BPA apreende alevinos de pirarucu pescados ilegalmente no Parque do Utinga

Quase 100 alevinos (“filhotes”) da espécie pirarucu, que estavam sendo pescados e armazenados ilegalmente, foram apreendidos, nesta terça-feira (16), por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Os animais foram apreendidos no Parque Estadual do Utinga (PEUT), que fica no bairro do Curió-utinga, em Belém.

Uma equipe do BPA realizava policiamento pelo parque, quando encontrou uma caixa d'água com 95 peixes da espécie pirarucu. A equipe ficou no local aguardando os suspeitos irem buscar os animais, e viram dois homens que estavam trazendo mais peixes para serem armazenados. Os suspeitos tentaram fugir assim que perceberam a presença dos policiais, mas foram capturados.

Um deles estava com uma faca. Foram apreendidos, também, uma canoa e uma rede de pesca. Os suspeitos e o material apreendido foram conduzidos para a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA-PA).

Crime ambiental

Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente é crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9605/98, que prevê pena de detenção, de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Também incorre no mesmo crime quem pesca espécies que devam ser preservadas ou com tamanhos inferiores aos permitidos.

 

WhatsApp Image 2021 03 17 at 14.19.39Divulgação

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.