PM CONCLUI COM SUCESSO “OPERAÇÃO ÇAIRÉ” EM SANTARÉM

​Em Santarém, região do Oeste paraense, ocorreu no período de   11 a 15 de setembro, o tradicional “Festival do Çairé”, na vila balneária de Alter do Chão. Para garantir a segurança da população local e dos milhares de turistas que vem de outras cidades, regiões e Estados brasileiros, a Polícia Militar organizou um forte esquema de atuação com diversas modalidades de policiamento, fiscalizado diretamente pelo coronel Monteiro, Comandante Regional de Santarém, que contou com o auxílio do comandante do 3º Batalhão PM, tenente coronel Carlos, dos Oficiais e Praças do efetivo da PM na região.

Turistas nacionais e internacionais e moradores de Santarém e regiões próximas contaram com policiais militares de todas as unidades da PM, além de homens do Grupamento Tático, pelotões de trânsito, de polícia montada, de policiamento turístico, em viaturas, motocicletas e lanchas do Grupamento Fluvial.

Na análise final do policiamento, o saldo foi considerado positivo com resultados que comprovaram os baixos índices de ocorrência e a consequente redução da criminalidade, fruto direto da ação preventiva e de fiscalização efetuada pela PMPA.

COMANDANTE GERAL DA PMPA VISITA COMANDO REGIONAL DE ALTAMIRA

​O Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Mendes, cumprindo agenda de visitas técnicas em todos os comandos regionais da PM no Estado, esteve nas unidades que compõem o Comando Regional de Altamira, que tem à frente o coronel Marcos Antonio Rocha. Na ocasião, o Comandante Geral conversou com cerca de 160 policiais militares em palestra que teve como tema os aspectos da gestão na PMPA.

No 16º Batalhão PM, o Comandante dialogou com os alunos do Curso para Condutores de Veículos de Emergência que estão concluindo a capacitação que atende as normas do Conselho Nacional de Trânsito para a habilitação dos policiais militares que exercem a função de motoristas das viaturas policiais.   

PMPA FLAGRA VINTE MIL PÉS DE MACONHA EM FAZENDA EM AURORA DO PARÁ E COCAÍNA EM IPIXUNA

​Policiais Militares do 19º Batalhão PM, unidade subordinada ao Comando Regional da PM em Paragominas, à frente o coronel Waldomiro Seráphico, flagraram, após denúncia do gerente de uma fazenda em Aurora do Pará, cerca de 20 mil pés de maconha que estavam plantados em uma clareira nos fundos da propriedade. No local informado, pelo menos oito pessoas trabalhavam no cultivo ilegal e ao perceberem a presença policial fugiram pela mata fechada.

A operação que constatou o plantio de droga foi realizada de forma conjunta com as guarnições de Mãe do Rio e de Aurora do Pará e participaram o tenente Joaci, os sargentos Junior e Dinei, os cabos Ederson, Alves e De Sá e os soldados Evandro, Marcelo, Vasconcelos, Rairon e Melo. 

ALUNOS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS PM VISITAM IDOSOS EM TROTE SOLIDÁRIO

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino e de Instrução, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e da coordenação do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, ora em andamento na referida unidade de ensino, realizou, no sábado, 13, a ação social, denominada “Trote ecológico-social” que visitou os idosos do Abrigo São Vicente de Paulo.

Os cinquenta e um alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos encontraram, por conta da visita solidária, idosos e idosas que residem no abrigo, ofertando aos mesmos presentes e gêneros alimentícios não perecíveis a fim de contribuir para a alimentação e a saúde dos anciãos; bem como ofereceram o mais importante; seu tempo, a atenção e o carinho a todos que vivem no local.

