DETERMINAÇÃO A TODOS OS COMANDANTES DE UNIDADES DA PMPA

Considerando a aprovação da Lei Complementar nº 093/2014 – nova “Lei de Organização Básica” da PMPA, o Diretor Geral Administrativo – DGA, determina a todos os Comandantes das diversas OPM's desta Corporação, que redobrem os esforços para manter atualizados os dados cadastrais de seus respectivos efetivos no SIGPOL, principalmente no tocante a tempo de serviço, situação funcional e comportamento disciplinar, tendo em vista a possibilidade de abertura de processos seletivos internos.

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

A Polícia Militar do Pará, por meio de seu Comando Geral, Oficiais e Praças da corporação de Fontoura, extensivo a toda a família miliciana, deseja a todos os seus militares estaduais, operadores de segurança pública componentes do sistema estadual de segurança pública e defesa social, servidores civis voluntários, fornecedores e colaboradores e à sociedade paraense, uma Feliz e abençoada Páscoa. Que a alegria do Cristo Ressuscitado seja a vossa força para construir a paz e combater todo o mal e toda iniquidade. Aleluia! Cristo ressuscitou, verdadeiramente, Ele vive para sempre!

PM ULTIMA PREPARATIVOS PARA GRANDE SOLENIDADE A TIRADENTES

​Já está quase tudo pronto para a festa da sexta-feira, 25, quando a Polícia Militar do Pará, comemorará o Dia de Tiradentes, em homenagem ao Alferes de Cavalaria Joaquim José da Silva Xavier, que deu sua vida na luta pela independência do Brasil, no evento que ficou para a história conhecido como a “Inconfidência Mineira”.

A solenidade deste ano, que homenageia o patrono das Polícias Militares do Brasil, será efetivada pela segunda vez, no Hangar Centro de Convenções e Feiras, a partir das 19h, sendo presidida pelo Governador do Pará, Simão Jatene, comandante supremo da Força e contando com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, comandantes das Forças Armadas na região, personalidades militares e civis, além da grande família miliciana; público que será recepcionado pelo anfitrião da festa, o Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Borges Mendes e pelo co-anfitrião do evento, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, DPC Luiz Fernandes.

Na solenidade, serão homenageadas com a Medalha do Mérito Tiradentes personalidades civis e militares que tem colaborado com as atividades da PMPA, além do anúncio dos condecorados com as medalhas de bons serviços, de 10 anos (390 agraciados), 20 (541 agraciados) e 30 anos (18 agraciados), os policiais militares que ao longo de suas carreiras tem trabalhado de forma destacada para o engrandecimento da Corporação. Mas o momento mais esperado da festa, é o anúncio dos nomes dos Oficiais e Praças promovidos, respectivamente, aos postos e graduações da hierarquia policial militar, com destaque para os 11 novos coronéis PM.

Em números, a solenidade cívico-militar impressiona; ao todo, 141 pessoas (entre civis e militares), serão agraciadas com a Medalha Tiradentes, além de 210 Oficiais e 648 praças, que terão progressão funcional com as promoções que somam um dos maiores quantitativos de promoções da Polícia Militar do Pará nos seus quase duzentos anos de criação; ou seja, um reconhecimento funcional especial, proporcionado pelo Governo do Pará e pelo Comando da Corporação. 

REFORMA E VEÍCULOS OTIMIZAM BATALHÃO DA PM EM BREVES

Com cerca de 100 mil habitantes – segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, o município de Breves, no arquipélago do Marajó, sofria, até pouco tempo atrás, com a violência crescente na cidade. Roubos, assaltos e o tráfico de drogas eram os crimes que mais preocupavam os moradores do local, como a dona de casa Ivanilda Lobato, de 34 anos. Mãe de três filhos pequenos, ela conta que se sentia acuada e sem ter com quem contar diante de uma polícia mal alocada e sem recursos materiais e humanos.

