RPMont inaugura pórtico de entrada da unidade e melhora segurança das áreas dos equinos

WhatsApp Image 2021 03 31 at 15.18.34Foto: Ingrid Souza - VC PM

O Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Pará, inaugurou o pórtico de entrada da Unidade e revitalizou a segurança das áreas utilizadas para o pastejo dos equinos, na manhã desta quarta-feira (31). O ato de inauguração foi realizada na Unidade do RPMont, que fica localizada no bairro do Mangueirão, em Belém.

WhatsApp Image 2021 03 31 at 15.45.52Foto: Ingrid Souza - VC PM

As obras de revitalização tiveram início no mês de janeiro de 2021 e teve como objetivo trazer mais segurança e controle aos acessos da Cavalaria por meio de um pórtico para verificação de entrada e saída de pessoas e veículos no quartel. Nas unidades militares, estas entradas são denominadas "portão das armas" e servem para o controle e segurança das instalações das demais dependências de uma área militar. Geralmente trazem elementos arquitetônicos que expressam a atividade exercida pela tropa ali sediada. No caso da Cavalaria, depois desta primeira fase, o local contêm símbolos que caracterizam a tradição e os valores de uma tropa montada, tais como a rusticidade e a destreza da tropa.

WhatsApp Image 2021 03 31 at 15.22.04Foto: Ingrid Souza - VC PM

O portão das armas foi feito todo em madeira com detalhes que lembram a entrada de uma área rural, lembrando paisagem típica das regiões de campo e pastagens, uma vez que estes locais relacionam-se com a rusticidade e beleza dos animais que ali são cuidados e treinados para o serviço policial. Além do pórtico de entrada, todas as cercas que dividem as áreas destinadas aos animais foram substituídas por novas peças de madeira, que conferiram mais segurança à contenção e a manejo dos animais. Toda a madeira utilizada nas revitalizações da unidade são oriundas de doações, após apreensão de madeiras irregulares, por parte dos órgãos ambientais estaduais e federais.

WhatsApp Image 2021 03 31 at 15.22.01Foto: Ingrid Souza - VC PM

O Comandante-Geral da PMPA, coronel José Dílson Melo de Souza Júnior, aproveitou a ocasião para parabenizar o comandante da Unidade e toda a equipe projetou e colaborou na efetivação da obra.

WhatsApp Image 2021 03 31 at 15.18.35 1Foto: Ingrid Souza - VC PM

Finalizando o evento, o comandante do RPMont agradeceu a todos os envolvidos na construção das obras. “Quero agradecer o inestimável apoio do nosso Excelentíssimo comandante geral, coronel Dilson Júnior, que ao intermediar junto aos órgãos competentes, nos proporcionou a logística necessária este trabalho. Agradeço também a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que doaram as madeiras utilizadas na construção dos piquetes (cercas), e por fim, agradecer a todo corpo de oficiais, praças e colaboradores civis do RPMont que colaboraram com sua força de trabalho para a consecução desta obra”, finalizou o Oficial.

WhatsApp Image 2021 03 31 at 19.04.49Foto: Wesllen Farias - CB PM

WhatsApp Image 2021 03 31 at 15.22.03Foto: Ingrid Souza - VC PM