Polícia Militar intensifica ações de combate ao tráfico de entorpecentes

up ag 25179 85403a6f 1116 be8d 39ea 47a539ea7a10Divulgação

{Só em janeiro e fevereiro já foram apreendidos mais de 400 kg de maconha em todo o território paraense

A operação permanente "Polícia Mais Forte" vem permitindo aos agentes da Polícia Militar aumentar a apreensão de drogas pelo Estado, especialmente em municípios das regiões Nordeste e Sudeste. Só nos primeiros 15 dias de fevereiro foram descobertos mais de 40 mil pés de maconha em Tailândia, Moju e Cachoeira do Piriá, além de tabletes da droga prensada, sementes e armas caseiras. Até agora, a PM já apreendeu 412,8 quilos de maconha em todo o Pará - somente em Tailândia e Moju foram apreendidos 314,15 kg, o que representa mais de 76% do total já apreendido nestes primeiros meses do ano.

De acordo com o tenente-coronel PM Henrique Pereira, do Departamento Geral de Operações, a “Polícia Mais Forte” se baseia em uma distribuição estratégica institucional voltada ao policiamento ostensivo, para que mais de 60% da cota de gratificação de complementação de jornada operacional que o governo do Estado usa para comprar as folgas dos agentes é destinada a garantir o efetivo necessário para colocar a operação nas ruas.

"O incremento também é de viaturas, em cerca de 50%, no horário mais crítico da mancha criminal, e em 52 municípios onde a incidência de crimes é maior, de segunda a segunda. A gente atribui o sucesso da operação justamente à credibilidade da população, que começa a nos passar informações privilegiadas, não só pelo contato pessoal, mas também pelos canais oficiais de denúncia. Isso permite que a expertise dos PMs seja direcionado para diligências bem sucedidas, também com o apoio da Polícia Civil", informa o tenente-coronel.

0983e556 43bf 4408 ae8f 1d6fb82f24a7Divulgação

Tailândia - Durante uma ação realizada no domingo (14), agentes da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) localizaram uma plantação com quase 25 mil pés de maconha no município de Tailândia, no Sudeste. Em razão do volume, os militares tiveram que incinerar a maior parte da droga no local.

Equipes do Grupamento Tático Operacional (GTO) e da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), ambos da 6ª CIPM, foram à vicinal "Pão Torrado", na zona rural de Tailândia, após serem informados que havia uma grande plantação de maconha na área.

Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos com tiros disparados por dois homens, que fugiram para a mata fechada. As equipes realizaram buscas no local e encontraram às proximidades uma armadilha, com espingarda engatilhada, e a desmontaram.

WhatsApp Image 2021 02 15 at 11.14.16 2Divulgação

Após a fuga dos suspeitos, os policiais localizaram a plantação de maconha e uma garrafa de dois litros com sementes da erva. Parte da droga foi incinerada no local e mil pés foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Tailândia, para as providências cabíveis.

No mesmo município, no último dia 4 de fevereiro, a PM localizou um plantio de maconha em uma área onde também havia quatro pessoas em aparente situação de trabalho análogo ao de escravo. Foram recolhidos 143 tabletes de maconha prensada e quase dez sacas do entorpecente, somando 243 kg. O homem responsável pela plantação foi preso em flagrante e colocado à disposição da Justiça.

Moju - No último dia 8, a 8ª CIPM encontrou três plantios de maconha, com mais de 15 mil pés. Dois homens que trabalhavam no cultivo da droga foram presos em flagrante. Os policiais realizavam diversas ações de combate ao tráfico de drogas e de destruição de plantações de maconha em zonas rurais quando chegaram à Vila de Itaperuçu, a em Moju. Após diversas incursões pela mata, os policiais encontraram as três plantações e barracas onde estavam mais sementes da planta, além de materiais usados para prensar a droga.

Uma parte da droga foi incinerada, conforme previsto na Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas. O restante foi apreendido e levado para a Delegacia de Polícia Civil. Foram recolhidos, ainda, duas armas de fogo, duas motocicletas e um tablete de maconha prensada.

0d207a54 a5b9 4a34 a6fa 78bc425f9bd7Divulgação

Cachoeira do Piriá - No dia 06 de fevereiro, cerca de 20 pés de maconha foram apreendidos por militares do 74º Posto Policial Destacado - 11º Batalhão - na vila de Alto Bonito do Gurupi, no município de Cachoeira do Piriá, no Nordeste paraense. No mesmo final de semana, a unidade policial apreendeu na localidade armas caseiras e uma garrafa com aproximadamente um quilo de sementes de maconha. Um homem foi preso.

Os pés de maconha foram encontrados em uma residência após denúncias anônimas. Pessoas que estavam na casa fugiram pouco antes da chegada da PM, que também encontrou no local o documento de um homem que seria o proprietário do imóvel. O material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município.

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.