VIVA 27 DE AGOSTO – DIA DO PSICÓLOGO

​A Polícia Militar do Pará, por meio do Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social  -  Cipas, na pessoa de sua chefia; tenente coronel QCOPM Jesiane Calderaro, parabeniza a todos os oficiais Psicólogos da PMPA pelo importante papel que desempenham na Instituição para a melhoria da qualidade de vida, na humanização e na valorização de nossos militares estaduais. PARABÉNS!

Que este dia seja de alegria, de comemoração e de reflexão sobre a importância de tão valorosa atividade no cotidiano das pessoas. Viva o Dia do Psicólogo, nesta imagem, representados pelos novos oficiais QCOPM; dentre os quais; 5 Psicólogos e mais 3 Assistentes Sociais, além de 1 Terapeuta Ocupacional, conjuntamente com a chefia e subchefia do Cipas; tenente coronel Sandra Leite.

PM APREENDE DROGAS E VEÍCULOS ROUBADOS NO MARAJÓ

​Um casal foi pego em flagrante por policiais militares do Marajó, com diversas "trouxinhas" de maconha. Atendendo denúncias anônimas, militares do 8º Batalhão PM, sediado em Soure, sob comando do tenente coronel Zildomar Sarubby, foram informados que a dupla que estava vendendo droga na Vila de Joanes, em Salvaterra, para onde se deslocaram e conseguiram confirmar o crime.

ESTAÇÃO SEGURANÇA ENTREVISTA CAPITANIA DOS PORTOS NESTA SEXTA

Na tarde desta sexta-feira, 22, o programa Estação Segurança, atração produzida pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar há mais de 6 anos e que vai ao ar todas as sextas-feiras, das 14h às 16h pela Rádio Nazaré FM (91,3 Mhz), vai discutir o tema do Escalpelamento, um dos acidentes mais comuns, infelizmente, nos rios paraenses. 

O entrevistado para dialogar sobre as ações de prevenção e as dicas de segurança para evitar casos que atingem principalmente crianças e adolescentes do sexo feminino é o Capitão de Mar e Guerra Sérgio Ricardo Duarte Nunes, Capitão dos Portos da Amazônia Oriental.

Além da entrevista, o programa ainda trará as dicas de segurança e as notícias da PMPA e da Segurança Pública como um todo, além de um cardápio musical de qualidade e bom gosto. Na apresentação de hoje, estará o tenente coronel Mauro Pinheiro, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental.

BATALHÃO XINGU HOMENAGEIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

​Em Altamira, sudoeste paraense, policiais militares do 16º Batalhão PM, conhecido como “Batalhão Xingu”, realizaram na sexta-feira, 15, participaram de uma solenidade alusiva à padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré. A imagem peregrina chegou ao município por volta das 09h e em procissão, passou em frente ao quartel do batalhão, que formou uma Guarda de Honra, composta por 25 policiais militares, a comando do tenente Ramiro. Na ocasião, foram prestadas as honras durante a passagem do cortejo que foi acompanhado pelo comandante e o subcomandante da unidade; respectivamente, tenente coronel Matias e major Sílvio.

A procissão percorreu as principais ruas da cidade, finalizando na Catedral de Altamira. À noite, houve missa campal na Praça Pio XII, seguida de procissão até o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde houve vigília durante todo o período, encerrando o evento com o retorno a Belém no sábado,16.

BATALHÃO TÁTICO DA PM REALIZA SONHO DO PEQUENO DICO

​Na quarta-feira, 13, o Batalhão de Policiamento Tático - o Bpot, realizou seu “paradão” militar de agosto, denominação da formatura em frente ao Bpot, com todo o efetivo – cerca de 150 militares da unidade. O evento é uma importante oportunidade para o comandante do Batalhão, tenente coronel Rosinaldo Conceição, reunir sua equipe e tratar de assuntos inerentes ao serviço diário, além de transmissão das ordens operacionais, leitura de boletim informativo e comunicação com os militares das companhias existentes no batalhão; como a Rotam (Ronda Ostensiva Tático Motorizado), Rocam (Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicleta) e com o pessoal administrativo das seções internas do Bpot, uma vez que frequentes viagens, missões, escalas de serviço e outras razões impedem uma maior regularidade de momentos como esses.