​Para o coordenador do curso, capitão Neves, a visita monitorada possibilitou integrar ainda mais os alunos do CAS PM 2014 com a sociedade, por meio do atendimento aos cidadãos da terceira idade, que após contribuir por tantos anos, precisam do reconhecimento e do cuidado das gerações que os sucedem; bem como favoreceu a sensibilidade dos discentes para com aqueles que também são protegidos e servidos pela Segurança Pública.(Imagens: Suzane Ohana /Ascom)

ESTADO ENTREGA 7 NOVAS VIATURAS PARA ATENDER DESTACAMENTOS DA PMPA

​O Sistema de Segurança Pública do Pará fez, neste final de semana, a entrega de sete novas viaturas para atender a unidades da Polícia Militar na região nordeste e em Marituba, na Grande Belém. Presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, o repasse das novas viaturas atendeu as comunidades de Ituriaí, em Augusto Corrêa; Bacuriteua, em Bragança; Boa Vista, em Quatipuru; Mirasselvas, em Capanema; Vila Cristo Rei, em São Miguel do Guamá; Km-24, em Irituia, e ainda o conjunto Almir Gabriel, em Marituba. Durante os encontros com as comunidades, os representantes da Segurança Pública conversaram com a comunidade e fizeram balanços dos investimentos feitos em todo Estado.

Na comunidade em Ituriaí, a 30 quilômetros da sede de Augusto Corrêa, além da entrega da nova viatura, o secretário anunciou a reforma do Posto Policial da PM na localidade. Ele também anunciou o projeto que visa a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, composto por membros das Polícias, Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura local, para discutir questões ligadas à Segurança Pública na cidade. O projeto já conta com apoio da prefeita Romana Reis, de Augusto Corrêa, que esteve presente na entrega da viatura em Ituriaí, juntamente com vereadores da cidade.

No distrito de Bacuriteua, comunidade com 5 mil habitantes, em Bragança, o secretário entregou uma viatura para atender ao destacamento da PM local, vinculado à 5ª Companhia Independente do Caeté. Ali, ele destacou, ao falar com a comunidade, que toda a frota de viaturas foi trocada no Estado. “Hoje não tem um município no Pará que não tenha veículos policiais novos”, salienta. Ainda, conforme o secretário, neste ano, 2 mil policiais militares e 360 policiais civis foram contratados por meio de concurso. Ele anunciou que já foram autorizados novos concursos para contratar mais 2 mil PMs; 650 policiais civis; 300 bombeiros militares e mil agentes penitenciários.

POLÍCIA MILITAR INICIA FESTEJO DOS 196 ANOS COM CORRIDA “CEL FONTOURA”

​A Polícia Militar, que este ano comemora seus 196 anos de criação em 25 de setembro, iniciou as comemorações de seu aniversário em 2014 com mais uma edição da tradicional “Corrida Rústica Coronel Fontoura”, realizada no domingo, 14 de setembro. Além da atividade desportiva, vários eventos comporão o período festivo da corporação que é “Patrimônio da Sociedade Paraense”, como forma de integração entre todos os que compõem a Polícia Militar e com seus colaboradores, parceiros e toda a sociedade.

Ao todo, 1.430 atletas participaram da atividade que já faz parte do calendário paraense e consegue unir diversas modalidades de corredores; entre jovens e veteranos, homens e mulheres, pessoas com necessidades educativas especiais, militares e civis que tomaram as ruas desde as seis horas da manhã do domingo, com suas cores e o desejo de participar.

Do conjunto de participantes, 114 militares concorreram em 6 pelotões; sendo o pelotão campeão o do BINFAE da Força Aérea Brasileira. 434 policiais militares integraram o corpo de corredores, além de 563 participantes da comunidade e 19 pessoas com NEE que somaram aos 300 que fizeram sua participação na modalidade “Pipoca e caminhada”.

Fabiano Gomes dos Santos, de 37 anos foi o campeão no masculino, com o tempo de 31 minutos e 51 segundos. Pelo feminino, a campeã foi Eliani Oliveira dos Santos que concluiu o percurso em 38 minutos e 44 segundos. Renato Teixeira Alves foi o policial militar masculino melhor classificado com 35 minutos e 9 segundos e Ana Cláudia Brito Coimbra foi a PM melhor classificada com 46 minutos e cinquenta e dois segundos.

PELOTÃO DE MEIO AMBIENTE DA PM NO ARAGUAIA PARTICIPA DE AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

​Policiais Militares do Pelotão de Meio Ambiente do 22º Batalhão PM participaram, no período de 23 de junho a 30 de agosto, da Operação “Verde Araguaia 2014”, ação integrada com o Ministério Público e Conselho Tutelar.

