32° Batalhão recebe reforço de policiamento na operação "Festas Seguras"

Unidade integrada ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), o 32° BPM contou com aporte de policiais militares empregados nos cinco municípios de sua circunscrição.

Os municípios de Cametá, Baião, Limoeiro do Ajurú, Oeiras do Pará e Mocajuba, no nordeste paraense, receberam reforço no policiamento ostensivo durante a operação "Festas Seguras", deflagrada pelo 32° Batalhão com o objetivo de garantir a segurança da população e o cumprimento dos decretos sanitários em vigor. Os balneários, que costumam atrair o público nesta época do ano, foram o foco da operação, que iniciou na última quarta-feira (30) e foi concluída nesta segunda-feira (04).

O efetivo de reforço da operação “Festas Seguras” foi composto por policiais militares da capital que atuam nos serviços operacional e administrativo, e por uma equipe do Batalhão de Rotam

Em Cametá, sede do 32° Batalhão, as praias da Aldeia, Cametá Tapera, Guajará, Cujarió e Tajaú receberam maior efetivo policial. Além de realizarem Pontos Base Estratégicos, com viaturas estrategicamente posicionadas, os policiais militares efetuaram abordagens e rondas ostensivas no município, com atenção especial também para a Praça da Cultura, rodovia BR-422, na saída do município, e bairros onde se constatou maior necessidade de policiamento.

Com o reforço nas ações ostensivas, dois homens foram presos, na quinta-feira (31), por participação em roubo de motocicleta. O veículo, que havia sido roubado na noite anterior, foi encontrado em um sítio, na estrada do Aeroporto, quase totalmente desmontado. Os dois suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Cametá junto com três relógios, dinheiro, celular e uma pequena porção de maconha.

Oeiras do Pará

No sábado, policiais militares recuperaram produtos que haviam sido roubados, semanas antes, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Uma denúncia anônima levou os agentes a uma casa onde foram localizados um televisor de 32 polegadas, um monitor de computador, dois projetos de arma caseira, simulacro, drogas e outros objetos. Todo o material e um homem, que estava dentro da residência foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Oeiras.

Mocajuba

Uma equipe policial recuperou uma moto roubada de dentro de uma residência na Vila do Icatu no sábado (02). Dois homens foram presos e podem ter participado do roubo, ocorrido uma semana antes.

Baião

Após receberem denúncias, policiais militares também recuperaram, na sexta-feira (1°), uma motocicleta roubada. Ao perceberem a presença da PM no local denunciado, três suspeitos fugiram e dois deles iniciaram uma troca de tiros contra os militares, que não foram atingidos. A moto foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil e, segundo informações, um dos suspeitos, menor de idade, teria sido encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Limoeiro do Ajuru

Um adolescente foi apreendido pela PM, suspeito de comercializar drogas próximo à orla do município. Com ele, os policiais militares encontraram 29 papelotes de pasta base de cocaína. O jovem e a droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local, na presença de um conselheiro tutelar.

Para o subcomandante do 32º Batalhão, que responde atualmente pela unidade, major Francisco de Souza Ferreira Junior, o emprego do policiamento de reforço foi decisivo para o sucesso da operação. “Os efeitos dessas ações foram bastante satisfatórios graças ao Alto-Comando da instituição, ao comandante de Policiamento Regional IX e ao empenho dos policiais de reforço. O policiamento foi mais intenso nas abordagens e, com isso, a Polícia Militar inibiu muitos delitos e conseguiu transmitir para a população a efetiva percepção de segurança”, comentou o oficial.

WhatsApp Image 2021 01 05 at 10.47.28 3Taiane Figueiredo - CB PM

WhatsApp Image 2021 01 05 at 10.47.27Taiane Figueiredo - CB PM