Operação da PM acompanha manifestação na capital

Em decorrência do decreto n° 800, que prevê medidas de prevenção à covid-19 no estado do Pará, a Polícia Militar acompanhou, neste domingo (14), uma manifestação que teve início pela manhã, na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, e terminou no Mercado de São Brás. Três pessoas, que participavam da manifestação foram conduzidas para a Seccional de Polícia Civil de São Brás por descumprimento do decreto estadual n° 800. Não houve necessidade de uso da força policial. 

Tropas do Batalhão de Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Choque, Batalhão de Ações com Cães, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), além do Comando de Policiamento da Capital I, atuaram na manifestação, sob a coordenação do comandante do 2° Batalhão, tenente-coronel Marcelo Siqueira.

A ação da PM se concentrou, inicialmente, na Praça da Bandeira e na esquina da avenida Visconde de Souza Franco com a travessa Antônio Barreto. Os militares orientaram as lideranças da manifestação quanto a necessidade de cumprimento do distanciamento social, e negociaram para que os 20 carros usados por eles fossem divididos em dois grupos de dez, conforme o limite estabelecido pelo decreto. 

Contudo, veículos que estavam nas transversais decidiram aderir ao movimento e desrespeitaram o que foi previamente estabelecido. Na altura dos arredores da travessa São Francisco com a Rua João Diogo, a carreata foi encerrada, mas houve questionamentos por parte dos manifestantes.  Três deles foram conduzidos por descumprimento do decreto estadual e encaminhados para a Seccional de Polícia Civil de São Brás. As pessoas conduzidas vão responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprirem o decreto, que proíbe aglomerações e carreatas, e por desobediência ao artigo 268 do Código Penal, que prevê como crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Dois veículos utilizados no ato chegaram a ser apreendidos e em seguida liberados, uma vez que não foram constatadas irregularidades por parte da Polícia Civil e do Detran. 

"O saldo da operação foi positivo. Não houve pessoas feridas e a PM agiu para cumprir o decreto estadual e salvaguardar a vida, inclusive dos participantes do movimento", explicou o comandante da operação.

up ag 25806 ced31b0a d60d 0078 65eb a0711c5ba1a7ASCOM PM

up ag 25806 de339a08 1d77 cfa4 3ed2 a7a241b1d0e9 1ASCOM PM

up ag 25806 0d16ef5a aea0 7393 b3ed 1bcd2f64ab5aASCOM PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.