Na operação, foram desenvolvidas diversas ações de policiamento ostensivo, preventivo, fiscalizatório e repressivo em Conceição do Araguaia, além de atendimento administrativo aos infratores e orientações. Várias redes de pesca e tarrafas foram apreendidas, tendo algumas sido devolvidas após a apresentação da carteira de pescador profissional, condição em que é permitida a pesca com rede de tamanho adequado, evitando assim a pesca predatória de peixes e pesca de quelônios. Embora com pouca apreensão de peixes, as espécimes apreendidos foram doadas para a Instituição Emaús, da Igreja Católica, que atende famílias carentes na região.

PM PRENDE ACUSADO DE ESTUPRO EM RONDON E TRAFICANTE EM ALTAMIRA

Policiais militares da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Rondon do Pará, prenderam, na noite da segunda-feira, 8 de setembro, o homem conhecido por “Dheimisson”, de 19 anos de idade, acusado de “estupro de vulnerável”.

O acusado foi pego pela guarnição do cabo Ranilton e soldados Marcone, De Sá e R. Freitas, os quais receberam a denúncia do pai de uma adolescente de 13 anos, que comunicou ter encontrado um bilhete da filha que informava da intenção de fugir com o acusado para a cidade de Xinguara.

Informados de onde o acusado morava, os policiais diligenciaram até o imóvel, localizado no bairro Novo Horizonte o casal, pronto para a viagem. Flagrado na companhia da adolescente, que relatou já ter tido relacionamento com o acusado, o mesmo foi conduzido para a delegacia local para o devido enquadramento na lei, enquanto a jovem será encaminhada para as providências protetivas que o caso requer.

​ALTAMIRA: Em Altamira, policiais militares lotados no Batalhão “Xingu”, décimo sexto batalhão PM; sargento Edivaldo e soldados Rogério e Diego Mendes, atendendo denúncias recebidas por populares, prenderam, à altura da rua 4 do bairro “Mutirão”, o homem conhecido como ”Valdison”, o qual foi flagrado com 160 petecas de “crack”. Autuado em flagrante na seccional de Altamira, pelo crime de tráfico de drogas, o acusado será encaminhado para o Sistema Penal.

POLICIAIS MILITARES PRENDEM CRIMINOSO E RECUPERAM MAIS DE DEZ MIL REAIS ROUBADOS

​Na segunda-feira, 8 de setembro, os policiais militares; cabo Melo e soldado Delgado, ambos da 1ª companhia do 2º Batalhão PM, foram acionados por um mototaxista, quando passavam pela rua Gama Abreu, que denunciou um roubo que presenciara há pouco no comércio de Belém. De posse das informações e descrição do acusado os policiais conseguiram saber que o mesmo já estava no interior de um coletivo, fugindo do local.

Identificado e abordado, com o infrator foi flagrado com um revólver calibre .38, com 05 munições intactas, além de uma pasta com objetos pessoais e a quantia de 10.880 reais, roubados no assalto. De imediato, os policiais conduziram o homem para a Seccional do Comércio, sendo posteriormente acionado o proprietário da loja que foi vítima do crime, o qual trabalha há anos no ramo de venda de tecidos. Na Seccional o criminoso foi reconhecido pela vítima, sendo adotadas todas as medidas legais contra o infrator e devolvido na íntegra todo o dinheiro roubado. A atitude dos policiais militares foi bastante elogiada e destacada no meio de seus pares e superiores como gesto de profissionalismo e de digno reconhecimento

CHEFE DO EMG PMPA VISITA UNIDADES DO COMANDO REGIONAL DE SANTARÉM

Na quarta-feira, 10 de setembro, o coronel Evandro Cunha, Chefe do Estado Maior Geral da PMPA, esteve em visita técnica e inspeção ao Comando Regional de Policiamento em Santarém. No município, o Ch EMG foi recepcionado em formatura do efetivo local, coordenada pelo coronel Monteiro, comandante regional de policiamento, auxiliado pelo tenente coronel Carlos, comandante do 3º Batalhão PM, sediado na localidade; evento que ainda contou com a presença dos comandantes regionais de Altamira e de Itaituba.   

