BPA resgata mais de 8 mil caranguejos - uçá no nordeste do Estado

 

Uma operação conjunta de policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) resgatou mais de 8 mil caranguejos da espécie 'Uçá' no nordeste do Pará. A operação de defeso da espécie iniciou dia 29 de Março e se estendeu até o último domingo (05).

A operação foi realizada nos municípios de Augusto Corrêa, Bragança, Capanema, Salinas, São João de Pirabas e Tracuateua. Durante as ações, foram feitas fiscalizações nas feiras livres e mercados municipais, rondas nos portos e patrulhamento nos rios. Os agentes também verificaram as guias de estoques emitidas pelos órgãos de fiscalização e realizaram pontos de bloqueios em horários diversos que constataram a venda e transporte irregular dos caranguejos.

No total, foram resgatados 8.100 animais que foram destinados à soltura no seu habitat natural.

Sobrevivência da espécie

A espécie de Ucides cordatus,  o caranguejo-uçá, entrou no período de defeso na última segunda-feira (29), e o Pará está entre os estados que participam da regulamentação. O objetivo é proibir a captura, transporte, beneficiamento, a industrialização e comercialização do animal durante o período de “andada”, momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

De acordo com a Lei nº 9.605/1998, a multa para os infratores pode chegar até R$ 100 (cem mil reais) dependendo da carga de caranguejo apreendida.

WhatsApp Image 2021 04 06 at 14.15.15Divulgação: BPA

WhatsApp Image 2021 04 06 at 14.15.16Divulgação: BPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.