOS 37 ANOS DE CRIAÇÃO DO 13º BPM EM TUCURUÍ

Na manhã da terça-feira, 31 de março, aconteceu a solenidade comemorativa aos 37 anos de criação do Batalhão da PMPA em Tucuruí, em evento presidido pelo Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos.

Sediado na localidade, o batalhão que tem respondendo pelo comando a major Ana Laura Milhomem, integra o 4º Comando Regional de Policiamento, que tem à frente o coronel Pedro Paulo Barata. 

BATALHÃO PM EM ICOARACI COMPLETA 14 ANOS DE ATIVIDADES

Aconteceu, na sexta-feira, 27 de março, no auditório do Sest - Senat, em Icoaraci, a solenidade em comemoração aos 14 anos de criação do 10º Batalhão PM, sediado no distrito.

Sob comando do tenente coronel Renato Dumont; autoridades, personalidades, Oficiais e Praças da PM e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia que foi presidida pelo coronel Dílson Júnior, Comandante do Policiamento da Capital – CPC, que, em suas palavras, parabenizou o empenho da tropa do batalhão pelos índices expressivos na diminuição da criminalidade na área de policiamento da unidade, o que contribui para os resultados positivos no trabalho da PM em toda a capital.

Na cerimônia festiva, vários policiais foram homenageados em razão do desempenho operacional; como o tenente Sérgio de Oliveira, o sargento Jairo dos Santos, os cabos José Rodrigues, João Paulo e Rafael Ramalho, além dos soldados Fabrício Ferreira, Dilson Ferreira, Pedro Santos e Renato Reis, os quais receberam o elogio perante a tropa por terem se destacado em uma ocorrência policial onde prenderam 4 acusados de homicídio e ainda apreenderam drogas e um revólver calibre .38.

COMANDANTE GERAL DA PMPA RECEBE TROFÉU IMPRENSA 2015

​O Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos, recebeu no sábado, 28 de março, a estatueta do Troféu Imprensa 2015, categoria “Destaque do Ano”, tanto por seu trabalho na PMPA quanto pelas ações da Polícia Militar na prevenção e enfrentamento à criminalidade.

Criado em 2009, o Troféu Imprensa premia anualmente os maiores destaques da TV paraense, reunindo autoridades, jornalistas e empresários considerados como referências no Estado. A premiação aos melhores de 2014, foi realizada na sede social da Assembleia Paraense e os ganhadores do prêmio foram escolhidos por meio de votação popular.

TRANQUILIDADE MARCA MAIS UM RE X PA NO MANGUEIRÃO

Clube do Remo e Paysandu, o clássico mais tradicional do futebol amazônico, se enfrentaram pela quarta rodada do Campeonato Paraense de Futebol 2015 na tarde do domingo (29), no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O Paysandu venceu o jogo por 3 x 1, com gols de Dão, Yago Picachu e Bruno Veiga. O gol do Clube do Remo foi de Rafael Paty, de pênalti.

Um policiamento reforçado, com 1.030 integrantes da Polícia Militar, garantiu a segurança dos quase 20 mil torcedores. O clássico ocorreu dentro da normalidade, sem maiores ocorrências.

MAIS DE MIL POLICIAIS MILITARES ATUARÃO NO RE X PA DESTE DOMINGO

​Mais de mil homens da Polícia Militar, integrantes dos Comandos da Capital, de Policiamento Especializado e de Missões Especiais atuarão no policiamento do primeiro dos três clássicos “Rei da Amazônia” previsto para a tarde do próximo domingo, 29, no Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão, sob comando do tenente coronel Sidney Profeta, do Batalhão de Policiamento de Eventos.

Antes, durante e após o clássico, a Policia Militar estará posicionada, tanto para os trabalhos preventivos, como para os de fiscalização e de enfrentamento à criminalidade. Antes da partida, as vias de acesso ao Mangueirão receberão atenção especial, com efetivo pronto para agir, fiscalizando os grandes corredores da cidade e controlando, já no estádio, o acesso à rampa, estacionamento e outras áreas consideradas estratégicas para o policiamento.