Após a recepção, o coronel Cunha realizou a visita técnica e de inspeção nas Unidades Militares sediadas no Oeste do Pará, além de participar, no prédio da “Estação Cidadania”, da reunião de relatoria e apresentação de resultados e de atividades desenvolvidas pela PM na região.

PROGRAMA DE RÁDIO DA PM DESTA FALA SOBRE AS AÇÕES DO PRO PAZ INTEGRADO

​Nesta sexta-feira, 12 de setembro, vai ao ar mais uma edição do programa Estação Segurança, atração semanal, produzida pela Assessoria de Comunicação da PMPA e que todas as sextas-feiras, das 14h às 16h é apresentada na Rádio Nazaré FM (91,3 Mhz).

Nesta sexta, o tenente coronel Mauro Pinheiro, apresentador da edição, entrevistará a Coordenadora do Pro Paz Integrado, Assistente Social Eugênia Fonseca, que falará sobre as ações do Pro Paz Mulher no atendimento às paraenses vítimas de violência, além da importância do dia 23 de setembro, Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

Além da entrevista, as notícias atualizadas da PMPA e dos demais órgãos da Segurança Pública, além de informações, dicas e um cardápio musical especial para os ouvintes que há mais de seis anos acompanham a atração que pode ser acompanhada também pela web, por meio do portal da Fundação Nazaré de Comunicação (www.fundacaonazare.com.br

PM INTENSIFICA AÇÕES NO NORDESTE PARAENSE

Em Bragança, cidade do nordeste paraense, policiais militares do 33º Batalhão PM, sob o comando do tenente coronel Wellington, realizaram no final de semana, várias ações, como: Saturação, Barreira policial e Incursão em toda área de responsabilidade do policiamento pela unidade. Nas ações a PM contou com o apoio da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito.

PM TREINA PROFISSIONAIS EM VÁRIAS FRENTES DE ATUAÇÃO

​Com ênfase no conhecimento e na capacitação para aprimorar as ações de segurança pública, a Polícia Militar do Pará vem realizando cursos de qualificação para o efetivo. O mais recente envolve policiais que atuam diretamente na Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPC). Eles estão sendo treinados para adestrar os animais que serão utilizados nas atividades da PM. O curso também foi aberto para as Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e polícias militares dos Estados do Tocantins, Amazonas, Amapá e Maranhão.

A qualificação acontecerá até 14 de outubro, reunindo 23 alunos, que acompanham desde a formação do cão até a atuação no policiamento. A carga horária é intensa, com o início das atividades por volta das 6h30, prosseguindo até as 18 h. “Se houver necessidade, algumas instruções serão ministradas no período da noite, em virtude da socialização do cão com outros ambientes, inclusive noturnos”, informa o primeiro tenente PM Ênio Félix, coordenador operacional do curso.

OFICIAIS DO QUADRO DE SAÚDE DA PM ORIENTAM SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

​Nos dias 29 de agosto e 5 de setembro, cerca de 108 policiais militares, alunos do Curso de Condutores de Veículos de Emergência, em andamento na PMPA, receberam treinamento em Cuidados Básicos e Primeiros Socorros nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – Cfap, situado no complexo do Comando Geral. 

PM REÚNE COM ÁREA TÉCNICAS PARA PREPARAÇÃO DA 2ª REUNIÃO ESTRATÉGICA

​Na terça-feira, 9 de setembro, foi realizada, nas dependências do Estado Maior Geral da PMPA, no QCG, a segunda reunião para o trabalho de implementação do novo Plano Estratégico da PMPA.

Coordenado pelo Diretor de Pessoal da PMPA, coronel Ruy Lobato e assessorado pelo Grupo de Controle; o encontro contou com a presença dos responsáveis pelas áreas técnicas da Corporação e representantes do Estado Maior Geral, das Diretorias; de Ensino e Instrução, de Finanças, de Pessoal e de Apoio Logístico, além de membros do Comandos; de Policiamento da Capital, de Missões Especiais, Militar de Saúde, de Policiamento Regional de Santarém e dos Batalhões de Polícia Ambiental e de Polícia Rodoviária.

