Vereadores de Tailândia aprovam Projeto de Supervisão Militar Educacional

A Polícia Militar do Pará realizou, na última quinta-feira (11), a apresentação do Projeto Supervisão Militar Educacional (Sume), que será efetivado na escola municipal José Edvar Coelho Frota, localizada no bairro Vila Macarrão, em Tailândia, nordeste do Estado. O ato de apresentação ocorreu na Câmara Legislativa do município e reuniu os vereadores da casa.

36531f60 902c 4f8d ad98 032b7decc83fDivulgação

A apresentação do projeto foi realizada pelo Tenente-coronel Leno Carmo, coordenador do Sume, na tribuna da casa legislativa, e obteve unanimidade por parte dos vereadores para sua aprovação. Na ocasião, a aprovação foi comemorada pela comunidade escolar, que estava representada na assembleia presente.

O projeto Sume, em Tailândia, foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura de Tailândia, tratando das mudanças que a escola deve passar, entre adaptações e reformas, estrutura pedagógica e administrativa para sua recepção, que tem como destaque a entrada e rotina de atividades dos Supervisores Militares, que serão os policiais da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM)

Os policiais militares vão passar por treinamento específico para o trabalho junto às crianças e adolescentes da unidade de ensino, de forma articulada entre a Segurança Pública e a Educação, por meio de convênio entre a PMPA e a Prefeitura local.

O projeto de supervisão militar educacional já é realidade em Marabá, Canaã dos Carajás e em Belém. Além de Tailândia, tanto o município de Tucuruí quanto Jacundá também já estão avançando nas tratativas para receberem o projeto, que deve se estender ainda para mais 8 municípios paraenses, com previsão de efetivação para o primeiro semestre de 2021. O projeto Sume está previsto no Programa de Ações Policiais Militares na Escola, do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) da PMPA.

Para o Comandante do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV), Coronel Renato Dumont, a iniciativa do projeto nas escolas da região é uma importante ação de prevenção da violência e criminalidade, além de contribuir de forma significativa para a segurança de toda a comunidade.

Ainda de acordo com o Oficial, o projeto representa também o cuidado com o futuro das crianças e jovens e, por extensão, de suas famílias, fazendo da escola um espaço seguro e, de todo o entorno, um ambiente de convivência pacífica e de exercício responsável de cidadania.

WhatsApp Image 2021 02 15 at 15.45.06Divulgação: PM