DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

O COMANDANTE GERAL DA PMPA, no uso de suas atribuições legais,
DETERMINAa todos os Corregedores, Comandantes, Diretores e Chefes, que encaminhem
o mapa de gastos de combustível das viaturas que estão sob sua responsabilidade, até o dia
10 do mês subsequente, para a Diretoria de Apoio Logístico da PMPA, e para o email:
combustivelpmpa@gmail.com.

Conforme a planilha em anexo no BG 195 de 24/10/2014, Páginas 11 e 12.

CAPELANIA PMPA CONVOCA

    O Capelão da Polícia Militar, coronel Eloy Waith, visando a estruturação dos serviços da Capelania, no Serviço de Assistência Religiosa – SAR, previstos na Lei de Organização Básica da PMPA de janeiro de     2014, convoca os policiais militares que queiram participar como representantes das denominações religiosas professadas no âmbito da Corporação, para manifestar sua intenção neste sentido e assim colaborar com as ações desenvolvidas de assistência religiosa e espiritual na instituição. Para tanto, faz-se necessário encaminhar até o dia 14 de novembro de 2014; para o email:  capelaniapm.sar@gmail.com, seus dados pessoais como: nome completo, RG, graduação ou posto, OPM onde está lotado, número de telefone e endereço de email e a religião que professa, a fim de facilitar o contato para posterior reunião. 

BATALHÃO DA PM EM BRAGANÇA VALORIZA E APERFEIÇOA EFETIVO

​Com o objetivo de valorizar os profissionais que diuturnamente trabalham para a proteção e defesa da sociedade bragantina, o comando do 33º Batalhão PM, sediado em Bragança, realizou mais um evento de Destaque Operacional, homenageando os militares da unidade que se destacaram na realização de suas atividades operacionais na região.

Após análise dos diversos nomes de policiais que concorriam ao justo reconhecimento, foram escolhidos os militares; cabo Percival e soldados Helder e Assunção integrantes da guarnição que apreendeu em ocorrência recente, mais de 3 quilos de substâncias entorpecentes, apreendeu 4 armas de fogo, além da prender acusados por roubos na cidade e apresentar relevante número de Boletins de Ocorrência Policial Militar, registrados em razão do trabalho operacional desenvolvido.

Em suas palavras aos policiais, o tenente coronel Wellington, comandante do 33º Batalhão, agradeceu o empenho dos militares e entregou a todos os integrantes da referida guarnição os certificados de Destaque Operacional, concedendo ainda período de folga a que fizeram jus por sua atuação no enfrentamento à criminalidade local.

COMANDO DE MISSÕES ESPECIAIS DA PM COMEMORA 15 ANOS COM PERÍODO FESTIVO

A Polícia Militar do Pará, comemorará no dia 7 de novembro, com a solenidade militar, os 15 anos de criação do Comando de Missões Especiais, que integra unidades como os Batalhões de Polícia de Choque e de Polícia Tática, as Companhias Independentes de Polícia Fluvial, de Policiamento com Cães, de Missões Especiais e o Regimento de Polícia Montada.. Atualmente, o CME é comandado pelo coronel Leão Braga.

Contudo, além da solenidade do dia 7 de novembro, outros eventos comporão o período festivo de aniversário do Comando, que sempre está presente nas mais variadas atuações da PMPA, principalmente nos casos específicos de atuação e nas ações de recobrimento policial militar, de controle de distúrbios civis e em outras ações que exijam técnica, preparo, conhecimento e experiência e que envolvam situações de complexidade, quer na área urbana ou mesmo no meio rural, em eventos esportivos, nas casas penais do Estado, em ações que reúnem grande público e de necessidade de tropa especializada.

EQUOTERAPIA DA PM PROMOVE MANHÃ ALEGRE

​O Programa de Equoterapia, da Unidade de Reabilitação (UREAB), da PMPA, comemorou o “Dia das Crianças” na terça-feira, 14 de outubro.

No evento festivo, toda a equipe multiprofissional do programa, atualmente sob o comando da tenente coronel Gláucia Brito, esteve presente junto aos praticantes de equoterapia, além de familiares e colaboradores que compareceram na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar (COPM), em Anaindeua.

Brincadeiras, animação, sol, música e piscina reuniram os que se unem regularmente para o serviço de atenção a tantos jovens que confiam na seriedade e no profissionalismo do programa que faz parte das ações da PMPA e que todos os anos vem promovendo atividades integrativas como a manhã alegre no COPM, evento que integra o calendário anual do Centro Interdisciplinar de Equoterapia (CIEQ) e que objetiva fortalecer a integração de todos.

PM APREENDE 4 VEÍCULOS ROUBADOS E PRENDE QUADRILHA EM RONDON

​Em Rondon do Pará, sudeste do Estado, policiais militares da 11ª Companhia Independente de Policia Militar, unidade integrante do Comando de Policiamento Regional de Marabá – CPR 2, à frente o coronel Silveira; cabo Cunha e soldados Geovane, D. Araújo, F. Santos e De Sá, apreenderam, durante abordagem de fiscalização, quatro motocicletas que estavam com registro de roubo.

Com os veículos ainda foram pegos; um adulto, conhecido como “Cleison” e mais quatro adolescentes de 15, 13, 17 e 16 anos, respectivamente, os quais, apreendidos, foram conduzidos à autoridade para os devidos encaminhamentos legais.