PM ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS PARA O POLICIAMENTO

A Polícia Militar, visando manter atualizado todo o conjunto de equipamentos disponibilizados para uso dos policiais, adquiriu mais 3.000 coletes balísticos, suprindo desta forma, o quantitativo dos equipamentos utilizados no policiamento ostensivo.

Além dos coletes, a frota da PMPA também foi potencializada; vinte viaturas, tipo caminhonete, estão em condições de utilização, tendo como destino a “Patrulha Rural”, estratégia de prevenção e enfrentamento à criminalidade desenvolvido pela PM no interior do Estado; com destaque para as localidades de: Cristo Rei, em Castanhal; Turiaí e Bacuriteua, em Bragança; Boa Vista e Vila de Soledade, em Abaetetuba; Breu Branco, Pacajá, Tailândia, Vila Porto Novo, em Jacundá; Vilas de Curuçambaba e Porto Grande, em Cametá; Vila de Itaquara, em Baião; Vila de Nova Esperança, em Santa Maria das Barreiras e as Vilas de Mirasselva e Nazaré, em Capanema. 

PM APRESENTA PLANEJAMENTO PARA O CÍRIO 2014

Aconteceu na tarde da segunda-feira, 8 de setembro, no auditório do Comando Geral da PMPA, a reunião para apresentação do planejamento das atividades operacionais da PM durante o período do Círio 2014 para os comandos das tropas que irão atuar nos eventos alusivos. De acordo com a tenente coronel Érica, subcomandante do policiamento da capital; “a reunião foi feita com o objetivo de apresentar o planejamento para os comandantes que trabalharão durante o período do Círio deste ano; bem como aos oficiais intermediários que estão envolvidos nas diversas romarias, procissões, festividades e todos os demais eventos que compõe a maior festa religiosa do Brasil; para que eles possam conhecer o planejamento como um todo e a especificidade do trabalho de cada ação estratégica da PM nas mais diversas esferas de atuação”.

PMPA INICIA CURSO DE CONDUTA DEFENSIVA NO MARAJÓ

​A Polícia Militar, iniciou, na região do Marajó, mais precisamente em Cachoeira do Arari, área coberta pelo 8º Batalhão PM, sob comando do tenente coronel Zildomar Sarubby, o Curso de Capacitação de Conduta Policial Defensiva.

Com carga horária de 18 horas/aula e tendo como instrutor o tenente Dos Santos, auxiliado pelo cabo Nonato, o curso tem 24 alunos, todos policiais militares; cabos e soldados, pertencentes a segunda companhia orgânica - 74º Posto Policial Destacado de Cachoeira do Arari.

O objetivo da capacitação é sensibilizar e subsidiar, por meio de conhecimento e prática profissional, os policiais militares sobre os riscos da profissão, ajudando-os a reconhecer as situações de perigo, tanto no serviço quanto na folga, além de proporcionar conhecimentos práticos para evitar a vitimização policial. Na dinâmica de sala de aula, os policiais são estimulados a perguntar e trocar experiências vivenciadas no cotidiano profissional, como nos atendimentos às ocorrências e nos relacionamentos cotidianos, espaços frequentados e outros aspectos preventivos e de resposta rápida.

PM COMEMORA DIA DA PÁTRIA COM PARADA MILITAR EM MARABÁ

Na manhã do domingo, 7 de setembro, Dia da Independência, além da capital, em diversos municípios paraenses houve paradas militares e cívico-militares, quando as tropas das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, com destaque para a PMPA, apresentaram seu efetivo, viaturas e equipamentos para a população que prestigiou a festa da independência em todo o Pará.

Em Marabá, na avenida Antonio Maia, núcleo Marabá Pioneiro, a parada reuniu autoridades e personalidades militares e civis do município, desde as 08h, quando o público presente, destes muitas crianças e idosos, já estava em grande número. A revista à tropa foi realizada pelo General de Brigada Anísio David de Oliveira, acompanhado do coronel Silveira, comandante do policiamento regional da PMPA em Marabá.

Páginas