DIRETORIA DE ENSINO DA PM CONVOCA PARA O CAS 2015

​O Diretor de Ensino e Instrução da PMPA, coronel Jean Marcel da Costa Salim, convoca para fins de consulta, as Praças abaixo nominadas para que se manifestem por escrito a respeito do interesse ou não, de frequentar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2015 (CAS/15), com início previsto em agosto e duração prevista de 6 meses, encaminhando a manifestação para a Diretoria de Ensino e Instrução até o dia 03 de junho de 2015 (quarta-feira). Segue a relação com 69 sargentos, lembrando, no entanto que:

Tão logo definido o número de vagas, estas serão preenchidas com base nas manifestações positivas, em ordem de antiguidade dos interessados, ficando os demais com a expectativa de serem convocados para o próximo CAS, com previsão para o 2º semestre de 2016. A falta de manifestação no prazo indicado ou a negativa implicará na desistência do CAS 15.

A manifestação positiva implicará na transferência por interesse própria para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças em Belém-PA, quando da matrícula no CAS 15.

PMPA GARANTE A SEGURANÇA ENTRE AS TORCIDAS DE PAYSANDU E CEARÁ

​As equipes de Paysandu e Ceará, se enfrentaram na tarde do último sábado, 23 de maio, no Estádio Olímpico do Pará – o Mangueirão, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. No evento, que contou com um bom público, 600 policiais militares, sob comando do tenente coronel Antonio Cavalcante, garantiram a segurança dos quase 12 mil torcedores que estiveram presentes, tanto nas dependências do estádio quanto na área circundante ao chamado “colosso do Benguí”, conforme a crônica esportiva local.

Para o major Varela, subcomandante do policiamento “a expectativa do policiamento era a melhor possível, tendo em vista que seiscentos policiais foram escalados para o policiamento, número compatível com um jogo sem perspectivas de confronto entre as torcidas adversárias, uma vez que ambas são parceiras. Tudo está sendo realizado conforme o planejamento, tanto no gramado quanto nas arquibancadas e no policiamento externo, de acordo com levantamentos e a experiência em jogos anteriores, com base em dados estatísticos”

PMPA RENOVA FROTA COM NOVAS VIATURAS ENTREGUES PELO GOVERNO DO PARÁ

​Na tarde da sexta-feira, dia 22 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras, foi realizada, pelo Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, no ato representando o Governador do Estado, Simão Jatene; a entrega de vinte e duas novas viaturas equipadas para o policiamento e equipamentos para as unidades pertencentes ao Comando de Policiamento Especializado da PM, à frente o coronel Arthur Moraes.

Para o Comandante Geral, a disponibilidade das novas viaturas é mais uma demonstração do contínuo investimento que o Governo do Estado tem feito em Segurança Pública. "Estamos renovando toda a frota locada para a Polícia Militar, não só na capital, como de todo Estado. Desta forma, o Governo do Estado, verificando as condições de trabalho e a segurança do policial militar, investiu na troca dos veículos que tem mais de dois anos de uso”.

Ainda em 2015, a PM irá trocar toda a frota de utilitários e viaturas das unidades operacionais; ou seja, da frota que é usada na rua, nas ações rotineiras operações realizadas diariamente, isso é importante para que o policial tenha à sua disposição os meios e recursos adequados para trabalhar e melhorar ainda mais sua produtividade". (Colaboração: Texto e Imagens: CPE)

AÇÃO RÁPIDA E INTEGRADA DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL ELUCIDA LATROCÍNIO DE UNIVERSITÁRIO

​A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordena esforços das Polícias Militar e Civil para garantir a elucidação rápida do latrocínio do estudante universitário Lucas Silva da Costa, morto durante assalto na madrugada deste sábado, 23. A prova da celeridade em responder ao latrocínio que vitimou o jovem estudante, veio pelo trabalho de duas equipes do 1º Batalhão da PM.

De acordo com o tenente-coronel Marco Cidon, comandante daquele BPM, logo após o Ciop (Centro Integrado de Operações) ter informado o delito, menos de 30 minutos após, Francisco Martins Costa, 19, e Matheus Eduardo Carvalho, 20, foram presos na travessa Mauriti, esquina com a avenida João Paulo II, duas quadras do local do latrocínio – travessa Angustura com avenida Almirante Barroso, onde funciona um posto de gasolina.

