CONVOCAÇÃO

A Diretoria de Ensino e Instrução convoca os Oficiais Alunos do CSP e CAO/2014 para a solenidade de formatura destes cursos que ocorrerá as 10h do dia 28/01/2015 (quarta-feira) no auditório do IESP (Marituba). O uniforme previsto será a túnica azul petróleo (com camisa azul).

DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

O COMANDANTE GERAL DA PMPA, no uso de suas atribuições legais,
DETERMINA a todos os Corregedores, Comandantes, Diretores e Chefes, que encaminhem
o mapa de gastos de combustível das viaturas que estão sob sua responsabilidade, até o dia
10 do mês subsequente, para a Diretoria de Apoio Logístico da PMPA, e para o email:
combustivelpmpa@gmail.com.

Conforme a planilha em anexo no BG 195 de 24/10/2014, Páginas 11 e 12.

PMPA E ÓRGÃOS INTEGRADOS CONCLUEM COM ÊXITO PRIMEIRO DIA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE NO COQUEIRO

​A Polícia Militar concluiu com êxito o primeiro dia da operação de apoio ao cumprimento de dois mandados judiciais de reintegração de posse no bairro do Coqueiro na região metropolitana de Belém.

Mais de trezentos homens, oriundos dos comandos de Missões Especiais (Batalhões Tático e de Polícia de Choque, Companhias Independentes de Policiamento com Cães, de Operações Especiais e de Policiamento Fluvial além do Regimento de Cavalaria); de Policiamento Especializado (Companhia de policiamento assistencial e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), de Policiamento da Capital e do Corpo Militar de Saúde estiveram presentes, participando desde às primeiras horas da manhã da operação que começou às seis horas desta terça-feira, 27 de janeiro e que contou ainda com efetivo do Corpo de Bombeiros Militares, da Polícia Civil, do Grupamento Aéreo da Segup, agentes do Detran e da Superintendência de Mobilidade Urbana que orientou, juntamente com os demais órgãos de trânsito o desvio do fluxo de trânsito na rodovia Mário Covas em razão dos desdobramentos da operação até por volta do início da tarde.

OPERAÇÃO LEI SECA MANTEVE 38 PONTOS DE FISCALIZAÇÃO EM TODA A RMB

Trinta e oito pontos da Região Metropolitana de Belém foram alvo da Operação Lei Seca, iniciada na noite de sexta-feira (23), com 10 equipes rotativas das polícias Militar e Civil, e apoio de equipes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Guardas Municipais de Belém e Ananindeua e órgãos municipais responsáveis pelo gerenciamento do trânsito e da mobilidade urbana. A operação, que prosseguiu até a madrugada do domingo (25), foi coordenada pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Mais de 300 agentes de segurança atuaram nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

Antes de a operação começar, uma reunião de planejamento e orientações foi realizada no auditório do Detran. De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno, a primeira grande ação deste ano tem caráter educativo. "Nesse primeiro momento a operação é pedagógica, mas em casos de flagrante os condutores serão devidamente notificados. Mas lembramos que estamos aqui para salvar vidas", enfatizou.

OPERAÇÃO LEI SECA VAI COIBIR CRIMES PROVOCADOS PELO CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA

Reduzir as ocorrências no trânsito ocasionadas pelo consumo de bebida alcoólica por condutores de veículos é o principal objetivo da Operação Lei Seca, que o Sistema Estadual de Segurança Pública realizará nos próximos dias 23 e 24 (sexta-feira e sábado), na Região Metropolitana de Belém.

PMPA COMEMORA 33 ANOS DA PRESENÇA FEMININA NA CORPORAÇÃO

​Há quase 33 anos, em 1º de fevereiro de 1982, foi criado na Polícia Militar do Pará, o Pelotão de Polícia Feminino, coordenado pelos coronel RR Roberto Pessoa Campos, tenentes Vera e Neuza, ambas vindas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além do aspirante Clementino Ruffeil, os quais foram responsáveis pela formação das alunas sargentos e alunas soldados durante os três meses de curso, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, naquela época, localizado na ilha do Outeiro. Ainda tiveram três policiais que passaram no Curso Formação de Oficiais e foram deslocadas para a Academia Militar de Barro Branco em São Paulo, para um treinamento que também durou três meses.