Hoje, a realidade é outra. A chegada de novas viaturas e embarcações, o aumento do contingente policial e a reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar do Pará – Sentinela do Marajó trouxeram de volta a paz e a tranquilidade tão esperadas pela dona de casa. “Há tempos a nossa segurança aqui era precária. Havia muita criminalidade, principalmente em função da venda de drogas. Agora, tudo melhorou bastante. Temos motos, viaturas e muitas coisas que aconteciam antes já não têm mais ocorrido, acredito que muito em função do esforço das Polícias, tanto a Militar quanto a Civil. A chegada da Delegacia da Mulher também é motivo de muita felicidade para nós”, aponta.

 

POLICIA MILITAR GARANTE SEGURANÇA COM OPERAÇÕES DIVERSAS EM BELÉM

A Polícia Militar, mesmo com o grande efetivo que se deslocou para o reforço do policiamento fora da capital, na Operação Semana Santa 2014, atividade integrada com os demais órgãos de segurança pública estaduais e em parceria com órgãos municipais; manteve, por meio do Comando de Policiamento da Capital - CPC, além do efetivo comumente utilizado para a segurança em Belém, o reforço de policiais em operações específicas para garantir a tranquilidade e a proteção da comunidade belenense e em localidades como Icoaraci e Outeiro.

Nas áreas dos shoppings centers e no comércio, a PM realiza a operação “Reforço nos Shoppings”, que compreende a intensificação do policiamento ostensivo a pé, com apoio motorizado, em rondas permanentes, visando coibir a prática de ilícitos e garantir o sossego público nas praças, comércio e nos shoppings da cidade. Para isso, a fiscalização também realiza abordagens e revista pessoal no maior número possível de pessoas que estejam circulando a pé, de bicicleta, de motocicletas ou mesmo em veículos automotores, além de revistas a pessoas em grupos, dispersando possíveis aglomerações e ações delituosas, além de combater o tráfico e mesmo o comércio de drogas.

PM EM SANTARÉM REÚNE COM A COMUNIDADE RURAL

Em Santarém, oeste do Pará, aconteceu, na quarta-feira, 16, a reunião proposta pela comunidade local, entre os moradores das regiões do planalto santareno, da rodovia PA 370 (Curuá-Una) e das zonas rurais de Santarém com o comandante do policiamento regional de Santarém (CPR I), tenente coronel Anthenor Oliveira.

No evento, os principais itens da pauta foram as necessidades na área de segurança pública de cada comunidade representada, bem como as ações implementadas no policiamento e os serviços de parceria com a prefeitura municipal; com destaque para as atividades de infraestrutura viária das vicinais da região.

TREINAMENTO E SOLENIDADE EM HOMENAGEM A TIRADENTES – RETIFICAÇÃO

​O Comando Geral da PMPA, por meio do Chefe do Estado Maior Geral da Corporação, coronel Evandro Cunha, retifica as determinações abaixo acerca do treinamento e solenidade em homenagem a Tiradentes, programada para o dia 25 de abril de 2014, sexta-feira, no Hangar Centro de Convenções e Feiras:

1. O treinamento para o evento está confirmado para a terça-feira, 22 de abril de 2014; contudo o mesmo será realizado a partir das 08h, no salão B do Hangar Centro de Convenções e Feiras;

2. Ao Coordenador da Recepção fica definido que o mesmo deverá providenciar 04 (quatro) soldados para a função de “alabardeira”.

SISTEMA DE SEGURANÇA INICIA OPERAÇÃO SEMANA SANTA

O Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará dará início à Operação Semana Santa 2014 na manhã desta quinta-feira (17), com ações conjuntas de policiamento em todas as 15 regiões integradas de segurança pública. A operação terá a coordenação geral da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o apoio das secretarias adjuntas de Gestão Operacional, Gestão Administrativa e Inteligência e Análise Criminal, da Segup.

Páginas