PM apreende pólvora, munições, espoletas em Santana do Araguaia

WhatsApp Image 2021 03 11 at 12.05.09Divulgação/30ª CIPM

Pólvora, munições e espoletas foram apreendidas, nesta quarta-feira (10), por policiais militares do Grupamento Tático Operacional (GTO) da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Santana do Araguaia, no sudeste do estado. O material estava sendo comercializado em uma loja de pesca, que não tinha autorização para vendas dessa natureza.

Os policiais chegaram à loja após abordarem um homem e revistarem a motocicleta dele, que estava visivelmente danificada. Com o suspeito foram encontradas três munições de calibre .38, segundo ele, compradas em uma loja de pesca e camping. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, pelo crime de porte ilegal munição. Os policiais foram até a loja e abordaram um homem que havia acabado de comprar dez cartuchos, calibre 32, intactos.

A atendente do local foi questionada e levou os militares até os fundos da loja, onde foi encontrada grande quantidade de pólvora, munições, espoletas e material para recarga, todos eles sem documento de autorização dos órgãos competentes para comercialização. O proprietário da loja foi contactado por telefone, mas se negou a falar com os policiais, que apreenderam o material e conduziram para a Delegacia, junto com a atendente e o cliente que saía da loja.

Comércio ilegal de munições

De acordo com o artigo 17 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03), é crime adquirir, alugar, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, adulterar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, com pena de reclusão, de quatro a oito anos, e multa.

WhatsApp Image 2021 03 11 at 12.05.44Divulgação/30ª CIPM