O objetivo de criar o pelotão feminino foi o trabalhar com mais proximidade junto à população, principalmente crianças, mulheres e idosos; com a "invasão" das mulheres nesse universo que antes era exclusivamente masculino, permitiu-se que as policiais femininas forjassem outra forma de poder que as identificassem. Assim surgiu, em sua primeira sede, a Companhia de Polícia Feminina localizada à avenida Generalíssimo Deodoro esquina com a rua Diogo Moia, bairro de Nazaré, que teve como primeira comandante, a então capitão Izanete Carvalho. Atualmente, a capitão RR Ailsi Guimarães é a policial militar feminina mais antiga da reserva remunerada.

MULHERES POLICIAIS MILITARES DOAM CABELOS A VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO

​As soldados da Polícia Militar do Pará, Darilene Monteiro e Ariane do Socorro, ambas alunas do II Curso de Operações Fluviais da Polícia Militar, tomaram uma decisão surpreendente. As policiais, ao perceberem que seus cabelos poderiam atrapalhar na adaptação ao curso, tanto na parte técnica quanto na tática, pois têm cabelos grandes, resolveram cortá-los e como não gostariam de os vender, resolveram fazer uma boa ação e doá-los a quem precisa.

COMPANHIA FLUVIAL DA PM INICIA NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO

Foi realizada na manhã da quarta-feira, 21 de janeiro, a aula inaugural do II Curso de Operações Fluviais – edição 2015, destinado à capacitação de 59 alunos profissionais para as ações de segurança nas águas brasileiras.

Realizado no auditório do Batalhão de Polícia de Choque, o evento marcou o início de mais um curso operacional realizado pela Polícia Militar em 2015, desenvolvido pela Diretoria de Ensino e Instrução, à frente o coronel Arthur Moraes e coordenado pela Companhia Independente de Polícia Fluvial da PMPA, comandada pelo major Kleverton Firmino, que está à frente da unidade há 2 anos e 7 meses e realiza a segunda edição do curso, destacado pela procura de profissionais de outros estados da federação e pela importante integração proposta junto aos órgãos parceiros da segurança pública, como o Grupamento Fluvial e Aéreo, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, assim como o Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar - GMAF e a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

​O curso conta com alunos dos Estados do Pará, Amapá e Mato Grosso, além de integrantes da Marinha do Brasil, dentre estes do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém e da Guarda Municipal da capital. Pela PMPA, o efetivo discente é oriundo dos comandos de policiamento de Santarém, Redenção, Abaetetuba, Capanema, dos Comandos de Missões Especiais, de Policiamento da Capital e da Região Metropolitana. Em seu currículo, a formação, cujo objetivo é habilitar o operador à pilotagem de embarcações miúdas e especializar os mesmos no planejamento, condução e execução de operações fluviais, contém 26 disciplinas, dentre elas; patrulhamento fluvial, condução e tripulação de embarcações, operações aéreas transportadas, tiro embarcado, mergulho autônomo entre outras.

ALUNOS SARGENTOS DA PM REALIZAM TROTE SOCIAL COM DOAÇÃO DE SANGUE AO HEMOPA

Na segunda e terça-feira, 19 e 20 de janeiro, respectivamente, os alunos do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar – Polo Belém, curso que está sendo realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – Cfap, realizaram o "Trote Social", com a doação de sangue ao Hemopa, como forma de participação dos futuros sargentos junto à comunidade e gesto de solidariedade a todas as pessoas que precisam de sangue na RMB.

A iniciativa foi articulada pelo Centro de Assistência Social da unidade escola, à frente a Assistente Social, tenente coronel Carol Hedda, com o apoio do psicólogo tenente Henrique Moura além da aprovação do comando do Cfap, à frente o tenente coronel Marcos Valério.

POLICIAIS MILITARES DO BATALHÃO DE ICOARACI RECUPERAM MATERIAL ROUBADO E APREENDEM DROGAS EM COTIJUBA

​No Distrito de Icoaraci, distante cerca de 20 Km do centro da capital Belém, uma moradora do bairro do Cruzeiro teve sua residência invadida por criminosos que de lá levaram televisores e outros objetos domésticos. Após registro da ocorrência policial a vítima informou às guarnições da primeira companhia do 10º Batalhão PM, sediado no município, a comando do tenente coronel Renato Dumont.

PMPA POTENCIALIZA AÇÕES NO INTERIOR E APREENDE ARMAS EM TUCUMÃ E BRAGANÇA E DROGAS EM REDENÇÃO

​Em Tucumã, onde funciona um posto de policiamento destacado, sob comando do subtenente Rocha, a guarnição comandada pelo sargento Miguel e composta pelo cabo J. Batista e soldado Brandão, todos pertencentes ao 36º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo tenente coronel Juniso, com sede em São Felix do Xingu, integrando o Comando Regional da PM na região de Redenção, apreenderam três armas de fogo durante atendimento de ocorrências nos primeiros vinte dias de janeiro 2015.

