PMPA comemora 39 anos do ingresso da mulher na Corporação

lcsal62aqwsatividades de Policiamento Ostensivo no ano de 1982, em um posto de trabalho, o PM-Box da Praça da República, em Belém/PA. Foto: Arquivo pessoal Máurea Mendes Leite - MAJ PM

No dia 1º de fevereiro de 1982 teve início a história da participação feminina na Polícia Militar do Pará, com a entrada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da Polícia Militar, na ilha de Outeiro, em Belém, da primeira turma de policiais femininas da Corporação. No total foram quatro alunas sargento e cinquenta alunas soldados, além de três alunas oficiais que foram enviadas para realizar o Curso de Formação de Oficiais (CFO), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco da PM de São Paulo.

A Primeira turma de Praças foi coordenada pelo Coronel Roberto Pessoa Campos, da PM do Pará, que contou com o apoio de duas oficiais tenentes oriundas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e de outros militares paraenses. Durante três meses, elas receberam instruções inerentes ao cargo de policial militar no CFAP.

Uma das pioneiras na instituição, a major Máurea Mendes Leite, que hoje está na reserva remunerada, relembra que a chegada feminina na PM foi uma mudança de paradigma para a instituição e para as mulheres. “Foi um caminho simbólico, a maioria das mulheres tinham uma origem humilde e isso foi um grande salto na nossa vida profissional e na perspectiva de vida das nossas famílias. A carreira a ser trilhada na PM foi um marco de empoderamento das mulheres e uma nova perspectiva profissional a partir de então! A cada aniversário voltam as lembranças boas de luta e conquistas e eu fico muito grata em fazer parte desta história”, ressalta a oficial da reserva.

Hoje a PM conta com um efetivo de 2.651 mulheres em suas fileiras e está prestes a receber, por meio de concurso público, mais 241 policiais femininas, entre oficiais e praças. 

Mulheres na PMPA1formatura do Pelotão Feminino, 21 de Abril de 1982. Foto: Arquivo pessoal Máurea Mendes Leite - MAJ PM

Reconhecimento legislativo
No dia 14 de dezembro de 2011, foi aprovada a lei ordinária número 7.576, de autoria da deputada estadual Ana Cunha, que instituiu o dia 1º de fevereiro como Dia da Policial Militar no Pará. A parlamentar conseguiu a aprovação justificando em seu projeto a importância da presença feminina no Pará com os seguintes argumentos: A instituição de datas comemorativas tem como um de seus objetivos centrais valorizar a cultura e a formação da identidade social, por meio da colocação em evidência na memória coletiva de algo ou alguém que, por seus méritos, não deva ser esquecido.

Um bom exemplo disso é o reconhecimento do trabalho desempenhado pelas policiais militares que atuam nas ações de manutenção de ordem e segurança pública em nosso Estado.


O Comandante-Geral da PM Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior também aproveitou a oportunidade para parabenizar, não só a turma de 82, como também todas as mulheres que fazem parte da Corporação. “Parabenizamos todas as mulheres que fazem parte da história da PM e ressaltamos que esta data, além de simbolizar a entrada da primeira turma feminina, também foi instituída em lei estadual como dia da Policial Militar do Pará”, concluiu o Comandante-Geral.

Lembranças
Na época, uma canção foi criada para homenagear as mulheres na PM.
CANÇÃO DA POLÍCIA FEMININA
“Somos polícia feminino,
Somos a honra do Pará.
Orgulho sempre nós daremos,
No defender e trabalhar.
Vamos mostrar a toda gente,
O quanto vale a PM.
Disciplinada e corajosa,
Cantando assim tão fortemente.
Somos a Polícia,
Polícia Feminino”.
De autoria da Sargento Francivone Souza e Silva, criada em 1982.

smjzxiunsuiwzxjiFonte: Arquivo Pessoal MAJ Máurea Mendes Leite

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.