OPERAÇÕES DA PM GARANTEM SEGURANÇA EM SÃO FÉLIX E BRAGANÇA

​No município de São Felix do Xingu, localizado a 1050 quilômetros da capital Belém, a PM realizou, no período de 1 a 30 de agosto, a operação integrada denominada “Onda Verde”, com o objetivo de coibir a prática de desmatamento e queimada na região, além de outros tipos de crimes ambientais.

Na operação, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental - BPA, a comando do subtenente Cabral; cabos Ivaldo e soldados Sandro, Sérgio, J. Sousa, Cordovil e ainda os cabos Olimar (29º Batalhão PM) e Jeane (Comando Geral), em ação conjunta com 11 servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA MMA, realizaram incursões terrestres, inclusive com apoio de uma aeronave, conseguindo apreender duas motosserras e uma espingarda, além de aplicar 59 autos de infração por crimes ambientais praticados na área.

PM PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA

​Na quarta-feira, 27 de agosto, foi realizada, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, localizada no centro de Belém, a primeira reunião de Análise da Estratégia - RAE, sob a presidência Secretário de Segurança Pública, DPC Luiz Fernandes Rocha e contando com a presença do Comandante Geral, coronel Daniel Mendes, do Chefe do Estado Maior Geral da PMPA, coronel Evandro Cunha e dos demais gestores do Sistema de Segurança, bem como do Grupo de Controle da PM, para a apresentação do Plano Estratégico do Sistema de Segurança Pública do Estado.

Na oportunidade também foi orientada a dinâmica de elaboração e execução das próximas reuniões de análise da estratégia – RAE’s; além de exposição do que concerne a cada instituição envolvida, para analisar e aferir a execução e desdobramentos do referido plano, dentro de cada esfera de responsabilidade, visando o alcance de metas e dos objetivos previstos.

BATALHÃO AMBIENTAL DA PM CONCLUI 7º NIVELAMENTO DE OPERAÇÕES

​Em solenidade festiva, na sede do Batalhão de Polícia Ambiental da PMPA, a Polícia Militar encerrou na quinta-feira, 28 de agosto, as atividades do 7º Nivelamento de Operações Policiais Ambientais da Amazônia – NOPAAM, concluindo a ação formativa com 21 policiais militares capacitados para o trabalho nas operações, após o período de formação de 09 a 28 de agosto com carga horária de 223 horas/aula.

CONTATOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA O DESFILE MILITAR DE 7 DE SETEMBRO

O Estado Maior Geral da PMPA, por meio de sua PM-3, informa a todos os comandantes, diretores e chefes envolvidos no desfile militar do dia 7 de Setembro, a relação de telefones e e-mails das comissões do Exército Brasileiro organizadoras da solenidade, a fim de tratar de assuntos ou dirimir dúvidas pertinentes ao referido evento.

POLÍCIA MILITAR PRONTA PARA MAIS UM DESFILE MILITAR EM HOMENAGEM À PÁTRIA

A Polícia Militar participará, no próximo domingo, dia 7 de setembro de mais um desfile militar em comemoração ao Dia da Pátria. São 192 anos de comemorações e neste ano a organização e coordenação do evento está sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. Desde as seis horas da manhã do domingo, os policiais militares participantes, tanto de serviço operacional quanto da representação da tropa da PM já estarão na área do desfile e nas imediações do evento, executando as primeiras ações de observação, distribuição de efetivo e varredura.  

Para a parada cívico-militar 2014, a PM, por meio da terceira seção do Estado Maior Geral da Corporação, já organizou todo o planejamento para a distribuição do efetivo de representação das unidades que comporão o desfile, com o objetivo maior de garantir o brilhantismo na apresentação policial militar, exibindo ao público presente os diversos tipos de policiamento executados para a defesa e a proteção do cidadão; bem como a apresentação dos uniformes, equipamentos, armamentos e viaturas utilizadas para as ações policiais.

NOTA DE PESAR – SARGENTO PM MÉRIEN RORIGUES

​A Polícia Militar do Pará comunica com pesar o falecimento, na sexta-feira, 29 de agosto, da 1º sargento PM Mérien Rodrigues Alves, ocorrido em decorrência de um acidente que vitimou a militar que há 21 anos estava na corporação e deixa, além de sua família, seus companheiros de farda consternados com sua partida tão prematura.