Seguindo planejamento do comando do Batalhão, diversas guarnições tem sido distribuídas nas operações realizadas na região; destas destacam-se as apreensões realizadas desde primeiro de janeiro, quando em ronda policial na cidade de Tucumã os policiais militares se depararam com um roubo em um supermercado. Na ocasião, com cautela, os militares conseguiram fazer frente à situação e prender o acusado que estava com um revólver calibre.38. 

PMPA INTENSIFICA OPERAÇÕES E AÇÕES NA CAPITAL, DISTRITOS E RMB NO FINAL DE SEMANA

​Além das diversas ações preventivas e de fiscalização, realizadas em todos os bairros de Belém e nas cidades da RMB durante a semana, a Polícia Militar desencadeou várias outras ações de cobertura de policiamento desde a sexta-feira até o domingo; quer nos eventos do carnaval, que aconteceram em Belém, nos Distritos de Outeiro e Mosqueiro e nos municípios da RMB ou nas atividades diretamente efetivadas no combate ao crime, realizando números expressivos de abordagens e mesmo de prisões de infratores e apreensões de adolescentes.

Em destaque, no sábado, 17, em Mosqueiro, os policiais militares; sargento Luciana, cabo Ubirajara e soldados Samuel e Túlio, com apoio do cabo Da Silva e soldado Eduardo, além do cabo Max e soldado Matos, todos do Batalhão da PM na ilha, comandando pelo tenente coronel Chermont, prenderam 6 homens que estavam circulando em um taxi, de forma suspeita. Na abordagem, com o bando os policiais flagraram 10 munições de diferentes calibres e diversos papelotes de pasta base de cocaína.

POLICIAIS MILITARES SÃO ELOGIADOS POR CASAL DE VISITANTES APÓS PRONTA RESPOSTA EM OCORRÊNCIA

​No domingo, 11 de janeiro, os policiais militares; soldados Aquino e Renato, ambos integrantes do 2º Batalhão PM, estavam de serviço no policiamento ostensivo na área do Ver-o-Peso, centro de Belém, quando foram acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com precisão e profissionalismo, os policiais conseguiram deter o criminoso e recuperar os pertences das vítimas; um casal de visitantes, Sérgio e Ana Lameira, que passeava pelo tão conhecido cartão postal de Belém, no entorno da Praça Dom Pedro I.

Profissionalismo, educação, cordialidade foram alguns dos adjetivos que o casal destacou em um documento endereçado ao comando do Batalhão PM, solicitando o elogio nos registros funcionais dos militares, destacando-os dentro seus pares pela pronta resposta à sociedade e referenciando toda a Corporação pelo exemplo de bom e eficiente trabalho dos policiais.   

PMPA INICIA CURSO DE FORMAÇÃO PARA 406 ALUNOS SARGENTOS

Aconteceu na manhã da sexta-feira, 16 de janeiro, a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos PM/2015, solenidade que marca a abertura do curso e início da trajetória pedagógica dos futuros sargentos da PMPA.

Realizado no auditório do Centro Cultural "Tancredo Neves" – Centur, o evento foi presidido pelo coronel Eraldo Sarmanho, que representou o Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos. Em sua mensagem aos novos discentes, coronel Eraldo, afirmou que a capacitação sempre objetiva a atuação do policial cada vez melhor junto à sociedade; bem como é uma forma de valorização do servidor que te à sua frente novas conquistas e novas responsabilidades.

POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS E DETÉM INFRATORES EM TUCUMÃ E MARABÁ

​Na segunda-feira, 12, na localidade de Tucumã, a guarnição PM comandada pelo sargento Paiva e composta pelos soldados Johnata, Janete e Glauber, todos integrantes do 86º pelotão, que tem à frente o subtenente Rocha e do efetivo do 36º Batalhão PM, comandado pelo tenente coronel Juniso, conseguiram localizar e prender um homem conhecido como “Valdemir”; o qual foi flagrado em uma motocicleta registrada como roubada na noite anterior quando o proprietário do veículo foi surpreendido quando seguia para sua residência.

Ao ser preso, o homem confessou este e outros roubos na mesma modalidade, todos realizados em Tucumã e sempre na companhia de seu comparsa que reside em São Félix do Xingu e que também foi preso e conduzido para a apresentação na Delegacia local.