CORREGEDORIA DA PM REALIZA OPERAÇÃO KATRINA

​A Polícia Militar, por meio da Corregedoria Geral da Corporação, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Katrina, resultante do Inquérito Policial Militar, iniciado em 20 de fevereiro de 2014, a fim de investigar esquemas de corrupção na área do 2º Batalhão PM. Na operação 20 policiais militares, sendo 3 femininos, foram presos em cumprimento a mandado de prisão em desfavor de 20 policiais; sendo um Aspirante a Oficial PM, 01 sargento PM, 12 cabos e 6 soldados da PMPA, acusados de envolvimento em delitos diversos.

PM INTEGRA GRUPO DE ESTUDO AMBIENTAL EM SOURE

​No município de Soure, arquipélago do Marajó, há uma Reserva Extrativista – Resex, criada pela Marinha em 2001, com 27.469 hectares. Sua instituição gestora é o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade- ICMBio e sua criação tem como justificativa o grande potencial pesqueiro da região Norte, até mesmo em função da influência do rio Amazonas e com destaque, no Estado Pará, onde estão sediadas importantes frotas pesqueiras que representam 93.000 toneladas/ano, além de suas zonas costeira e marinha, que constituem o bioma marinho brasileiro, se estendendo por uma área de 4,5 milhões de Km², que representam mais de 50% do território nacional.

UNIDADES DA PM NO MARAJÓ RECEBEM CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL

​O Chefe do Estado Maior Geral da PMPA, coronel Evandro Cunha, esteve, juntamente com os oficiais tenente coronel Eduardo Campos e os majores Maués e Jandir, em visita recente às unidades da PM no arquipélago do Marajó. Em Soure, a equipe foi à  sede do 8º Batalhão, que está sob o comando do tenente coronel Zildomar Sarubby, tendo visitado as instalações da OPM e participado de reuniões com os oficiais tenente coronel Jeferson e o major Nobrega, ambos pertencentes ao Comando Regional da PM no Marajó, além do tenente coronel Sarubby, major Macedo, capitão Rauli e so tenentes Dos Santos e Francisca, Batalhão Marajó.

INSPETORIA DO EXÉRCITO VISITA COMANDO DA PMPA

A Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM) esteve na manhã desta terça-feira, 19, no Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará PMPA). O encontro contou com a presença do general do IGPM, Gláucio Lucas Alves, do secretário de Segurança Pública do Estado (Segup), Luiz Fernandes, do Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, e de todo o staff do alto comando da corporação, reunidos para trocar experiências e compartilhar informações sobre integração nas áreas de inteligência e capacitação.

Na abertura, o secretário Luiz Fernandes falou sobre o trabalho realizado atualmente pela PM no estado, destacando não só as ações operacionais como também as iniciativas da corporação para a capacitação e planejamento de ações. Após a apresentação, os participantes puderam conferir um vídeo institucional da PMPA.

​Para o secretário Luiz Fernandes a visita contribuiu para estreitar os laços com o exército. “Esse momento foi muito importante porque hoje nós fazemos segurança pública de forma integrada e uma visita como essa, com o alto comando do Exército, aproxima o Pará, cada vez mais, dos órgãos federais de segurança. Quem ganha com isso é a população”, ressaltou.

PM INICIA EVENTOS DO CÍRIO MILICIANO 2014

​O Oratório Nossa Senhora das Graças da Capelania Militar da PMPA, convida todos os policiais militares e seus familiares a participarem das Novenas a Nossa Senhora de Nazaré, evento em preparação ao Círio Miliciano 2014, de acordo com a programação especificada a seguir.

O Capelão da PM, coronel Eloy Wayth, destaca que estes momentos são de congraçamento e oração conjunta da família miliciana em agradecimento a Deus por Seu projeto de salvação à humanidade. “É preciso que sejamos como nossa Mãe Maria, discípulos do Senhor e construtores do Reino de Deus”, finaliza o Sacerdote.

DATA

DIA

LOCAIS

EVENTO

26.08 às 7h30

Terça

Oratório N. Sra das Graças – QCG

Missa de Envio

26.08 às 9h e 11h

Terça

2º Batalhão PM e Comando da Capital

Novena

02.09 às 9h e 11h

Terça

CPE e CME

Novena

02.09 às 9h e 11h

Terça

Auditório do QCG e 1º Batalhão PM

Novena

16.09 às 9h e 11h

Terça

10º Batalhão PM e RPMont

Novena

30.09 às 9h e 11h

Terça

6º Batalhão PM e 20º Batalhão PM

Novena

07.10 às 9h e 11h

Terça

21º Batalhão PM e IESP

Novena

07.10 às 7h30

Terça

Oratório N. Sra das Graças – QCG

Missa e distribuição de cartazes do Círio

08.10 às 17h

Quarta

Batalhão de Choque às 17h.

