Unidades do CPA têm papel destacado no ano de 2020 PM no combate à Covid 19 e aos crimes ambientais

Com a promulgação do estado de calamidade pública no Pará em março de 2020 e a criação de uma série de medidas preventivas para conter a proliferação do novo coronavírus, a Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), unidade que integra o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) intensificou as ações de patrulhamento ostensivo nos rios da região metropolitana e do interior do Estado.

Desde o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no Pará, a unidade intensificou ainda mais a fiscalização na orla e ilhas de Belém e em diversos municípios, visando evitar aglomerações e o contágio desenfreado da doença. Além das ações preventivas, a CIPFlu realizou inúmeras prisões e aprendeu grande quantidade de armas, drogas e madeiras.

Além do patrulhamento diário realizado pela unidade, foram realizadas ações de fiscalização nos rios e ações sociais nas comunidades durante o período da pandemia. Dentre as quais, merecem destaque:

- Entrega de 300 cestas básicas na comunidade urubuoca. A ação social foi realizada em conjunto com equipes do Grupamento Fluvial (GFlu) da Segup, no mês de maio.
- No mês de junho, a unidade realizou a entrega de 80 cestas básicas na comunidade Pedra Branca, em Cotijuba.
- Ainda no mês de junho, a CIPFlu realizou a autuação do comandante de uma embarcação com 140 pessoas, que havia saído de Belém com destino ao município de Ponta de Pedras. A ação contou com o apoio de profissionais da Capitania dos Portos e Arcon.
- Em outubro, para comemorar o dia das crianças, a CIPFlu e outros órgãos de segurança pública distribuíram 160 brinquedos e 100 cestas básicas para moradores da Comunidade "Porção", na ilha de Cotijuba.
- No mesmo mês, a unidade, em conjunto com a comunidade escolar e outros órgãos de fiscalização estaduais e municipais, realizaram a "ação integrada direitos humanos em ação". Além dos testes de glicemia e para Covid-19, houve a distribuição de kits de higiene bucal e cestas básicas. 597 pessoas foram atendidas.
- Ainda em outubro, a CIPFlu realizou a autuação de um casal que promovia uma festa do tipo "rave" para 150 pessoas em uma casa de show localizada na ilha de Cotijuba.

Captura de Tela 2021 01 14 às 17.42.32Divulgação

Dentre as maiores apreensões registradas desde o início da pandemia, merecem destaques:

- Apreensão de 33 toras de madeira divididas em dois caminhões. A ação ocorreu no mês de fevereiro durante uma operação de exploração ilegal de madeira no município de Mojú.
- No mês de maio, a unidade, em conjunto com o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) apreendeu uma pistola calibre .40mm e uma quantidade de drogas durante ações de policiamento ostensivo na orla de Belém.
- Em julho, a CIPFlu apreendeu 01 rifle calibre 22, 59 munições e outros materiais, além de R$ 1.170,00, em dinheiro durante verificação de uma denúncia no "Furo das Mucuras", em Belém.
- Em setembro, a unidade integrou a operação "Netuno" com vários órgãos de fiscalização estaduais e municipais. A ação conjunta foi realizada entre os dias 2 e 10 na ilha do Marajó e resultou na apreensão de duas espingardas calibre 28, dois rifles calibre 22, uma embarcação, uma motocicleta, além de outros objetos.
Na mesma operação, também houve apreensões de madeira, animais e autuação de cinco serrarias.
- No mês de outubro, a CIPFlu apreendeu duas pistolas calibre .40mm e um revólver calibre 38 em uma área de mata localizada na "Ilha das Onças", em Belém.

Captura de Tela 2021 01 14 às 17.36.40Divulgação

Captura de Tela 2021 01 14 às 17.39.46Divulgação

CIPFlu e o novo decreto estadual -
A unidade tem função estratégica para conter nova onda de contágio de Covid-19 no Pará. Para isso, ela vai atuar de forma integrada com outras unidades da PM e demais forças de segurança pública visando cumprir o novo decreto proposto pelo Governador Hélder Barbalho visando impedir, a partir desta quinta-feira (14), a circulação de embarcação de passageiros vindos do estado do Amazonas.

CIPFlu - Ações diárias: Junto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a unidade integra o CPA e atua na imensa bacia hidrográfica e nas comunidades ribeirinhas do Pará por meio de embarcações. A unidade tem como principais objetivos combater as ações contra o meio ambiente, além de identificar e prender os envolvidos em narcotráfico, pirataria e contrabando.