50 ANOS DO FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FASPM É O TEMA DO ESTAÇÃO SEGURANÇA DESTA SEXTA-FEIRA

O programa de rádio FM Estação Segurança, atração produzida pela Assessoria de Comunicação da PMPA e que vai ao ar todas as sextas-feiras, das 14 às 16h pela Rádio Nazaré FM (91,3MHZ) tem como tema neste 22 de maio, os 50 anos de criação e atividades do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar – FASPM.

Na entrevista ao vivo, o tenente coronel Luiz Cleber Barbosa, subdiretor do FAS fala sobre as atividades e s desafios do Fundo e as perspectivas no trabalho, tanto na capital quanto no interior paraense. Além da entrevista, informações notícias, as dicas de segurança e música para os ouvintes que há quase 8 anos acompanham a atração que pode ser ouvida via web pelo portal da Fundação Nazaré de Comunicação (www.fundacaonazare.com.br) e também da PMPA.

COMANDANTE GERAL DA PM PRESIDE 7ª REUNIÃO DO CONAD/FUNSAU

O Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos, participou na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, da 7ª Reunião do Conselho Administrativo do Fundo de Saúde da PMPA – Conad. O encontro foi realizado na sala de reuniões do Gabinete do Comandante.

Presentes na reunião, além do Comandante Geral da PM, que é Presidente do Conad; o coronel Naum Fernandes, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará; os coronéis; Orlando Melo, Diretor do Corpo Militar de Saúde da PM e Raimundo Nonato Raiol, Diretor do Funsau; além do major bombeiro militar Edinaldo Rabelo, representante dos Oficiais BM; o subtenente Rubens Cardias, representante das praças BM e o subtenente Manoel do Espírito Santo, representante das Praças PM.

POLICIAIS MILITARES DE SAPUCAIA PRENDEM ACUSADOS DE LATROCÍNIO NO TOCANTINS

​Policiais militares do 85º Pelotão de Destacamento do 17º Batalhão PM, prenderam nesta quarta-feira, 20 de maio, dois acusados do crime de latrocínio na cidade de Araguaína, Estado do Tocantins, que teve como vítima um motorista de táxi chamado Elesbão Silva.

Segundo o levantamento policial, após cometerem o crime, os acusados fugiram no carro da vítima, um veículo Toyota modelo Etios, atravessando para o Estado do Pará pela balsa que sai da Vila São José, que fica na divisa com o Tocantins. Ainda de acordo com as informações levantadas, desta vez aos acusados, a vítima foi morta com 6 tiros de revólver calibre 38 e teve seu corpo jogado em um córrego da cidade de Santa Fé, também em Tocantins. Os criminosos, após o crime, seguiram com destino a São Félix do Xingu, no Pará e ao chegarem próximo à sede da Fazenda Rio Vermelho, a 25 km de Sapucaia, colidiram o carro e não conseguiram seguir viagem, ficando em Sapucaia, onde passaram a noite.

BATALHÃO DA PM EM MARITUBA REALIZA OPERAÇÃO DUAS RODAS

Na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, o 21º Batalhão PM, sediado em Marituba, região metropolitana de Belém, unidade comandada pelo tenente coronel Lucas e integrante do Comando de Policiamento Metropolitano, à frente o coronel Heldson Tomaso, realizou, com apoio da Diretoria Municipal de Trânsito – Diretran e da Guarda Municipal, a Operação “Duas Rodas”.

A operação, que contou ainda com apoio de uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública – Graesp, reuniu cerca de 80 homens das diversas instituições envolvidas, conseguindo remover 30 das mais de 350 motocicletas fiscalizadas, todas 30 irregularmente trafegando no município. Além das remoções, 44 autuações foram efetivadas em 12 veículos de passeio, os quais apresentaram problemas na documentação veicular ou na do condutor. Foram mais de 100 automóveis fiscalizados, sendo 4 removidos. A operação também se estendeu para a abordagem a transeuntes e ciclistas.

BATALHÃO DE EVENTOS DA PM É HOMENAGEADO PELA FPF E PRESTA APOIO A MAIS EVENTOS DESPORTIVOS

Na tarde da terça-feira, dia 19 de maio, o Batalhão de Polícia de Eventos da PMPA, foi homenageado com a Medalha de “Honra ao Mérito” pela Federação Paraense de Futebol.

A homenagem à unidade, que atualmente é comandada pelo tenente coronel Sidney Profeta, e integra o Comando de Policiamento Especializado da PM - CPE, à frente o coronel Arthur Moraes, foi realizada nas dependências do comando intermediário, quando o Batalhão foi representado pelo capitão Jackson. A escolha do BPE para a Medalha se deu pelos “bons serviços prestados por ocasião dos policiamentos em jogos de futebol realizados neste Estado”, conforme justificativa integrante do processo de indicação para a comenda.   