Trasladação até o Santuário de Fátima

09.10 às 7h

Quinta

Santuário de Fátima às 07h.

Círio Miliciano

 

PM PRENDE MAIS UM ENVOLVIDO COM TRÁFICO EM RONDON

​A Polícia Militar do Pará, por intermédio do efetivo da 11ª Companhia Independente PM, sediada em Rondon do Pará, vem intensificando o combate ao tráfico de drogas ilícitas na região. Na noite da sexta-feira, 15 de agosto, mais uma ocorrência de apreensão de drogas foi realizada. Após perceberem atitude suspeita, a guarnição composta pelo sargento Ezequias, soldados Freitas, Machado e Maicon Cesar, em ronda pela cidade, prenderam o homem conhecido como “Wellyson”, flagrado portando 22 petecas de “crack”, substancia entorpecente derivada da cocaína, que estava sendo comercializada em Rondon.

Esta é a mais uma apreensão de drogas e prisão de pessoas efetuadas pela Polícia Militar na cidade, cujo destaque recente foi a prisão em flagrante delito de um homem conhecido por “Djaime”, pego com aproximadamente 03 quilos de pasta base de cocaína. Outras ações e operações estão sendo intensificadas pelo comando local para o efetivo combate ao tráfico de drogas.

OFICIAL DA PM CONSEGUE NOVO CAMPEONATO EM MACAPÁ

Em mais um campeonato de Karatê - IV Copa tsuru-kai de karate, desta vez no Estado do Amapá, no período de 9 a 10 de agosto, tendo como sede o ginásio São José, na cidade de Macapá, a Polícia Militar do Pará foi mais uma vez representada pelo major Fernando Oeiras que sagrou-se campeão “máster” na modalidade kata (forma) e vice campeão “máster” na modalidade kumite (luta).

Mais de cento e trinta atletas participaram da competição, oriundos, além do Pará, dos estados do Amapá e Maranhão. Novas competições serão realizadas ainda este ano e terão novas chances os atletas paraenses, onde se destacam os policiais militares que constantemente vem levando o nome da PMPA aos diversos cantos do país. 

PM INAUGURA SALA DO ALTO COMANDO DA CORPORAÇÃO

A Polícia Militar, realizou na manhã da segunda-feira, 18 de agosto, a inauguração da Sala do Alto Comando da corporação, situada no andar térreo das dependências do quartel do Comando Geral.

Presidida pelo Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, a solenidade, que contou com a presença do alto comando e de diversos coronéis da PM, Oficiais superiores, intermediários e subalternos, além das Praças, iniciou com a leitura do histórico do espaço, proferida pelo tenente coronel Mauro Cavalcante, mestre de cerimônia do evento, seguida do descerramento da faixa sobre a placa de inauguração do espaço, das palavras do cabo Vieira Júnior, que, além de policial militar, é Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e da oração do Capelão da Polícia Militar, coronel Eloy Waith, que solicitou aos presentes que estendessem suas mãos em direção ao ambiente, lembrando que lá serão decididos assuntos e temas de extrema importância para a PMPA e mesmo para as ações que atendem a sociedade.

Finalizando esta etapa do evento, o Capelão abençoou e aspergiu água benta na porta principal e em todo o ambiente que foi aberto ao público presente após o pronunciamento do Comandante Geral e o corte da faixa em cores paraenses, ato que foi feito em parceria com o Chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Evandro Cunha.

Na segunda etapa da solenidade, foi feita a visita à Sala do Alto Comando da PMPA, quando o coronel Daniel, que esteve acompanhado, além de seu staff, do coronel Carlos Augusto Oliveira da Silva, que foi subcomandante geral da PMPA, hoje na reserva remunerada; expressou sua alegria e a satisfação por mais esta conquista da PMPA e por integrar uma corporação que em seus quase duzentos anos, continua a buscar sempre melhorias para melhor atender a população e dar condições de trabalho para todo o seu efetivo; por isso, para o Comandante Geral, a data é também para agradecer, “do coronel mais antigo ao soldado mais moderno” o empenho, a dedicação e o compromisso em bem atender a sociedade.

