PM e órgãos de segurança da RMB debatem estratégias de ações preventivas para 2021

Com objetivo de fortalecer as ações implementadas pela Polícia Militar e as Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, foi realizada nesta terça-feira (09) na sede do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Parque Verde, em Belém, uma reunião para tratar do aprimoramento das estratégias das ações preventivas realizadas em conjunto com os órgãos municipais na área da segurança pública

O encontro que foi presidido pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, teve a participação do Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Marcelo Ronald, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Pedro Paulo dos Santos, o comandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) Coronel Getúlio Cândido Rocha Júnior, O Coronel Sérgio Ricardo Neves, comandante do Comando de Policiamento da Capital II, o subcomandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) Tenente Coronel Sérgio Pastana.

Pelas prefeituras municipais estiveram presentes o Secretário Municipal de Segurança Pública de Ananindeua, Capitão Carlos Alexsandro, o secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Marituba, Janderson Viana, além do Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém Joel Monteiro.
Foram analisadas questões operacionais e de estratégias que serão implementadas pela PM, em parceria com as respectivas guardas municipais visando otimizar as ações de prevenção à criminalidade dentro dos limites de cada município.

O coronel Dilson Júnior afirma que esses municípios, assim como em todas as regiões do Estado, têm apresentado, desde 2019, reduções consideráveis nos índices de criminalidade. Ressaltou que as parcerias com órgãos de segurança pública municipais foram e são ferramentas importantes para que essa redução se mostre mais expressiva ano após ano. “Hoje nos reunimos para debater e aprimorar toda a estratégia que vem sendo utilizada na Região Metropolitana de Belém pela Polícia Militar; foram essas ações que nos permitiram alcançar uma redução muito relevante nos números de Crimes Violentos Intencionais (CVLI), nesses últimos dois anos. Se continuarmos aperfeiçoando a sinergia com órgãos municipais os resultados tenderão a melhorar cada vez mais, finalizou o Comandante.

Ao término da reunião o Chefe do Estado Maior, coronel Marcelo Ronald, colocou à disposição dos representantes municipais a estrutura de estatística dos Comandos de Policiamentos da Região Metropolitana para auxiliar e colaborar com com informações referentes à mancha criminal de cada área de policiamento, bem como na capacitação dos agentes municipais para a elaboração de levantamentos estatístico nas respectivas prefeituras.

IMG 1057Talissa Fernandes - VC PM

IMG 1050Talissa Fernandes - VC PM