SANTA IZABEL RECEBE NOVO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes, esteve presente na tarde/noite desta sexta-feira, 24 de outubro, na entrega à população de Santa Izabel do Pará, nordeste paraense, do novo Batalhão de Polícia Militar. Conhecido pela denominação de "Batalhão Coronel Odomar", o 12º BPM é realidade após período de investimento de tempo, recursos e esforços conjuntos do Governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da PMPA, para disponibilizar mais uma unidade militar no serviço e proteção da comunidade da região izabelense e municípios que terão efetivo, equipamentos e viaturas em condições de trabalho e disponibilidade para prevenir e reprimir ações delituosas de toda ordem.

Integrante do Comando de Policiamento Regional de Castanhal (CPR 3), à frente o coronel Paulo Garcia, o 12º Batalhão PM tem em seu comando o tenente coronel Jair Cruz e no subcomando o major Alex Pereira além de um conjunto de Oficiais e Praças capacitados para a atuação em diversas frentes além de compor ações e operações com as demais forças de Segurança Pública presentes na região, como por exemplo; a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o Detran,  Susipe e outros entes, inclusive municipais e federais.

AVISO CORPO MILITAR DE SAÚDE

O Diretor do Corpo Militar de Saúde - CMS, coronel Edson José da Costa Bentes, informa que em função da desratização e desinsetização pulverizada, nas dependências físicas da Odontoclínica-ODC da PMPA, não haverá atendimento odontológico de urgência e emergência, no dia 25 de outubro de 2014 (Sábado), a partir das 08 horas.

PM INICIA CURSO DE TÁTICAS OPERACIONAIS EM MARABÁ

​Aconteceu na manhã da segunda-feira, 20 de outubro, a solenidade de abertura e aula inaugural do Curso de Ações Táticas Operacionais PM/ edição 2014, polo Marabá.

Prevista para ser realizada nas dependências do 4º Batalhão PM, sediado em Marabá, no período de 20 de outubro a 09 de novembro, a formação possui em seu desenho curricular 08 disciplinas e compreenderá 209 horas/aula de atividades teórico-práticas, visando “atender as necessidades de emprego das Técnicas e Táticas Especiais na Região Sudeste do Estado”, conforme cita o projeto pedagógico do curso.

MOTOPATRULHAMENTO DA PM EM SANTARÉM INTENSIFICA AÇÕES DE POLICIAMENTO

​Em Santarém, oeste do Pará, área de atuação do 3º Batalhão PM – Batalhão Tapajós, unidade comandada pelo tenente coronel Carlos Oliveira e que integra o primeiro Comando de Policiamento Regional, a Polícia Militar vem intensificando a atuação do serviço de motopatrulhamento (GMP), o qual tem dado excelentes resultados no enfrentamento à criminalidade local.

Exemplo desta atuação, foi a detenção de criminosos em recente operação desencadeada pelas guarnições compostas pelo cabo Pinho e soldados Uderley e M. Ribeiro (Alfa) e guarnição Charlie, quando foram apreendidas armas e drogas após os policiais terem reconhecido parte de um bando, acusado de roubos e outros crimes na área de Santarém. O grupo foi capturado e apresentado na delegacia local.

PROJETO “RIBEIRINHOS DA PAZ” COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS COM COMUNIDADE DO URUBUOCA

O projeto “Ribeirinhos da Paz”, atividade iniciada pelo major Firmino, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial e que atende crianças de duas ilhas próximas de Belém; a Ilha do Urubuoca e do Combu, dando assistência para mais de 260 crianças, comemorou mais um Dia das Crianças de forma muito festiva.

Com apoio do denominado “Grupo de Ouro”, confraria formada desde 1949, cujos integrantes ficaram sensibilizados com o projeto, tanto que desde fevereiro vem colaborando com o trabalho, quando doaram quimonos e violões para as crianças atendidas, foi desenvolvida mais uma atividade solidária; desta vez, por conta do Círio de Nazaré e a festa do Dia das Crianças.

​Integrando ações e fortalecendo a fraternidade, principalmente para atender as crianças que não tem como ganhar presentes neste dias em virtude da situação carente de suas famílias, foram unidos os esforços do Sindarpa (Sindicato dor Armadores do Pará), da Companhia Fluvial e do Grupo de Ouro e uma coleta para arrecadar fundos necessários para comprar presentes para as crianças da Ilha do Urubuoca. A ação contou também com o auxílio de policiais militares do Corpo Militar de Saúde da PM, por meio da Odontoclinica, que se voluntariaram para acompanhar a ação e dar instrução na área da saúde bucal, distribuindo ao final, quites odontológicos para os participantes do evento. 

IMAGEM PEREGRINA DE N. Sa. DE NAZARÉ VISITA O BATALHÃO DE CASTANHAL:

Integrados à gande festa do Círio de N. Sa de Nazaré, o 5º Batalhão PM, sediado em Castanhal, nordeste paraense, recebeu a imagem peregrina da Virgem, emocionando a todos os que professam a fé católica e mesmo outros tantos, alguns, até de outras denominações religiosas, mas que integraram a recepção que foi coroada com a celebração da Santa Missa.

Na oportunidade, o tenente coronel França, comandante do Batalhão, enfatizou a importância da visita da imagem da “padroeira dos paraenses”, bem como, de poder manifestar a fé que tantos policiais professam no âmbito da Corporação. A recepção no batalhão Magela, que já compõe a agenda do município em outubro, soma-se a outras manifestações devocionais como a romaria do Círio na “Cidade Modelo”, que percorre o trajeto de quase 10 quilômetros, ocasião em que a Polícia Militar se faz presente, garantindo a segurança dos romeiros e turistas que fazem de Castanhal, uma das cidades de maior relevância nas comemorações marianas.

Páginas