Operação Ares cumpre mais de 90 mandados de prisão em Icoaraci

A operação integrada denominada "Ares" foi deflagrada às 4h30 desta terça-feira (22) no distrito de Icoaraci e seguirá até o dia 24, em Belém. Até o meio dia, 18 pessoas foram conduzidas para o posto avançado e, após averiguação, houve a constatação de que dois custodiados haviam rompido as respectivas tornozeleiras eletrônicas. Eles foram encaminhados para a Central de Monitoramento para a reposição do dispositivos e, em seguida, liberados. Uma comunicação será feita ao juiz para dar ciência para a a avaliação dos casos.

A ação mobiliza mais de 400 agentes de segurança pública, entre policiais penais, civis e militares, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal de Belém, e, ainda, duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), além de agentes do Grupamento Fluvial (Gflu) e da Companhia de Polícia Fluvial (CIPFlu).

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, frisou tratar-se de uma integração das forças de segurança atuando especificamente na região de Icoaraci. "São pontos que nós mapeamos normalmente como necessários para uma intervenção da segurança pública, com todos os órgãos integrados, tanto da segurança, órgãos de mobilidade, órgãos de trânsito, órgãos do município, a exemplo da Guarda Municipal, todos empenhados para que a gente possa dar uma resposta, fazer os cumprimentos de mandados de prisão, além de outras medidas judiciais pendentes", afirmou.

Ualame Machado acrescentou, ainda, que "especialmente na Região Metropolitana de Belém existe uma forte redução da criminalidade, inclusive em relação a 2019, porém, a gente precisa cada vez mais manter o mesmo posicionamento, a mesma firmeza, e mostrar a presença do Estado sempre, em vários locais que são necessários", destacou.

A operação "Ares" tem o objetivo de cumprir 95 mandados de prisão em desfavor de foragidos da justiça, fazendo a recaptura, o que contribui para desarticular ações criminosas em Icoaraci. Entre as áreas cobertas estão o Buraco Fundo, Paracuri, Tramontina (trevo), Sorriso e também o rio Maguari.

Checagem - A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está com equipes verificando a situação dos custodiados. "Nós estamos averiguando 68 monitorados com tornozeleira eletrônica, 70 buscas e recaptura pela Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME) da Seap, 75 visitas de custodiados,  cadastros de familiares, checando se moram no local informado para a Secretaria e, ainda, a verificação de 154 presos que cumprem o regime de prisão domiciliar, e quatro presos do regime semiaberto que realizam trabalhos externos", afirmou o titular da Seap, Jarbas Vasconcelos.

Ele complementou que "é a primeira vez que se faz uma ação conjunta entre a Seap e as forças de segurança pública  estaduais. Uma ação organizada, planejada, de 48 horas, com a qual se espera grandes resultados, sendo o principal resultado para a população de Belém, e do do Pará, um final de ano de tranquilidade e de paz, para que as pessoas entrem o ano de 2021 com os números da violência reduzidos e essa operação é muito importante para o sucesso desse objetivo”, frisou o titular da Seap, Jarbas Vasconcelos.

Revistas - Paralelo à operação Ares, revistas estão sendo feitas em todas as 49 unidades penitenciárias do Estado.

Pelas ruas, policiais militares em veículos de duas e quatro rodas e em cavalos intensificam a segurança. “Nós reforçamos todo o efetivo aqui da área do CPC 2 e também com o apoio da tropa do Comando Dimensões Especiais, estando presentes o Batalhão Rotam, Batalhão de Operações Especiais, Canil, estamos também com a tropa da Companhia Fluvial, porque as áreas do Eduardo Angelim, do Buraco Fundo são banhada por rios, e a gente sabe historicamente toda a incursão que a gente faz. A fuga de elementos criminosos por água, através das rabetas e nós estamos já com a nossa Companhia Fluvial preparada para esse tipo de saída dos meliantes. Nós vamos ocupar todo o bairro, dando tranquilidade para que a tropa da Seap e da Polícia Civil possa cumprir os mandados de prisão e cumprir os mandados de recapturas de foragidos do sistema penal e com isso a gente trazer tranquilidade para essa região”, informou o comanda-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior.

Comando - Um posto de comando avançado está instalado na praça do conjunto Eduardo Angelim. No local estão sendo feitas as triagens dos presos recapturados que serão encaminhados para a Polícia Civil, e também para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para exame de corpo de delito e, após, recambiados para o sistema prisional.

“Nós estamos aqui, com diversas especializadas, nosso CORE, Núcleo de Inteligência, as delegacias de bairros estão integradas aqui também, para que a gente possa, juntos com outros órgãos de segurança, garantir à população de Icoaraci, a segurança almejada, segurança desejada. Os órgãos de segurança unidos em prol da segurança pública, é mais uma ação decisiva do Estado mostrando o forte poder da segurança na região”, destacou o delegado-geral, Walter Resende.

Retaguarda - O Corpo de Bombeiros atua na retaguarda das ações. “Nós estamos trabalhando na operação "Ares" junto com todo sistema de segurança pública. O Corpo de Bombeiros está pronto para atuar caso haja algum sinistro na área de incêndio e atendimento pré-hospitalar e, estamos ainda participando da operação saturação”, finalizou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Hayman Apolo.

pmpaFoto: Divulgação/CPC II

pmpa2Foto: Divulgação/CPC II