No acidente, que se deu no exercício do serviço policial militar ainda no município de Goianésia, quando a viatura PM em que estava a graduada, colidiu frontalmente com um caminhão, após desviar de uma motocicleta sem iluminação que vinha na direção oposta do sentido da pista de rolamento, também foram vítimas; os soldados PM Danylo Silva e Gederson de Oliveira Araújo, ambos com 9 meses de serviço na PMPA, além do policial Juscelino Negrão, com 4 anos de serviço na PM, todos lotados no 37º Pelotão da 6ª Companhia Independente da PM em Tailândia e ainda o soldado Ramon, lotado na unidade PM no município de Anapú.

A PM, por meio dos comandos de policiamento regional de Tucuruí (coronel Pedro Paulo Barata), do comando da 6ª Companhia PM de Tailândia (major Robson), do comando da unidade PM em Goianésia (capitão Mendes), do tenente coronel Nazareno, Oficial do quadro de saúde da PM, lotado em Tucuruí, e da sargento Luiza do Fundo de Assistência Social da PMPA – FasPM e ainda em integração com os serviços do Grupamento Aéreo do Sistema de Segurança Pública e outros colaboradores vem prestando toda a assistência possível para o atendimento dos militares vitimados na unidade de saúde onde estão internados e às famílias dos mesmos, bem como os serviços necessários para o traslado, funeral e sepultamento do corpo da sargento Mérien, que deve acontecer na manhã da segunda-feira, primeiro de setembro, no município de Conceição do Araguaia, onde reside a família da militar.

No tocante ao estado de saúde das demais Praças, a PM informa que os soldados Oliveira e Ramon, ainda encontram-se em estado gravíssimo na UTI do Hospital Geral de Tucuruí; enquanto o soldado Danylo, que não corre risco de morte, mas em virtude da fratura no fêmur direito, terá de seguir em aeronave para Belém, na manhã do domingo, 31, para um hospital particular onde continuará seu tratamento de forma mais especializada. Por fim, o soldado Negrão já encontra-se medicado, mas ainda bastante abalado com o ocorrido, por isso, aguarda melhoras para sua alta médica.

Todo o efetivo da PM, seus Oficiais e Praças, agradece aos que tem contribuído no atendimento aos policiais militares atingidos no acidente e seus familiares e roga a Deus pela alma da sargento Mérien, que tanto honrou a farda da corporação e pela vida de todos os demais policiais vitimados neste trágico acidente. Que o Criador conceda a todos força, coragem, fortaleza e fé para minimizar a dor de tão triste episódio. 

CONCURSOS DO ESTADO ABRIRÃO MAIS DE 3 MIL VAGAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Como mais uma medida de combate à criminalidade, o governo do Estado, em cumprimento aos compromissos assumidos pela Agenda Mínima, publica no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29) as portarias que instituem a comissão de concurso e de licitação do concurso da Polícia Militar, que vai abrir mais

POLÍCIA MILITAR IMPLANTA BATALHÃO DE EVENTOS

Com o objetivo de reforçar a segurança pública em programações abertas que reúnem grande número de pessoas, oferecendo à população um serviço especializado, a Polícia Militar do Estado do Pará implantou o Batalhão de Eventos. A tropa, composta por 234 policiais, atuará, inicialmente, na segurança de eventos esportivos, culturais e religiosos na Grande Belém.

O tenente coronel Antônio Cavalcante, comandante do Batalhão de Polícia de Eventos da PM, explica que havia uma demanda reprimida, atendida anteriormente pelos batalhões de área, que estavam preparados para atuar no policiamento de grandes eventos. ”Antes, os policiais eram preparados genericamente para uma atividade de policiamento ordinário, quando o evento necessitava de uma tropa especializada, por isso, ao mesmo tempo em que foi criado o batalhão, a Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) criou o primeiro curso de Policiamento em Grandes Eventos para preparar os policiais designados a compor o efetivo”, explica.

