Acordo de cooperação técnica entre PM e Sectet garante avanço do Projeto Caminhos

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última sexta-feira (22), a aprovação do acordo de cooperação técnica entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que prevê a execução do projeto Caminhos. A medida é um passo importante para o projeto que vai capacitar familiares de policiais militares por meio de cursos profissionalizantes ofertados por entidades dos setores público e privado em diversos municípios da Região Metropolitana de Belém e interior do Estado.

Com a publicação do acordo em Diário Oficial, a expectativa é que as entidades se encontrem até a próxima semana para definirem os cursos que serão disponibilizados ao público. Para o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, o "Caminhos" é um avanço na valorização do polícial e familiares e os cursos oferecidos serão um instrumento de aproximação entre a Polícia e a comunidade à medida que vai trazer novas oportunidades.

Idealizado há um ano, o Projeto Caminhos avançou para a concretização graças ao trabalho integrado de oficiais do Gabinete do Comando-Geral, Escritório de Projetos e Consultoria Jurídica da PM (Conjur), em parceria com os gestores da SECTET.

De acordo com o Assistente do Comandante-geral, Tenente-coronel Mauro Martins, centenas de familiares de policiais já se inscreveram para participar dos cursos. O oficial destacou que a parceria com a Sectet representará importantes conquistas. "Além dos cursos de formação inicial e continuada de curta e média duração e dos cursos técnicos já previstos no ano passado, o Programa Caminhos vai ofertar turmas para os cursos 'Tecnológicos e Pós-graduação' e outras para cursos de 'Graduação e pós-graduação', que ainda serão definidos", concluiu.

Para Sue Anne, esposa do Comandante-Geral e uma das principais incentivadoras do projeto, empreender, em especial próximo da família, trará inúmeros benefícios sociais aos envolvidos no projeto. "Um dos maiores objetivos é garantir a oportunidade para que os familiares, dependentes dos policiais e comunidade em geral possam acreditar que podem gerar renda, tornarem-se microempreendedores dentro da própria residência.

O Comandante-Geral da PM destaca que, apesar dos cursos serem oferecidos preferencialmente para os familiares dos militares, também serão disponibilizadas vagas para a população civil. “A Polícia Militar exerce, hoje, um protagonismo social muito forte, ela é referência na área da segurança e no aspecto social, auxiliando constantemente a população nas comunidades. Isso é algo que já fazemos naturalmente e agora vamos institucionalizar essas ações por meio da disponibilização de cursos que, com certeza, irão mudar a vida de muitas pessoas. Nossa intenção é alcançar os 144 municípios com a ajuda da estrutura dos órgãos parceiros” ressalta.

Inscrições

Os familiares dos policiais interessados em participar dos cursos, devem procurar o batalhão mais próximo para realizar sua inscrição no projeto Caminhos. Os batalhões serão encarregados de organizar, inscrever e encaminhar as demandas para o Gabinete do Comando-Geral. O início dos cursos deve ocorrer ainda no primeiro bimestre de 2021.

eb724ee5 32b1 45a3 834c 91cca4550602Divulgação

IMG 9974Fotos: Inês Catarina - VC PM