OPERAÇÃO RESULTA EM PRISÕES E APREENSÕES NOS BAIRROS DO TAPANÃ, PRATINHA E CABANAGEM

​Policiais civis e militares ocuparam nesta sexta-feira (20) os bairros do Tapanã, Pratinha e Cabanagem, em Belém, realizando ações de prevenção e combate à criminalidade. O trabalho integrado nessas áreas será encerrado na próxima segunda-feira (23). Iniciada pela manhã, a operação resultou, até o final da tarde, nas prisões de nove pessoas - cinco delas eram foragidas do Sistema Penitenciário do Pará, três foram presas em flagrante por tráfico de drogas e uma por venda ilegal de gás de cozinha. Foram apreendidas mais de 30 gramas de maconha prensada, 18 petecas de cocaína, um revólver calibre 38 e 30 munições de calibres 9 mm e 38.

Ainda durante a manhã, diversas mídias piratas foram apreendidas em uma feira no bairro do Tapanã. As prisões e apreensões foram apresentadas na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro do Tapanã, onde está sediada a operação. Entre as ações está a emissão de 100 carteiras de identidade, no sábado (21) e domingo (22), a partir de 8 horas, na sede da UIPP do Tapanã, na Rodovia do Tapanã, próximo ao cemitério municipal.

ALUNOS DA ACADEMIA DE POLÍCIA MIITAR DA PMPA SÃO DESTAQUES EM CORRIDA VERTICAL

​No domingo, 22 de março, os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura", que tem como comandante o tenente coronel Luiz Rayol, participaram da 1ª Corrida Vertical de Belém, denominada "Run Up Metropolitan".

Sob a coordenação do major Antônio Vicente, subcomandante da APM, os cadetes conquistaram várias colocações de destaque da competição; dentre elas, o segundo lugar geral da competição pelo aluno Fernando Monteiro, do 3º ano, que ficou a apenas 1 segundo do primeiro colocado.

COMANDO REGIONAL DA PM NO MARAJÓ OCIDENTAL INTENSIFICA OPERAÇÕES

Em ações coordenadas pelo comandante regional de policiamento do Marajó Ocidental (CPR XII), tenente coronel Mauro Pinheiro, foram intensificadas as ações de abordagens nos municípios da região, gerando nos últimos dias, resultados efetivos como a apreensão de uma garrucha calibre .32 e 4 munições do mesmo calibre em poder de um adolescente de 16 anos, o qual é acusado de vários delitos no município de Portel, que está com o policiamento sob o comando do major  Dias e da guarnição PM composta pelos soldados Augusto, Vieira, Jadison e Pablo.

Também na regional, o Grupamento Tático Operacional (GTO) do CPR marajoara intensificou as abordagens e a fiscalização, resultando na prisão em flagrante delito, sob a acusação de envolvimento com o tráfico de drogas do homem identificado como Isidoro Alves, vulgo "Neto" pela equipe dos soldados Tubarão, Pacheco, Gibson, Gama e André Carlos, que com o infrator apreenderam 45 petecas de pasta base de cocaína.

COMANDANTE GERAL DA PMPA RECEBE

O Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos, recebeu na manhã desta quarta-feira, 25, uma comissão formada por subtenentes e sargentos da PMPA que levaram ao gestor da Corporação a demanda para a realização, se possível, ainda em 2015, de mais uma edição do Curso de Habilitação de Oficiais PM - CHO, que se destina aos graduados da PM para a progressão na carreira policial e ascensão ao Oficialato PM no quadro administrativo, cuja mais recente realização foi em 2012.

Para o Comandante, que tem a formação e a capacitação continuada de sua tropa como um dos esteios de sua gestão, compreendida dentro do aspecto do aprimoramento técnico-profissional e valorização do policial militar, os cursos de formação inicial e continuada são sempre bem vindos; por isso, o coronel orientou à equipe das Praças o encaminhamento da proposta do CHO 2015 para a Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA, que adotará as medidas administrativas para a análise e demais encaminhamentos internos.  