PMPA INICIA CURSO DE CONDUTORES DE VIATURAS DE EMERGÊNCIA NA PRÓXIMA SEGUNDA

​A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino e Instrução, inicia na próxima semana o Curso de Condutor de Veículo de Emergência PM 2014 – edição “Interior do Estado”. A capacitação terá como responsável a tenente coronel Márcia e como coordenador o major Walder, além das coordenações e supervisões regionais que terão como orientador o projeto pedagógico, previsto para a execução da atividade formativa em 50 horas/aula, a partir da segunda-feira, 1 de setembro, se estendendo até 5 de dezembro de 2014, atendendo 1.800 policiais militares, que exercem a atividade de condutores de viaturas.

PM COMEMORA REINAUGURAÇÃO DE POSTO DE POLICIAMENTO DE IGARAPÉ AÇU

Em Igarapé-Açú, região do nordeste paraense, a Polícia Militar comemorou mais um importante evento para o reforço da segurança pública junto às comunidades. No sábado, 23 de agosto foi reinaugurado o 36º Posto Policial Destacado – Colônia do Prata, em local estratégico para a potencialização das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em toda a região, que compreende a população das áreas circunvizinhas de Igarapé Açu, da Vila de Santo Antônio do Prata, da Vila do Curí e outras localidades próximas.

FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PM RECEBE NOVOS FARMACÊUTICOS

​O Diretor do Laboratório de Análises e Diagnósticos (LAD) da PMPA, tenente coronel Pimentel, apresentou na manhã da terça-feira, 26 de agosto, na sede do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar - FASPM, os segundo tenentes Fernando Viana da Silva e Gabriela Muniz Félix Araújo, ambos recém formados no Curso de Adaptação de Oficiais e que agora compõem a equipe da Farmaceso, que funciona anexo ao FASPM, durante o estágio prático de 200 horas/aulas, conforme programação pós curso.

CMN E COMANDOS MILITARES PROMOVEM BAILE DA PÁTRIA 2014

​O Comando Militar do Norte, do Exército Brasileiro, em parceria com os Comandos Regionais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira estão promovendo mais uma edição do “Baile da Pátria”, em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil. O evento, que é tradicional no meio militar, acontecerá no Hangar Centro de Convenções  e Feiras, a partir das 21h da sexta-feira, 12 de setembro de 2014.

A participação no baile 2014 é por adesão voluntária que compreenderá, além da festa e do congraçamento; jantar, sobremesa e música da melhor qualidade com a banda do Maestro Paulo Perreira e Banda Rekinte. Mairoes informações e aquisição de mesas e entradas individuais podem ser obtidas com o coronel Leão, Subchefe do Estado Maior, telefone: 8871 4267 ou tenente coronel Helder, Chefe da Seção de Comunicação Social, telefone: 8869 1017 ou ainda pelo email cmn.exercito@gmail.com.  

PM EM RONDOM PREVINE "SAIDINHA BANCÁRIA" E PRENDE ENVOLVIDOS COM TRÁFICO DE DROGAS

​Policiais militares da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Rondon do Pará, prenderam, na tarde da quinta feira, 21, duas pessoas, sendo um adolescente, e um adulto, conhecido como “Glauci”, ambos envolvidos na tentativa do ilícito popularmente conhecido como “saidinha” de banco. De acordo com os policiais militares cabo José e soldados Maicon César e Henrique, no início da tarde, denúncias de populares informavam da atitude suspeita da dupla em frente a uma agência bancária. No local, os policiais identificaram os acusados e abordaram os mesmos, apreendendo com o adolescente um revólver calibre 32, com cinco munições e a motocicleta utilizada pela dupla. Aproveitando-se da situação, o adulto correu em fuga sendo acompanhado pelos policiais que o capturaram momentos depois em um “matagal”, próximo a vicinal conhecida como Surubiju, tendo sigo pego com uma arma branca, a qual seria utilizada para o roubo de um veículo no qual a dupla fugiria para o Estado do Maranhão após fazer suas vítimas.

PROERD DA PMPA CAPACITA 138 JOVENS EM CAMETÁ

​No domingo, 17 de agosto, mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd da PMPA, comemorou sua conclusão, desta vez no município de Cametá.

A cerimônia de encerramento do curso foi realizada no auditório do Colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), tendo 138 alunos do 5º e 7º anos concluintes e mais 33 pais que participaram da capacitação para os responsáveis dos jovens integrantes do programa.

Páginas