CPA dá início ao 1° Curso de Ações Ambientais (1º CAAM)

IMG 0479Fotos: Taiane Figueiredo - CB PM

Para fortalecer a proteção ambiental em todo o território paraense, o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CPA) iniciou, nesta quarta-feira (10), o 1° Curso de Ações Ambientais (1º CAAM), que vai capacitar 35 policiais militares para atuarem neste tipo de policiamento e nas ações de preservação e controle. A aula inaugural do curso foi realizada no Seminário São Pio X, em Ananindeua, com a presença do comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior.

Os alunos são cabos e soldados da PM - dois deles, representantes das corporações militares dos estados do Paraná e Tocantins - que terão 300 horas/aula de conhecimentos sobre legislação ambiental aplicada à fauna e à flora, técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, patrulha náutica, orientação geográfica, sobrevivência em área de selva, condutas de patrulha ambiental, entre outras disciplinas. A aula magna do 1º CAAM foi ministrada pelo Delegado da Polícia Civil Waldir Freire Cardoso, que abordou o tema "Atuação das polícias Civil e Militar em crimes ambientais".

IMG 0473

Qualificação

Os esforços da gestão governamental atual buscam retirar o Pará da lista dos que mais desmatam na Amazônia Legal Brasileira e este compromisso impulsiona a necessidade de qualificação no policiamento ambiental para combater crimes desta natureza. “Esse curso está direcionado para que nós possamos chegar ao máximo de conhecimento possível, ao máximo de preparo operacional possível, voltado para a área de proteção ambiental. Nosso objetivo é que esses policiais saiam daqui qualificados e preparados, de fato, para encarar esses problemas, que são complexos”, explicou a comandante de policiamento ambiental e coordenadora-geral do 1º CAAM, coronel Andréa Keyla Rocha.

IMG 0485Fotos: Taiane Figueiredo - CB PM

Para ela, os desafios enfrentados que mais demandam medidas efetivas estão relacionados, sobretudo, a crimes que envolvem exploração ilegal de madeiras, em especial com uso de serrarias clandestinas, e queimadas ilegais, situações muito recorrentes nos estados da região amazônica. Hoje, o Comando de Policiamento Ambiental atua em conjunto com outros órgãos de proteção ao meio ambiente, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu), com jurisdição em todo o Pará, além da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª) CIPamb, sediada em Santarém.

IMG 0498Fotos: Taiane Figueiredo - CB PM

O comandante da PM lembrou que investir em armas, equipamentos e veículos é importante, mas a prioridade deve ser o investimento em recursos humanos. “Precisamos ter cada vez mais policiais capacitados para cumprir a missão de aumentar a abrangência de atuação do Comando de Policiamento Ambiental. O objetivo é permitir a capilarização da tropa ambiental em todo o território paraense”, informou o comandante-geral referindo-se às três Companhias Independentes de Polícia Ambiental, previstas para serem instaladas nos municípios de São Félix do Xingu, Parauapebas e Paragominas.

IMG 0530

Ainda de acordo com o comandante-geral, o CPA deve apostar em outros cursos de ações ambientais e operações ambientais, esse último voltado para oficiais, subtenentes e sargentos.

IMG 0494Fotos: Taiane Figueiredo - CB PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.