​Também em seu gabinete, o Comandante Geral recebeu a visita de cortesia do vereador Reginaldo Campos, presidente da Câmara Municipal de Santarém, oeste do Pará. O vereador tratou acerca do pleito comunitário que deseja a implantação de mais um Batalhão no município em razão das demandas de segurança na região, que para o legislativo municipal seriam melhor equalizadas com a presença de mais uma unidade da PMPA, cuja solicitação foi protocolada junto ao comando da Corporação para os estudos necessários e demais procedimentos administrativos. (Texto e imagens: tenente Geysa Correa – Revisão: Ascom)

POLÍCIA RECAPTURA MAIS TRÊS FORAGIDOS DO CRPPIII

​Foram apresentados na noite desta terça-feira, 24, na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), em Belém; os foragidos Ramon Gomes dos Santos e Walter Santos Costa. Os dois fugiram do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPPIII), em Santa Isabel, no domingo, dia 22.

A dupla foi presa dentro de um supermercado no bairro da Pedreira, em Belém. Eles foram identificados depois que o diretor do CRPPIII reconheceu Ramon dirigindo o veículo usado na fuga do presídio. “Eu passava pela Pedreira e reparei o veículo preto. Por curiosidade parei para olhar quem estava ao volante e reconheci o fugitivo. Imediatamente acionei a PM e conseguimos capturar os dois”, disse Paulo Roberto Amarante, diretor do CRPPIII.

COMANDANTE GERAL DA PMPA RECEBEU EM VISITA O VICE CÔNSUL JAPONÊS TSUNEHARU TARUI

O Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos, recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, o Vice Consul do Japão, Sr Tsuneharu Tarui, que veio com sua assessoria fazer uma visita de cortesia ao Comandante da PM e dialogar acerca de questões diversas, de interesse de seu país e da parceria em diversas frentes com o Brasil, em especial, com o Pará, onde está concentrada a terceira maior colônia japonesa no Brasil, perdendo apenas para os Estados de São Paulo e Paraná.

Dentre os temas conversados na pauta, alguns merecem destaque; como as comemorações em 2015 pelos 120 anos da amizade Brasil-Japão, que se consolidou ao longo do tempo unindo diversas gerações no diálogo e na parceria nipo-brasileira. 

PMPA INICIA CAMPANHA DE “DICAS DE SEGURANÇA” PARA MOTORISTAS POLICIAIS E A POPULAÇÃO

Com o objetivo de trabalhar diversas temáticas e comunicar orientações tanto ao público externo quanto interno, o Comando da PMPA, por meio de sua Assessoria de Comunicação inicia o trabalho preventivo com campanhas específicas para cada assunto.

SOLENIDADE MILITAR MARCA FESTA DOS 100 DIAS PARA TÉRMINO DO CFO NA ACADEMIA DA PM

​Tradição na Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”, unidade escolar da PMPA, sediada no complexo do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, aconteceu na manhã da sexta-feira, 20 de março, a solenidade militar alusiva aos "100 dias" que faltam para o término do Curso de Formação de Oficiais, realizado na unidade, e que prepara para o oficialato os alunos provenientes da Polícia Militar do Amapá, em formação realizada mediante convênio entre os estados vizinhos e que confere à PMPA mais uma demonstração de referência em toda a região norte quando se pontua o ensino militar.

Com o início da contagem regressiva para o término do CFO, muitas atividades formativas começam a encerrar, por isso, a cerimônia dos 100 dias é um marco na história de cada aluno oficial e é sempre bem prestigiada como foi o evento da última sexta-feira, quando estiveram presentes, presidindo  evento, o coronel Marcel, Diretor de Ensino da PMPA; na oportunidade, representando o Comandante Geral da PMPA, coronel Campos além do Diretor do Iesp, tenente coronel Lima e Silva e o comandante da Academia, tenente coronel Luiz Carlos Rayol, Oficiais e Praças da APM.

Páginas