Supervisão Militar Escolar da PMPA avança por todo Pará

3433191a fe9f 4858 949a 7a8c2b1192cdDivulgação

Ao todo, 10 municípios paraenses já estão com os processos de implantação do projeto de Supervisão Militar Educacional em andamento

No período de 12 a 16 de abril, mais seis visitas técnicas foram realizadas pela Polícia Militar nos municípios de Santana do Araguaia e de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. As visitas tiveram como objetivo a implantação de mais unidades de ensino municipais que terão o Projeto Supervisão Militar Educacional – SUME ainda em 2021. Ao todo, 10 municípios paraenses já estão com os processos de implantação do SUME em andamento, abrangendo diversas regiões do Estado. Na última semana de abril será a vez de Ourilândia do Norte e depois Abaetetuba receber a coordenação do SUME para as últimas etapas de visitas técnicas, sendo depois realizados os treinamentos com os policiais onde o projeto está sendo implantado.

O Projeto SUME integra o Programa de Ações Policiais Militares na Escola, do Departamento Geral de Educação e Cultura (DEGEC), da PMPA, e está ligado mais especificamente à Seção de Educação Física, Pesquisa, Avaliação e Colégios da PM, sendo realidade desde 2018 quando em Marabá, no Colégio Militar Rio Tocantins iniciou as atividades com excelentes resultados desde então, tanto no campo da Segurança Pública quanto na melhoria relevante dos índices educacionais, seja no CMRIO como em Canaã dos Carajás, onde também há o projeto ativo na escola Ronilton Aridal.

6f2192da e7c8 4519 9c89 f1e9325f2725Divulgação

O projeto SUME é um campo de cooperação entre a Segurança Pública e a Educação por meio de diversas atividades que são exercidas pelos policiais militares aprovados no Curso de Supervisão Militar, condição para atuar no projeto, e que colaboram sobremaneira no cotidiano da escola, no cultivo e prática de valores como respeito, amor à verdade, responsabilidade, ética; auxiliando também na aproximação das famílias para o acompanhamento do desenvolvimento escolar dos alunos e mesmo para a melhoria em muitos campos do ambiente escolar, mais propício e motivador ao aprendizado, além da valorizar a autoridade docente, trabalhando a dedicação aos estudos, disciplina e cooperação e sendo referência positiva junto aos jovens estudantes.

Para estes objetivos, a equipe do DGEC para o SUME, coordenada pelo tenente coronel Carmo, conta ainda com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Escolar – CIPOE, responsável pela elaboração do Plano de Segurança das escolas e por temas específicos na formação do curso de supervisão para o cotidiano escolar que irá se desenvolver com o SUME, bem como com a Diretoria de Polícia Comunitária, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, presente no projeto e com os comandos operacionais presentes em cada uma das localidades, seja pelo policiamento regional como pelas unidades policiais militares de onde vem os policiais que atuam como supervisores militares nas escolas.