 

CORRIDA ADEPOL: Também na terça-feira, 19 de maio, representantes da Polícia Civil paraense estiveram na sede do BPE para formalizar a solicitação de apoio por parte da PMPA no reforço das ações e segurança no entorno e adjacências do campus Guamá da Universidade Federal do Pará no próximo 31 de maio, domingo, ocasião em que onde será realizada a I Corrida e Caminhada da Adepol-PA.

Mais de mil atletas são esperados para o evento desportivo que contará com a presença do Secretário de Segurança Pública, General Jeanot Jansen; do Delegado Geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, além do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos e outras autoridades. O BPE confirmou o apoio ao evento e a composição no planejamento geral da atividade desportiva. (Texto e Imagens: Colaboração CPE)    

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA – INSCRIÇÕES ABERTAS

A Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA comunica que foi informada que até o dia 22 de maio de 2015, estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao provimento de 60 vagas para o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, com ênfase em Desenvolvimento de Pessoas e Políticas Públicas e Governança, a ser realizado pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.egpa.pa.gov.br 

NOTA DE PESAR – CABO JOSIAS CIRILO

​A Polícia Militar do Pará, por meio de seu Comandante Geral, coronel Roberto Campos, Oficiais e Praças da Corporação, comunica com profundo pesar o falecimento do cabo PM Josias Cirilo Rego, integrante do efetivo do 24º Batalhão PM, após período de tratamento médico intensivo provocado pela vitimização do militar por projétil de arma de fogo quando o mesmo participava de um evento de tomada de refém em 8 de maio corrente, ocasião em que o policial foi gravemente ferido em circunstâncias que estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar.

O cabo Cirilo, que tinha 42 anos de idade, deixa a família miliciana, seus amigos e demais familiares com saudades de sua convivência, mas na certeza que Deus o acolherá e dará o conforto necessário a todos os que o tinham como pai, amigo, companheiro.

PMPA DEFLAGRA OPERAÇÃO SELENE COM BARREIRAS OSTENSIVAS EM BELÉM

​Na noite do sábado, 16 de maio, a PMPA, por meio das unidades integrantes do Comando de Policiamento Especializado, à frente o coronel Arthur Moraes, realizou a Operação Selene, envolvendo setenta e seis policiais militares, distribuídos em policiamento à pé, em viaturas e motocicletas.

Na operação, que esteve integrada ainda a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém), regiões previamente mapeadas foram alvo das fiscalizações, com barreiras foram formadas na área do 1° Batalhão PM, coordenadas pelo major Rodrigues, efetivadas nos perímetros travessa Antônio Baena e avenidas Marquês de Herval e João Paulo II, em frente ao Batalhão Ambiental da PMPA e na avenida Senador Lemos em confluência com a travessa Barão do Triunfo, com mais três barreiras formadas na área do 24° Batalhão PM, coordenadas pelo major Ricardo, distribuídas na estrada do Tapanã, próximo a um templo evangélico, na  estrada da Yamada com rua Jonh Engenhard e na avenida Independência próximo à rodovia Mário Covas.

PMPA HOMENAGEIA AS MÃES POLICIAIS COM SANTA MISSA

A Polícia Militar do Pará celebrou, na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, a Santa Missa em intenção pelas Mães, no Oratório N. Sa das Graças, no complexo do antigo Comando Geral, bairro do Marco em Belém.

O evento religioso, que foi presidido pelo Padre Vicente Lotte, pároco da Igreja Cristo Rei, situada em Ananindeua, uma vez que o Capelão da PMPA, coronel Eloy Waith está em viagem a serviço, participando do encontro nacional de capelães militares, foi organizado pela equipe de Liturgia da Capelania da PMPA. 

PROJETO “RIBEIRINHOS DA PAZ” LEVA CRIANÇAS DA URUBUOCA PARA SESSÃO DE CINEMA

​Em mais uma ação do projeto “Ribeirinhos da Paz”, desenvolvido por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Fluvial – CIPFLU, à frente o major Elton, aconteceu na terça-feira, 13 de maio, a ação “Cinema para todos”, realizada em parceria com o Centro Cultural “Tancredo Neves” – Centur.

O objetivo da ação foi promover momentos de entretenimento para as crianças da ilha do Urubuoca e proximidades, atendidas regularmente pelo projeto que se estende ainda pela comunidade das ilhas. Com estas ações, o “Ribeirinhos da Paz” busca aproximar a comunidade da instituição policial militar, proporcionando às crianças a oportunidade de participarem de atividades que envolvam a educação, esporte, cultura e lazer. O evento desta terça-feira foi avaliado como muito importante, tanto pelos policiais quanto, e principalmente, pelas crianças, que em sua maioria nunca havia participado de uma sessão de cinema.

