PM intensifica ações preventivas para coibir aglomerações e encontro entre torcidas no ReXPa

f253faae 3e63 4b99 b692 159b3696e54cFotos: Josuelton Chagas - CB PM

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO) intensificou, neste domingo (4), as ações preventivas de segurança em Belém e Região Metropolitana, visando coibir aglomerações de pessoas e possíveis confrontos entre as torcidas de Remo e Paysandu.

Mesmo sem a presença de torcedores nos estádios de futebol, por conta da necessidade de distanciamento social - além de outras medidas preventivas dispostas nos decretos estadual e municipal para conter o avanço de Covid-19 em Belém e na Região Metropolitana - a PM atuou estrategicamente, com aproximadamente 200 agentes durante todo o domingo.

4def2fe7 5930 410b ba5a 221df71b1e75Fotos: Josuelton Chagas - CB PM

No início da manhã, os policiais militares foram distribuídos para os locais onde, tradicionalmente, os torcedores das duas torcidas se concentram, cumprindo o policiamento precursor.

Com apoio do Centro de Inteligência (CInt), a PM registrou pelo menos nove sedes de torcidas organizadas remistas e outras oito do Paysandu, distribuídos em diferentes bairros de Belém. Além das sedes oficiais das duas equipes, essas localidades também contaram com policiamento diferenciado.

8dbd305d aed8 430a a32d 002ddca58850Fotos: Josuelton Chagas - CB PM

Equipes do Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II) e Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) atuaram conjuntamente durante todo o dia para garantir a ordem.

Distribuídos em 31 viaturas, 45 motocicletas e 12 cavalos, os policiais militares atuaram em diferentes pontos da cidade e nos principais corredores que dão acesso à capital, como a rodovia BR-316 e avenida Independência.

f190a3fa 7452 41ef a767 fd00f1748e47Fotos: Josuelton Chagas - CB PM

Duas viaturas do CME e uma do "Batalhão Águia" realizaram a escolta do ônibus que transportava a delegação do Clube do Remo até o estádio e depois do jogo e posteriormente até o hotel onde a equipe estava hospedada.

Durante o jogo, equipes do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) foram as principais responsáveis pela segurança da imprensa, arbitragem, jogadores e comissões técnicas das duas equipes, entre outros profissionais que atuaram dentro do estádio da Curuzú.

22210438 b15f 45aa bb39 308b5ae6df99Fotos: Josuelton Chagas - CB PM

Mesmo depois de encerrada a partida, a PM seguirá o planejamento estratégico, previsto para encerrar às 22h, com fiscalização de locais públicos e viaturas em Ponto Base Estratégico (PBE) nos principais logradouros da Grande Belém.

"Nosso objetivo é pôr em prática o plano estratégico elaborado durante a semana e garantir segurança às delegações de Remo e Paysandu. Para isso, nós trouxemos 45 policiais militares do BPE e da Cavalaria para atuarem nas imediações do estádio e dentro dele, 12 homens para evitar qualquer eventualidade entre as diretorias e comissões técnicas", relatou o comandante do policiamento, major Celton Otávio.