DETERMINAÇÃO A TODOS OS COMANDANTES DE UNIDADES DA PMPA

Considerando a aprovação da Lei Complementar nº 093/2014 – nova “Lei de Organização Básica” da PMPA, o Diretor Geral Administrativo – DGA, determina a todos os Comandantes das diversas OPM's desta Corporação, que redobrem os esforços para manter atualizados os dados cadastrais de seus respectivos efetivos no SIGPOL, principalmente no tocante a tempo de serviço, situação funcional e comportamento disciplinar, tendo em vista a possibilidade de abertura de processos seletivos internos.

TREINAMENTO E SOLENIDADE EM HOMENAGEM A TIRADENTES – RETIFICAÇÃO

​O Comando Geral da PMPA, por meio do Chefe do Estado Maior Geral da Corporação, coronel Evandro Cunha, retifica as determinações abaixo acerca do treinamento e solenidade em homenagem a Tiradentes, programada para o dia 25 de abril de 2014, sexta-feira, no Hangar Centro de Convenções e Feiras:

1. O treinamento para o evento está confirmado para a terça-feira, 22 de abril de 2014; contudo o mesmo será realizado a partir das 08h, no salão B do Hangar Centro de Convenções e Feiras;

2. Ao Coordenador da Recepção fica definido que o mesmo deverá providenciar 04 (quatro) soldados para a função de “alabardeira”.

SISTEMA DE SEGURANÇA INICIA OPERAÇÃO SEMANA SANTA

O Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará dará início à Operação Semana Santa 2014 na manhã desta quinta-feira (17), com ações conjuntas de policiamento em todas as 15 regiões integradas de segurança pública. A operação terá a coordenação geral da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o apoio das secretarias adjuntas de Gestão Operacional, Gestão Administrativa e Inteligência e Análise Criminal, da Segup.

PM APREENDE DROGAS NO INTERIOR E RMB

Durante operação policial realizada no município de Santa Izabel do Pará, em repressão ao tráfico de drogas, a guarnição comandada pelo sargento Lisboa, do 12º batalhão PM, à frente o tenente coronel Jair, conseguiu apreender um casal de adolescentes, flagrado com 108 petecas de pasta base de cocaína. Questionados sobre a origem da droga, os jovens informaram de quem a tinham adquirido.

No local informado, os policiais militares não encontraram os envolvidos no comércio ilegal mas às proximidades, outro adolescente foi localizado com mais de 30 papelotes de pasta base de cocaína. Um adulto, que circulava pelo local também foi capturado, acusado pelos jovens de envolvimento com o tráfico na região. Todos os envolvidos foram conduzidos para a seccional de Santa Izabel e apresentados à autoridade.

Em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, 390 gramas de cocaína foram localizadas, após averiguação proveniente do “disque-denúncia”, telefone 181. O homem conhecido como “João Carlos”, de 20 anos, estava em sua casa, à alameda I, do loteamento Açaizal, no conjunto Jaderlândia, quando foi pego e com ele encontrado mais 349 papelotes de cocaína, além de uma porção ainda a ser diluída. Para a guarnição do sargento Lemos, cabos J. Vaz e soldado Santos, que atenderam o chamado, é mais uma forte baixa no tráfico de drogas na região. 

Em Tucuruí, a guarnição PM composta pelo capitão Jonildo, cabos Raiol e Clodoaldo e soldados Arthur e Marçal, todos do 13º batalhão PM, à frente o tenente coronel Mascarenhas apreendeu mais um jovem envolvido com o tráfico de drogas na região. Com o mesmo, foram encontradas duas pedras de “óxi”. Alegando ser usuário, o homem revelou de quem tinha adquirido a droga; tratava-se de um adolescente, que com o adulto conhecido como “Alex”, “trabalhava” na venda do entorpecente, que já tinha rendido naquele dia. Ao todo, sete pedras de óxi foram encontradas e encaminhadas, juntamente com os envolvidos para a delegacia local.

PM REALIZA “OPERAÇÃO FUMAÇA” EM SALINAS

Mais uma operação foi deflagrada pela 1ª Companhia Independente PM, sediada em Salinópolis no final de semana, a fim de reduzir o número de ocorrências na localidade e região. A Operação “Fumaça” percorreu as ruas, principalmente visando desarticular ações de grupos envolvidos com o tráfico de drogas, com destaque os que atuam na vila Cruzeiro, município de São João de Pirabas.

Várias comunidades de Salinópolis e Pirabas denunciaram à Polícia Militar que três homens eram responsáveis pelo plantio e venda de maconha na região do salgado. De posse das informações, a equipe de inteligência da companhia Atlântico conseguiu localizar o endereço e confirmou o plantio ilegal, onde parte do bando estava presente. Dias depois, a equipe comandada pelo capitão Barros localizou os criminosos conhecidos como “Edimir”, “Malison” e “Isley”, todos conduzidos para a depol de Salinas.

No local onde o bando se escondia, foram encontrados mais de 500 pés de maconha, espingarda, bufetes e facões. A população local destacou a importância do serviço policial na região.

PM POTENCIALIZA OPERAÇÕES E AÇÕES NO FINAL DE SEMANA

Visando garantir a segurança da população, a Polícia Militar desenvolve diversas operações neste final de semana, bem como uma ação integrada de cunho cívico-social. Desde a sexta-feira, 11, até o domingo, 13 de abril, serão efetivadas as atividades policiais com emprego de tropa, tanto na modalidade à pé quanto motorizado, a cavalo e com uso de cães, utilizando o efetivo de todos os batalhões da capital e contando com o apoio dos demais comandos intermediários da PM, como o Comando de Policiamento Especializado – CPE,  o Comando de Policiamento da Região Metropolitana – CPRM e o Comando de Missões Especiais - CME, além do Comando de Policiamento da Capital – CPC.

TERMO DE COMPROMISSO FIRMADO NA SEGUP

TERMO DE COMPROMISSO

Aos nove dias do mês de abril de 2014, reuniram-se na sala plenária do CONSEP os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, do Ministério Público Estadual, OAB, SDDH, Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública, entidades de classe dos militares estaduais e representantes do movimento de praças militares abaixo assinados e, após deliberação, acordaram o que segue:

Páginas