BPA e forças de segurança resgatam trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo

Vinte e duas pessoas que estavam trabalhando em condições semelhantes ao de trabalho escravo foram resgatadas por militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em uma operação realizada durante o mês de dezembro em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho no Pará.

fdb7e199 66dc 489c 9006 a88b6be8dfdaDivulgação

Diversos municípios do Estado foram fiscalizados, mas foi em três municípios do Sudeste que algumas propriedades rurais foram autuadas pela prática.

A operação conjunta que no Estado é desencadeada anulamente tem como principal objetivo o combate ao trabalho escravo no interior do Pará, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil. Em uma das fazendas fiscalizadas, foi encontrada uma casa sem condições de habitação onde tudo era feito de forma improvisada.11befb79 ac36 45b6 afa2 9b1500cc1b9dDivulgação

“O trabalho do BPA junto aos órgãos de fiscalização é imprescindível para o resgate e valorização dos trabalhadores que são submetidos a essa prática ilícita de trabalho escravo. Por isso, iremos sempre apoiar o trabalho do Ministério Público bem como a Superintendência Regional do Trabalho em operações como esta que acontece em nosso estado”, declarou o Comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Major Jeremias Moura.

a08da2eb c359 4b73 b5db b64b72518e06Divulgação

A Polícia Militar e a Superintendência do trabalho no Pará já adotaram medidas cabíveis para responsabilização dos donos das propriedades rurais onde foram encontradas irregularidades. Quanto aos trabalhadores resgatados, passaram pelos procedimentos cabíveis e receberam o pagamento das devidas verbas rescisórias, seguro desemprego entre outros direitos trabalhistas.

3437c0cf dc12 4777 adcb 50178e30df32Divulgação

O trabalho escravo:
De acordo com a legislação brasileira, condições degradantes de trabalho, jornadas exaustivas e trabalho forçado podem se caracterizar como trabalho escravo. Quando o trabalhador é submetido a jornadas extremamente longas que exigem intenso esforço físico que acarretam danos à saúde e a vida do trabalhador também são características de trabalho escravo.

Outra característica dessa prática é obrigar o trabalhador à servidão por dívida por conta de um débito ilegal. Como por exemplo, dívida com gastos com alimentação, aluguel ou equipamentos de trabalho que são cobrados de forma abusiva e descontados diretamente do salário do trabalhador.

951af0db 36f7 428a a382 76362a1fabe9Divulgação