Supervisão Militar Educacional da PM inicia implantação no sudeste paraense

Representantes do Departamento-Geral de Educação e Cultura da PMPA e da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) estiveram nos municípios de Tailândia, Tucuruí e Jacundá, na região sudeste do Pará, para darem início ao planejamento de implantação do projeto Supervisão Militar Educacional (Sume), do Governo do Estado, nas escolas municipais da região.

Acompanhados pelo comandante regional de Tucuruí, Coronel Renato Dumont, e sob a coordenação do chefe da Seção de Colégios Militares (SEFPAC), Tenente-Coronel Leno Carmo, as equipes da PM se reuniram com prefeitos, secretários de educação, técnicos, diretores e professores das escolas para orientarem sobre o projeto educacional e ajustarem o cronograma de implantação, que está previsto para iniciar ainda em fevereiro.

Para 2021, além do sudeste paraense, o Sume deve se estender para o sul e nordeste do estado, como é o caso de Redenção, que já iniciou os trâmites legais, e de Abaetetuba, que está na iminência de receber as atividades de supervisão militar na rede. Outros municípios já requisitaram a visita técnica da equipe de coordenação para futura implantação do projeto.

WhatsApp Image 2021 02 02 at 22.44.18 1Foto: Divulgação/DPCDH

Projeto Sume

Desde 2018, o projeto Sume é realidade no Pará e já contribuiu com as escolas participantes para a melhoria dos indicadores de aprovação escolar e das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, o projeto conseguiu reduzir a evasão escolar, além de prevenir a violência e a criminalidade nas escolas e em seu entorno, por meio do cultivo de valores e da promoção dos Direitos Humanos.

O projeto iniciou no colégio “Rio Tocantins”, em Marabá, e se estendeu posteriormente para a escola “Ronilton Aridal”, em Canaã dos Carajá e, mais recentemente, para a escola estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém. A iniciativa é uma cooperação entre a PMPA e as prefeituras locais.

“Não é uma militarização das escolas, nem uma intervenção da PM na educação, mas uma efetiva parceria em prol dos nossos jovens em cada escola participante, ajudando-nos no fortalecimento de sua formação humana na família - que é convidada a assumir seu papel neste contexto - e oportunizando ao jovem ser protagonista do seu projeto de vida com consciência e boas referências para seu futuro” afirma o coordenador técnico do projeto, Tenente-Coronel Leno Carmo.

Com informações do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC)

Colaboração: Leno Carmo - TEN CEL PM

WhatsApp Image 2021 02 02 at 22.44.18 2Foto: Divulgação/DPCDH