BPA apreende mais 4 mil caranguejos à venda durante período de defeso

|O defeso é o período de proteção da reprodução da espécie e a captura durante esse período pode resultar em penalidades

Mais três pessoas foram presas nesta terça-feira (2), após terem sido flagradas por militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), comercializando caranguejos da espécie Uçá durante o período de defeso. Mais de 4.700 caranguejos foram apreendidos durante as ações de fiscalizações realizadas no município de Castanhal e São Caetano de Odivelas.

No último dia 29 de janeiro se iniciou o segundo período de defeso do caranguejo-Uçá, que até esta quarta-feira (3), se encontrava em período de reprodução. Desde então, equipes do BPA em parceria com agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), intensificaram as ações de combate à venda desses animais.

A primeira apreensão aconteceu em Castanhal quando os agentes que realizavam fiscalização nas feiras locais flagraram uma feirante comercializando os caranguejos. Os animais foram apreendidos e a mulher conduzida para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Já em São Caetano de Odivelas, militares que realizavam o policiamento no rio Mojuim, flagraram dois homens em uma embarcação de pequeno porte que continha exatamente 4.700 caranguejos que haviam acabado de ser capturados. A dupla e os animais apreendidos foram conduzidos para a delegacia onde foram tomadas as devidas providências.

O período de defeso

O defeso é a proibição da captura dos Caranguejos-Uçá enquanto a espécie se reproduz. A época reprodutiva se dá quando os caranguejos saem das tocas e andam pelos manguezais, em busca de acasalamento e liberação de ovos, época conhecida como "andada''. A proteção dessa espécie é estritamente necessária. Pois nesta fase, os caranguejos ficam mais expostos e por isso são facilmente capturados pelo homem.

De acordo com um documento publicado pela Adepará, em 2021, a reprodução da espécie ocorrerá em quatro datas diferentes: no período entre 14 a 19 de janeiro, o segundo período ocorre de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o terceiro entre 28 de fevereiro a 5 de março e por último de 29 de março a 3 de abril.

Na Capital
O BPA também vem realizando fiscalizações em feiras e comércios da Capital paraense. Na última ação, os policiais apreenderam um feirante com mais de 600 caranguejos, no bairro da Terra Firme. Saiba mais aqui.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.