POLÍCIA MILITAR CERTIFICA 45 ALUNOS NO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS

​Quarenta e cinco oficiais alunos, entre médicos, psicólogos, veterinários, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e fisioterapeutas, receberam na noite da quinta-feira, 15, os certificados do conclusão do Curso de Adaptação de Oficiais - CADO 2014, ofertado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança Pública – Iesp e Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”. A solenidade de conclusão do curso foi realizada na sede do Iesp, em Marituba. 

PMPA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA MILITARES DO BATALHÃO AMBIENTAL

Na manhã da segunda-feira, 11 de agosto, aconteceu no auditório do Batalhão de Polícia Ambiental - BPA, a aula inaugural do 7° NOPAAM (Nivelamento Operacional de Policiamento Ambiental da Amazônia), que teve como palestrante o coronel Arthur Moraes, Diretor de Ensino da PMPA, e a participação do tenente coronel Mauro Pinheiro, comandante da unidade e dos oficiais do BPA.

AVISO IMPORTANTE - CMS

O coronel PM Edson José da Costa Bentes, Diretor do Corpo Militar de Saúde – CMS da PMPA, informa que em função da desratização e desinsetização pulverizada, nas dependências físicas da Odonto clínica - ODC da PMPA, não haverá atendimento odontológico de urgência e emergência no dia 16 de agosto de 2014 (Sábado).

POLÍCIA MILITAR INICIA 11ª TURMA DE INSTRUTORES PROERD

​A Polícia Militar, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência – Proerd da PMPA, realizará a décima primeira edição do Curso de Formação de Instrutores Proerd. A capacitação será em Santarém, oeste do Pará, nas instalações do Belo Alter Hotel, localizado na vila balneária de Alter do Chão, no período de 18 a 29 de agosto de 2014.

PMPA CONCLUI I CURSO DE POLICIAMENTO EM GRANDES EVENTOS

A Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, a solenidade de conclusão do 1º Curso de Policiamento em Grandes Eventos. A cerimônia conclusiva aconteceu na área de formatura do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPA – CFAP, no complexo do Comando Geral e foi prestigiada por autoridades civis e militares como o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social – DPC Luiz Fernandes Rocha, o Comandante Geral da PMPA coronel Daniel Mendes, integrantes do alto comando da Corporação, Oficiais e Praças, além de familiares dos formandos que se emocionaram com a primeira turma do Batalhão de Polícia de Eventos – BPE, unidade da PMPA criada para as ações em grandes eventos em todo o Estado.

A tropa representativa foi comandada pelo major Luiz Otávio, subcomandante do BPE e o pelotão de formandos esteve à frente com o capitão André Lopes. Após a execução do Hino do Pará, a capitão Marcélia, mestre de cerimônia da solenidade, executou a leitura do histórico do curso e o tenente coronel Antonio Cavalcante, comandante do BPE  leu a Ordem do Dia; tendo em seguida, a leitura da Ata de Conclusão do Curso e a entrega dos certificados aos concluintes da capacitação técnico-profissional, seguida dos pronunciamentos oficiais das autoridades e pelo desfile militar que contou com representações de outras unidades integrantes do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar - CPE, como os Batalhões de Polícia de Guardas e de Polícia Rodoviária Estadual e da Companhia Independente de Policiamento Assistencial, com destaque para os formandos do curso que foram bastante aplaudidos pelos presentes.

PM REFORÇA POLICIAMENTO COM OPERAÇÃO EM RURÓPOLIS

​Em Rurópolis, região do sudoeste paraense, policiais militares da 17ª Companhia Independente PM, realizaram no último final de semana, mais uma edição da Operação “Integration”, que consiste em fiscalizações e abordagens a pessoas, veículos e estabelecimento. Dentre as abordagens foram apreendidas dez motocicletas, todas com irregularidade e foi preso um homem, na localidade denominada “Ilha do Amor”, localizada à vicinal “dos Baianos”. Com o acusado, os policiais militares flagraram uma arma de fogo, municiada; um revólver calibre .38. Conduzido para a delegacia local pelo cabo Sá e pelos soldados Vander, Elton, Maciel, Alessandro e Prata, o acusado preferiu o silêncio mas foi preso em flagrante pelo porte ilegal.

Páginas