PM realiza formatura do II CPIM

IMG 1386 CópiaFotos: Edson Costa - CB PM

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Parque Verde, em Belém, a solenidade de formatura dos alunos concluintes do II Curso de Preparação de Instrutor Militar da PMPA (II CPIM). A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Marcelo Ronald.

Coordenado pelo Departamento-Geral de Educação e Cultura (DEGEC) e pela Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura” (APM), o curso foi realizado de forma semipresencial com instruções nas modalidades de ensino à distância (EAD) e aulas presenciais. O curso tem o objetivo de capacitar os servidores públicos, civis e militares, para atuar na área da docência, nos diversos níveis e modalidades existentes na corporação.

IMG 1390Fotos: Rebeca Rocha - VC PM

Durante as 180 horas de carga horária obrigatória do curso, os alunos receberam instruções sobre Comunicação e Linguagem Educacional, Estudos Profissiográficos, Introdução à Tutoria, Planejamento Formativo, Didática Aplicada, Avaliação (Processos e Instrumentos), Palestra sobre as Diretrizes de Ensino da PMPA, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Presencial. A turma, formada por 53 alunos, contou com policiais militares que atuam em todas as regiões do Estado, além de alunos das Forças Armadas (FFAA), Corpo de Bombeiros (CBMPA) e Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN).

IMG 1358Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Para o Major Joaquim Batista Barros, primeiro colocado do curso, a participação foi importante para que a PM consiga, por meio desses profissionais, aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino na instituição "eu como docente da instituição tenho uma grande perspectiva de melhorar o processo de ensino aprendizagem, esse curso nos traz uma amplitude da visão de como fazer esse processo, com isso a qualidade de ensino tende a melhorar tanto na capital quanto nos polos do interior do Estado”, ressalta o oficial.

IMG 1381Fotos: Edson Costa - CB PM

O 2º Sargento Antônio Mayson da Silva Barros, Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, também exalta a importância do curso para a atualização dos conhecimentos. "Como Fuzileiro Naval, faço parte do corpo docente da Escola de Formação de Reservista Navais da Marinha,e, participar deste curso de formação de instrutores militares na PM, me possibilitou adquirir mais experiência. Foi um período muito proveitoso na questão do conhecimento no processo ensino pedagógico, então é uma satisfação muito grande poder representar a Marinha do Brasil nesta capacitação”, explica o concluinte.

Para o Chefe do Estado Maior Coronel Ronald, as disciplinas exigidas no curso exaltam os objetivos da Polícia Militar: "Esse curso atinge o alcance de vários objetivos defendidos pela PM, dentre eles eu ressalto dois que são a valorização das pessoas e o aperfeiçoamento da formação e da capacitação. Primeiro no desenvolvimento das pessoas ele contribuiu para que cada um dos colaboradores da PM possam desenvolver habilidades, competências e atitudes, o outro objetivo diz respeito ao aperfeiçoamento da formação e capacitação", finaliza o Chefe do Estado-Maior Geral da PM.

IMG 1449Fotos: Renata Costa - SD PM

IMG 1358Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

IMG 1275Fotos: Ingrid Souza - VC PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.