Na capital, Polícia Militar dá início à imunização da tropa contra a covid-19

WhatsApp Image 2021 03 20 at 16.23.19Foto: Renata Costa - SD PM

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), iniciou neste sábado (20) a vacinação contra a covid-19 para todos os profissionais da segurança pública estadual, dando cumprimento à segunda fase do Plano Paraense de Vacinação de Covid-19. A previsão é de que em breve todos os policiais militares da ativa já estejam imunizados.

Tendo o maior efetivo da segurança pública paraense, a PM vai vacinar neste sábado todos os policiais militares que atuam nas ruas da capital e que desde março do ano passado têm participado de ações de combate a covid-19. “Os policiais que estão sendo vacinados hoje compõem a tropa que está na linha de frente, no combate à criminalidade, fazendo cumprir o decreto do Lockdown, que traz medidas preventivas. Nós ficamos muito felizes com esse reconhecimento por parte do Governo do Estado, por priorizar os membros dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública, que depois dos profissionais de saúde somos os que estão mais propícios a serem contaminados com esse vírus”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

WhatsApp Image 2021 03 20 at 16.23.19 1Foto: Renata Costa - SD PM

Dois polos de vacinação foram montados em Belém para imunizar, ao todo, 2.789 policiais militares. Na semana seguinte, será dado continuidade à imunização das tropas sediadas na capital e região metropolitana e posteriormente as do interior do estado, até atingir a totalidade de policiais militares da ativa.

Polo Quartel do Comando-Geral da PM - Na maior sede administrativa da PM, na avenida Augusto Montenegro, policiais militares do Comando de Policiamento da Capital I, profissionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e agentes do Detran recebem a primeira dose da vacina. Todos os policiais vacinados foram devidamente identificados em uma listagem repassada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e cadastrados, como forma de promover o controle do efetivo e a transparência do atendimento. Para o cabo João de Araújo Lima, que atua no 27º Batalhão da PM e foi um dos primeiros policiais militares vacinados, a imunização representa uma vitória. "É um privilégio, esperei tanto por essa vacina. Para nós, que trabalhamos no dia-a-dia combatendo o famoso inimigo invisível, é um prazer estar tendo essa oportunidade", comemorou o policial.

Polo Cfap - Já no Complexo Operacional da PM, no bairro do Marco, estão sendo vacinados os militares que atuam no Comando de Policiamento da Capital II, Corpo Militar de Saúde, Comando de Missões Especiais e três unidades do Comando de Policiamento Especializado - Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur) e Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe).

A aplicação das vacinas é realizada por uma equipe da Sesma devidamente preparada. “Fizemos um treinamento prévio e sentimos que todos estão preparados para a missão. Foi muito gratificante porque não tivemos nenhuma dificuldade em relação a administração de vacinas, todos muito solícitos, inclusive a acolhida aqui no quartel”, informou a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde.

WhatsApp Image 2021 03 20 at 16.23.18Foto: Renata Costa - SD PM
De acordo com o diretor do Corpo Militar de Saúde da PM, coronel Mauro Matos, que acompanhou a imunização no Cfap, a ideia é aos poucos abranger toda a tropa. “O secretário de segurança está em tratativas, junto a Sespa, para que a imunização dos servidores da segurança pública ocorra de forma gradativa, conforme elas sejam liberadas pela Sesma, a fim de atender todo o efetivo que está no combate diário”, explicou

Os policiais militares vacinados devem receber a segunda dose daqui a aproximadamente 15 dias, concluindo, assim, o ciclo da imunização.

WhatsApp Image 2021 03 20 at 16.23.18 2Foto: Renata Costa - SD PM