No Dia Internacional da Mulher, PM celebra conquistas delas na Corporação

IMG 1977Foto: Ingrid Souza - VC PM

Dividindo-se entre o papel de policial militar, mãe e a carreira de cientista da linguagem, a cabo Josivane do Carmo Campose tornou-se a primeira policial do quadro feminino de praças combatentes da Polícia Militar a conseguir o título de doutora, pela Universidade Federal do Pará (UFPa). No dia 08 de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a policial que, já atuou no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), comemora a superação de desafios dentro e fora da corporação. “Alcançar vitórias significa ter enfrentado obstáculos dos mais diferentes níveis de dificuldades. E mais que tudo isso, a determinação para nunca desistir no meio do caminho”, explicou a policial.

A cabo Josivane foi escolhida para ser homenageada pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior, nesta segunda-feira (08), representando todas as mulheres da corporação. A homenagem ocorreu no quartel do Comando-Geral e incluiu uma apresentação da Banda de música da PM, com transmissão ao vivo pelo Facebook da PMPA.

WhatsApp Image 2021 03 08 at 16.51.58Foto: Ingrid Souza - VC PM

Com o aporte da sua formação acadêmica, ela fez parte de comissões responsáveis pela elaboração de documentos e manuais que balizam os procedimento que devem ser adotados pelos agentes da corporação, como a comissão para a revisão do Manual de Correspondência da Polícia Militar do Pará, da atualização do Manual de Redação da Polícia Militar do Pará, para elaboração do Anuário da Polícia Militar do Pará 2019 e 2020, entre outras comissões.

Para ela, a Polícia Militar é um lugar de conquista, mas que, principalmente, para mulheres, representa também um lugar de lutas e superação de grandes obstáculos, próprios da natureza da missão, para conseguir seus objetivos. “A Polícia Militar representa, para mim, um lugar de conquistas, onde tive a oportunidade de me desenvolver pessoal e profissionalmente. Porém, este desenvolvimento e as muitas conquistas são um longo caminho no qual se encontram muitos desafios”, destaca.

IMG 1875Foto: Ingrid Souza - VC PM

Mulheres na PMPA

Na Polícia Militar do Pará, a jornada feminina teve início há 39 anos, em 1º de fevereiro de 1982, com a entrada, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), no distrito de Outeiro, em Belém, da primeira turma de policiais femininas da corporação. A partir daí, elas têm conquistado cada vez mais espaços e demonstrado a importância e o valor da presença feminina em uma instituição que, historicamente, foi constituída para ser constituída apenas por homens.

Atualmente, a PM tem mais de 1.500 mulheres em seus quadros, que ocupam quase todos os setores da corporação, alcançando grande destaque, tanto nos departamentos e diretorias responsáveis pelo andamento administrativo da instituição, quanto nas unidades operacionais, em conjunto com os homens nas diversas ocorrências que fazem parte do cotidiano da Polícia Militar.

São muitos os exemplos de mulheres na corporação que conseguem conciliar as atividades inerentes ao cargo de policial militar com a função de mãe, esposa e filha, além de se destacarem em outras áreas importantes para a sociedade paraense, em especialidades que também contribuem com o aperfeiçoamento da instituição. São médicas, psicólogas, jornalistas, assistentes sociais, nutricionistas, bacharéis em direito, entre outras

“Nós não podíamos deixar passar em branco esse dia tão especial para as nossas esposas, filhas e companheiras de trabalho, as guerreiras da Polícia Militar do Pará. A cabo Josivane representa bem a nossa corporação, demonstra toda a sua capacidade operacional, é mãe, conquistou a titulação de doutora em letras, pela UFPA, e muito nos orgulha. Não tem local na sociedade que a mulher não possa ocupar, muitas vezes com mais competência que nós, homens, porque tem mais foco, mais dedicação e disciplina”, declarou o comandante-geral da PM, que entregou à cabo Josivane um buquê de flores.

IMG 1976Foto: Ingrid Souza - VC PM

IMG 1918Foto: Ingrid Souza - VC PM