MARABÁ: Em Marabá, os policiais militares; soldados Batista, Lucas, Débora e Melo, quando em ronda no bairro Velha Marabá, observaram dois homens em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao perceberem os policiais, os homens tentaram sair do local e foram acompanhados pela guarnição que ao pará-los efetuou de imediato a revista pessoal em ambos, encontrando com o carona, identificado como Jardeson Diniz uma pistola PT 635 presa em sua cintura. Na abordagem foi também identificado que o condutor do veículo era um adolescente. Em razão das irregularidades e do crime de porte ilegal de arma de fogo, a dupla foi encaminhada para as devidas providências legais.

INVESTIMENTOS GARANTEM AVANÇO NO TRABALHO POLICIAL

Das áreas consideradas estratégicas para a gestão estadual, a segurança pública tem sido, indiscutivelmente, uma das que mais investimentos recebeu ao longo dos últimos quatro anos. Os avanços decorrentes disso incluem reformas de delegacias, construção das Unidades Integradas Pro Paz, realização de concursos públicos e ainda nomeação de policiais civis e militares e também de delegados em todos os municípios. Na capital, os reflexos desses investimentos podem ser vistos tanto no reforço do efetivo, mais presente nas ruas, em ações preventivas e ostensivas, como na qualidade do serviço prestado à população.

PM NA CAPITAL REALIZA MAIS DE 6.600 ATENDIMENTOS NA PRIMEIRA SEMANA DE 2015

​Dados do Comando de Policiamento da Capital, informam o expressivo número de atendimentos da Polícia Militar somente na capital paraense na primeira semana de 2015. Ao todo, foram 6.698 atendimentos, com 2.853 missões, 10.039 abordagens, sendo 63 delas com procedimentos, além de 1 mandado de prisão cumprido, 4 foragidos recapturados, 1.898 gramas de entorpecentes apreendidos, 7 armas de fogo apreendidas, 28 disque denúncias averiguadas, 452 eventos realizados, 20 veículos recuperados, 15 munições apreendidas, 13 armas brancas apreendidas, 6 simulacros apreendidos, 32 prisões que geraram flagrantes e 26 prisões que geraram termo circunstanciado de ocorrências.

Atendendo em média 1,71 crimes por dia e tendo 1,76 de índice de criminalidade (a cada 100 mil habitantes), o Comando da Capital destaca o 20º Batalhão PM, que cobre bairros importantes de Belém, como Guamá, Batista Campos, Jurunas e Cremação com 37,50% dos atendimentos.

No estudo, que é feito regularmente, o domingo é o dia da semana que apresentou no período o dia em que vem acontecendo mais ocorrências na capital com 9 pontos, em crimes que em sua maioria ocorrem por armas de fogo com 21 ocorrências e os criminosos utilizam motocicletas em boa parte dos casos.

Os dados são utilizados pela PMPA para a análise e o planejamento de ações realizadas diariamente pelo CPC, por meio de suas unidades operacionais, nas modalidades de policiamento à pé, em viaturas e motocicletas e com o apoio dos Comandos de Missões Especiais e de Policiamento Especializado. O Comandante do CPC é o coronel Dilson Júnior que participa das avaliações e em conjunto com os comandos dos batalhões da capital traça as estratégias para a prevenção e enfrentamento à criminalidade, quer nas ações ordinárias ou nas operações efetivadas todos os dias. 

ESTADO DOBRA CAPACIDADE DE MONITORAMENTO COM CÂMERAS

​O serviço de vigilância eletrônica no Estado foi ampliado. Já são 182 câmeras de monitoramento em Belém e 45 no interior, coordenadas pelo Centro Integrado de Operações (Ciop). Até 2013, eram 91 câmeras, ou seja, dobrou o número de equipamentos instalados. As estações de monitoramento também foram ampliadas, duplicadas de oito para 16. A vigilância é feita 24 horas e todos os locais monitorados são definidos em conjunto pelas seis instituições que compõem a Segurança Pública do Estado, com base em registros de ocorrência.

Todos os equipamentos estão em postes a seis metros de altura, têm um giro de 360° e aproximação de até um quilômetro. Segundo o coordenador de Grupos Regionais do Ciop, tenente coronel Paulo Garcia, a qualidade da imagem produzida ajuda muito o serviço de monitoramento. “A câmera é capaz de identificar os dígitos da placa de um carro e a cidade de origem a uma distância de até mil metros”, afirma.

As imagens permanecem gravadas por 30 dias nos servidores do Ciop. “As instituições podem requerer essas imagens. Temos em média 45 solicitações por mês. A maioria é da Polícia Judiciária, para composição de inquéritos. Algumas ações que, num primeiro momento podem ser imperceptíveis para a gente, são de muito valor para o Judiciário”, analisa o diretor.

Páginas