CORREGEDORIA DA PM INICIA PROJETO DE COMUNICAÇÃO VIA WEB COM COMISSÕES DO INTERIOR PARAENSE

A Corregedoria Geral da PMPA, à frente o coronel Vicente Braga, realizou nesta sexta-feira, 15 de maio, a primeira etapa do projeto de comunicação integrada com as comissões de correição do interior do Estado.

Utilizando os meios de comunicação em tempo real via web, a Corregedoria Geral em Belém, discutiu diversos assuntos e orientações com a Comissão de Correição da PM em Santarém e o resultado foi considerado bastante satisfatório, animando a todos desenvolverem novas interfaces para a comunicação com o interior.

Para o Corregedor da PM, a reunião com os membros de correição do oeste paraense só demonstra o quanto as novas tecnologias podem ser importantes instrumentos para potencializar ações preventivas e de acompanhamento dinâmico do trabalho da Corregedoria em todas as regiões, integrando assim com o serviço realizado na capital.

ESTADO MAIOR GERAL DA PM DISCUTE AÇÕES DO PLANO ESTRATÉGICO DA CORPORAÇÃO

Os Oficiais integrantes das diversas seções do Estado Maior Geral da PMPA, sob a coordenação do coronel Lázaro Saraiva, Chefe do EMG, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 14 de maio, em reunião ordinária, a fim de discutir questões ligadas a apresentação do Plano Estratégico da PMPA para o efetivo PM.

O objetivo maior que o EMG da PM quer alcançar é possibilitar a cada policial militar o conhecimento do plano que orienta as ações da Instituição e assim permitir e motivar como cada policial pode contribuir para sua execução, contando com o compromisso e a responsabilidade de toda a tropa miliciana.

Após o lançamento do plano, várias outras ações do EMG já estão programadas, incluindo; palestras, cursos de capacitação e outras estratégias formativas e orientativas cujo intuito é dar publicidade ao contido no referido planejamento institucional.

CENTRO DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL PARTICIPA DE SEMINÁRIO E APRESENTA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO NA PMPA

Na semana do Assistente Social, mais precisamente, na quarta-feira, 13 de maio, aconteceu o II Seminário sobre o Serviço Social nas Organizações Militares da Amazônia, evento promovido pelo Hospital da Força Aérea Brasileira e que contou com representantes das Forças Armadas e Forças Auxiliares, além de profissionais de outras instituições.

Na programação, palestras com temas como: “O Serviço Social no Comando da Aeronáutica”,  “A atuação do Assistente Social no I Comando Aéreo Regional” , “O Serviço Social e a Saúde do Trabalhador no Poder Judiciário- a intervenção do Assistente Social na prevenção do adoecimento laboral”, “A Política de Assistência Social e os desafios dos Direitos Sociais”, “A questão social na Amazônia” e “O Serviço Social nas Organizações Militares da Região Amazônica- Pesquisa sobre a Prática Profissional”, as quais trouxeram diferentes percepções sobre a temática do Serviço Social no meio militar.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA PM COMPLETA 33 ANOS DE ENSINO

Sob a presidência do Comandante Geral da PMPA, coronel Roberto Campos e contando com a presença de autoridades e personalidades, além de ex-comandantes da Unidade Escola, foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, a solenidade comemorativa aos 33 anos de criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças coronel Moreira – Cfap.

 

Após a apresentação da tropa representativa ao Comandante Geral da PMPA, pelo capitão Reinaldo Borcém, a solenidade iniciou já com a execução da canção do CFAP, que foi entoada em uníssono pela tropa presente, composta dos aunos do Curso de Formaçao de Sargentos e demais integrantes do CFAP, além da Banda de Música da Corporação.

 

Na sequência, foram homenageados os subtenentes Raimundo Barbosa e Antonio Peniche, que ingressaram na Reserva Remunerada da PMPA; condecorados com a Medalha de Bons Serviços, de 20 e 10 anos prestados, os policiais; major Selma Fernandes, capitão Marcélia Chaves, sargentos Willian Oliveira, Rita Chagas e Antonio Bragança, além do cabo Carlos Alberto Silva – 20 anos; o tenente Gilmar Mendes eos sargentos Uziel de Oliveira e Gerson Rodrigues – 10 anos.

Páginas