Citel apresenta Sistema de Jornadas e Boletim Digital com foco na otimização de processos

A Polícia Militar do Pará, por meio do Centro de Informática e Telecomunicações (Citel), lançou nesta quinta-feira (3), o Sistema de Jornadas e Boletim Digital com o objetivo de otimizar e tornar mais célere o processo de elaboração de documentos relacionados às jornadas extraordinárias e boletins gerais.

O evento de apresentação das plataformas ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no Bairro Parque Verde, em Belém, e contou com a presença do Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, o Chefe do Estado-Maior Geral da PM, Coronel Ronald Botelho, além de oficiais e praças que atuam nos Departamentos, Diretorias e Centros da unidade.

O Gestor de Jornadas é uma ferramenta que permite aos comandantes de unidades administrar com mais celeridade e controle os serviços extraordinários realizados durante o mês, a retirada de faltas e o processo de pagamento. Todo o processamento que vai desde a escala inicial, dados dos militares, faltas e recebimento pelo serviço extraordinário prestado também poderá ser acompanhado pelo próprio policial. 

Um dos ganhos é que a plataforma cria de forma automática uma planilha com todas as informações que serão enviadas para a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), agilizando o processo de gestão de documentos e consequentemente pagamento, além de dar agilidade de análise do processo por parte da Controladoria Interna da PMPA.

A ferramenta, elaborada pelos próprios militares do Citel, em atendimento às necessidades de gestão do Departamento Geral de Operações e Departamento Geral de Pessoal, vai permitir ainda confecções e alterações nas escalas. Outro sistema construído, que é o Boletim Digital, também vai reduzir o tempo das etapas tradicionais que envolvem transferências, publicações, férias, elogios etc.

Atualmente, a confecção do Boletim Geral, documento que dá publicidade aos atos da instituição, é realizada de forma estática, através de um trâmite mais complexo, que se inicia com a chegada da portaria e sua posterior edição no processador de texto Microsoft Word. Após isso, o arquivo é convertido para PDF e em seguida publicado no site da Corporação para visualização.

Com o Boletim Digital, o processo é realizado de forma automatizada, garantindo assim uma maior rapidez aos processos e seus respectivos efeitos. Além disso, todas as informações atualizadas decorrentes das publicações serão inseridas na ficha pessoal do militar pelo próprio sistema, não sendo necessário que seja alimentada por alguém.

Eficiência

Os dois sistemas tanto solucionam a questão do tempo utilizado para a confecção desses documentos quanto contribuem com o meio ambiente. “Nós percebemos que foi possível diminuir em até cinco dias a produção dos documentos finais. Uma vez que não será mais necessário, por exemplo, o deslocamento do estafeta para obter uma assinatura, já que através do sistema o comandante poderá assinar virtualmente de qualquer lugar''.

Outro ponto de avanço é que ‘’além da problemática do deslocamento resolvida, iremos ainda economizar na utilização de folhas de papel e impressão de documentos, contribuindo com a diminuição de gastos e preservando o meio ambiente”, explicou o cabo Everton da Silva, componente da equipe de técnicos em TI do Citel.

Na ocasião da apresentação dos sistemas, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, parabenizou a equipe responsável pela criação dos produtos e enfatizou a formação dos oficiais e praças do Centro, que atualmente possuem formação na área da tecnologia da informação (TI) e informática.

Além disso o Coronel Dilson Júnior ressaltou que, nestes quase dois anos de gestão, os desafios impostos ao Citel resultaram em soluções que melhoraram os processos de gestão da Corporação.

O sistema foi idealizado pelo Citel e recebeu apoio técnico da Controladoria Interna, Departamento Geral de Pessoal 3 (DGP 3), Departamento Geral de Operações (DGO) e Ajudância-Geral.

 

WhatsApp Image 2020 12 03 at 18.06.35Foto: Matheus Soares - SD PMWhatsApp Image 2020 12 03 at 18.06.34 1Foto: Matheus Soares - SD PMWhatsApp Image 2020 12 03 at 18.06.34Foto: Matheus Soares - SD PM

WhatsApp Image 2020 12 03 at 18.04.54Foto: Lucas Vieira - Estagiário PMWhatsApp Image 2020 12 03 at 18.04.53Foto: Lucas Vieira - Estagiário PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.