Banda de Música da PM recebe título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado

A centenária Banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar do Pará foi reconhecida, nesta quarta-feira (13), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, título concedido pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, e pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A homenagem soa como um presente para a Banda de Música, que no dia 05 de fevereiro completa 167 anos.

O título é entregue à entidades ou manifestações culturais do Pará que tenham grande relevância histórica, a exemplo da festividade do Círio de Nazaré, do clássico da Amazônia, Remo x Paysandu (Re x Pa), e do ritmo do Carimbó.

Para o regente da Banda da PM, subtenente José Franklin Vieira, o título histórico é um reflexo do trabalho realizado pela Banda e da gratidão da sociedade paraense, que acompanhou as tocatas promovidas ao longo do ano passado em locais públicos e até em hospitais de atendimento a pacientes que se tratavam da Covid-19. “O sentimento é o de estarmos sendo reconhecidos nesses quase 200 anos de existência da Banda de Música da PMPA. Com esse título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, nós podemos iniciar a captação de recursos junto às secretarias de cultura e outras instituições ligadas à música, além dos recursos já disponibilizados pela Corporação”, explica o regente.

Hoje, a Banda tem 71 componentes, em Belém, além das ramificações no interior do Estado, com representação em Santarém, Marabá e Tucuruí. Há quase dois meses, a unidade ocupa seu próprio quartel , no bairro da Sacramenta, local que proporciona mais condições para os ensaios e aprimoramento dos músicos, com perspectiva de ampliação em breve.

Histórico

A Banda de Música da PMPA foi criada em 1853 e à época foi oficializada a mais antiga do Estado. Hoje, além de ser responsável por despertar o garbo da tropa durante os desfiles e abrilhantar os eventos solenes, ela promove a integração da corporação com a sociedade paraense, tocando do estilo clássico ao popular, do estrangeiro ao regional.

WhatsApp Image 2021 01 15 at 15.33.19

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.