Carnaval de Mosqueiro registra baixo número de ocorrências

1613336269240Divulgação/25º BPM

As fiscalizações realizadas pela Polícia Militar em conjunto com outros órgãos de segurança pública na ilha de Mosqueiro resultaram em um final de semana com reduzido número de ocorrências registradas pela PM no distrito. Um dos destinos mais procurados, a ilha teve um carnaval atípico, com praias vazias e sem festas nas ruas, resultado das medidas estabelecidas no Decreto Estadual N° 800, que prevê práticas de combate à covid-19.

Além de fiscalizar e orientar sobre a proibição de
aglomerações em locais públicos, com mais de 10 pessoas, para fins recreativos; entre sexta-feira e terça-feira de carnaval os agentes retiraram da praia pessoas flagradas descumprindo o decreto. O funcionamento de bares, em qualquer período do dia, a venda de bebidas alcoólicas, das 22h até as 6h, além da fiscalização do uso da máscara e do distanciamento social nas ruas e estabelecimentos comerciais também foram monitorados pela PM, que atuou em 77 operações, algumas delas integradas ao Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Belém, Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Civil e Vigilância Sanitária. Ninguém foi preso em decorrência de descumprimento do Decreto Estadual.

Produtividade

Durante a operação Carnaval Seguro 2021, foram realizadas pela PM 208 abordagens a pessoas, duas prisões em flagrante e 105 abordagens a veículos, além do atendimento de ocorrências pontuais relacionadas a tráfico de drogas, ameaça, tentativa de estelionato, violência doméstica e desacato.

IMG 20210214 104305Divulgação/25º BPM

Para o Comandante do 25° Batalhão, tenente-coronel Francisco Ferreira, o baixo registro de ocorrências na operação se deve principalmente ao reforço no efetivo policial - que teve mais de 100 militares empenhados diariamente - e à atuação preventiva do Estado.

“Eu atribuo o êxito da operação Carnaval Seguro 2021 ao processo de conscientização da população. Claro que há algumas resistências quanto ao uso de máscara, sobretudo, mas no geral nós percebemos que a operação se consolidou. As operações ganharam visibilidade e a população percebeu que as instituições estavam integradas para atuarem em caso de descumprimento do decreto", destacou o comandante do 25° Batalhão, que também reconheceu o apoio de policiais militares vindos de outras unidades para dar suporte nas ações contra a criminalidade.

IMG 20210213 102606Divulgação/25º BPM

IMG 20210212 161759 1Divulgação/25º BPM