'Segurança Por todo o Pará' chega a Abaetetuba para ampliar combate à criminalidade

Gestores se reúnem no município para discutir estratégias que aumentem a segurança pública no Baixo Tocantins

Com o objetivo de reunir os gestores para discutir, identificar e buscar soluções para problemas de cada região, e assim garantir mais proteção à população, o Projeto Segurança Por Todo o Pará chegou nesta terça-feira (26) à 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede no município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins. A ação ocorreu no prédio da Superintendência da Polícia Civil. Os gestores também visitaram alguns espaços da área de segurança pública em Abaetetuba.

“O objetivo do Projeto Segurança Por todo o Pará é que todos os gestores do sistema de segurança venham até o local onde as pessoas realmente trabalham, no caso à 4ª Risp, com sede em Abaetetuba, para que a gente compreenda o problema, discuta os dados, os números, os principais problemas, e ao mesmo tempo definir estratégias para enfrentamento e solução da criminalidade”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O secretário informou ainda sobre os investimentos que deverão chegar em breve à região. “Nós estamos, por exemplo, na Região do Baixo Tocantins trocando lanchas de quase todos os municípios, melhorando a qualidade dessas lanchas, trazendo novos investimentos, para que a gente possa dar qualidade de serviço aos nossos servidores”, destacou.

O projeto chegou à região em duas etapas. Na primeira, realizada pela manhã, todos os gestores do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) mantiveram contato com representantes e comandantes da região, que envolve os municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará.

Investimentos

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dílson Júnior, ressaltou que “investimentos estão sendo feitos como nunca na segurança pública. Muito já foi feito, e muito ainda ocorrerá. É importante que estratégias sejam montadas. Que este projeto seja um marco aqui na Regional”.

O Centro de Perícias Científicas também receberá investimentos. “Vamos fazer o primeiro projeto-piloto da reforma na unidade e melhorar o serviço médico”, informou Celso Mascarenhas, diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

No segundo momento foram realizadas oficinas em torno de quatro eixos de segurança: repreensão, prevenção, defesa social e de gestão e governança. Serão elaboradas metodologias com ênfase em um plano de ação a ser lançado, após a conclusão da oficina.

As ações discutidas e apontadas durante o treinamento serão executadas com o propósito de alcançar a redução da criminalidade e replicar os resultados nos municípios do entorno.

Ações preventivas e ostensivas

A meta é levar a todo o Estado as ações de prevenção e repressão executadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) com bons resultados. A ênfase deve ser dada às ações preventivas e ostensivas, levando em consideração as peculiaridades locais e a necessidade de cumprimento de mandados, entre outras especificidades.

Marcelo Guedes, diretor do Departamento de Trânsito (Detran), alertou para o grande número de bicicletas e motocicletas em Abaetetuba, muitas vezes utilizadas sem uso do capacete. “É necessário agir na educação e fiscalização. Coibir bebida alcoólica e o não uso do capacete. Fiscalizar juntamente com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), que é coirmão do Detran, para diminuirmos os índices de mortes no trânsito, com moto principalmente”, ressaltou.

Também participaram do encontro o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende; do secretário adjunto de Administração Penitenciária, coronel Arthur Moraes; do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Costa; do secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, e do adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado André Costa.

up ag 24654 2dc98273 742f c968 f063 7ee317e9b6fe 1Divulgação