BATALHÃO DE EVENTOS JÁ APLICA GUIA DE SEGURANÇA EM PRAÇAS DESPORTIVAS

Embora O Batalhão de Eventos da PMPA, BPE, tenha divulgado formalmente  o "Guia de Recomendações para Atuação das Forças de Segurança Pública em Praças Desportivas" no dia 27 de junho, em reunião formal com o Minitestério Público, Clubes e torcedores, desde do  11 do mesmo mês, por ocasião do último jogo no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), o efetivo da Unidade já vinha testando as recomendações do refeido guia. Garantiu-se a segurança de  12.000 torcedores presentes com o planejamento, orientação e distribuição do efetivo de  377 policiais de acordo com as diretrizes de segurança que se pretendem consolidar com o guia. Uma das novas exigências,  que já foi testada no dia 11,  é a utilização de dectectores de metais. A revista pessoal obrigatória com a utilização do aparelho eletrônico, visa impedir a entrada de armas de fogo e de armas brancas perfuro-cortantes ou contundentes,  como facas, canivetes, punhais ou soco-ingleses, por exemplo. 

Para o torcedor  Fábio Costa,  “A Polícia Militar está sendo bastante efetiva nos jogos! Eu mesmo pude contar com o apoio de policiais militares que evitaram que eu fosse vítima de pessoas que vem aos estádios com outras intenções”   

COMANDO REGIONAL X EM ITAITUBA CONCLUI SEMESTRE DE INSTRUÇÂO COM O "MÉTODO GIRALDI"

220 policiais militares das cidades de Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Itaituba, pertencentes ao efetivo das unidades subordinadas ao Comando Regional X, aperfeiçoaram os conhecimentos das técnicas e táticas policiais  em treinamento usando o armamento da Corporação. Todas as instruções foram baseadas na legislação relacionada à atividade policial e no "Método de Tiro Girald de Preservação da Vida". O objetivo geral das instruções foi permitir ao militar rever e aplicar todos procedimentos policiais na defesa da sociedade e  própria. Para saber mais sobre o método Girald, clique em http://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/eef/giraldi.html 

COM USO DE CÃO FAREJADOR OPERAÇÃO COMBATE O TRÁFICO EM SALINAS

Oito pessoas presas, três flagrantes de tráfico e 80 petecas de pasta base apreendidas. Esse foi o saldo, até então, da operação de combate ao tráfico de drogas “Pila na Roça”, deflagrada em Salinópolis, nordeste do Pará, e que segue até este sábado (25). O trabalho é coordenado pelo 7º Comando de Policiamento Regional e executado pela 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, juntamente com uma guarnição do Grupamento do Canil, com o apoio da Polícia Civil.

ESCOLAS DE BELÉM RECEBEM PALESTRA ANTIDROGA DA POLÍCIA MILITAR

Na noite da última quarta-feira (22), a escola estadual Ruth dos Santos Almeida, no conjunto Maguari, em Belém, recebeu a visita da Polícia Militar. Os alunos assistiram à palestra educativa e fizeram uma encenação teatral. Cerca de 150 estudantes participaram da ação. Na ocasião, membros da comunidade falaram sobre o perigo das drogas. A iniciativa faz parte do projeto “24º BPM vai à Escola”, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

COMBATE A ASSALTOS A ÔNIBUS SERÁ INTENSIFICADO COM NOVO ATENDIMENTO

Dar celeridade a investigações e à prisão preventiva de criminosos envolvidos em assaltos a ônibus é o objetivo da nova medida anunciada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A partir da próxima segunda-feira (27), as ocorrências relativas a roubos a coletivos na capital paraense e na área metropolitana serão centralizadas e investigadas pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), no prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil, e na Superintendência Regional Metropolitana, ficará responsável pelas ocorrências em Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Benevides.