Projeto Sume da PMPA inicia implantação em Ourilândia do Norte

A equipe do projeto de Supervisão Militar Educacional (Sume) esteve no município de Ourilândia do Norte, no período de 27 a 30 de abril, para realizar uma visita técnica relacionada à implantação do projeto Sume na rede municipal de ensino. Eles foram recepcionados pelos policiais militares do município e região, entre eles o Coronel Wagner Almeida, comandante do CPR XIII.

A escola municipal “ Professor Deilton Dias da Silva” foi indicada para recepcionar o projeto que está em implantação em municípios de 5 regiões estaduais. O assunto seguiu para discussão e apresentação do projeto na Câmara de Vereadores de Ourilândia, onde foram realizados vários questionamentos e solicitados esclarecimentos sobre o trabalho que deve ser efetivado ainda no primeiro semestre de 2021.

O projeto conta com mais de 95% de aprovação por parte da comunidade escolar, resultado de uma recente pesquisa realizada pela Secretaria de Educação do município. Os números demonstram que o Sume está sendo aguardado com grande expectativa por boa parte dos professores, alunos e famílias que residem ou trabalham na região.

Na sequência da agenda, houve a reunião entre a equipe docente e técnica da escola com a coordenação do projeto. Dando continuidade, na sexta-feira (30) a comitiva de Ourilândia, que inclui os policiais militares que atuarão no Sume, membros da Secretaria de Educação municipal, Vereadores de Ourilândia e a equipe da Semed foram visitar o Colégio Militar Rio Tocantins (CMRIO), em Marabá. A unidade escolar foi a primeira a recepcionar o projeto em agosto de 2018, onde permanece funcionando e sendo referência para todo o Estado e até fora do Pará.

Na ocasião, a comitiva participou da apresentação geral e da exposição das etapas e de todo o trabalho desenvolvido até então pelo Sume junto à comunidade escolar.

Para o tenente-coronel Leno Carmo, Coordenador Geral do Sume, o destaque do projeto é o relacionamento mútuo e as várias parcerias e iniciativas que o Sume tem oportunizado, fazendo do projeto um trabalho de muitas mãos e de diversos talentos, que resultam na prevenção da violência e criminalidade, fortalecem o trabalho educacional, a participação responsável de pais e a escolarização dos jovens estudantes e suas famílias e, por extensão, da comunidade do entorno.

Também participaram da visita os militares da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe).

WhatsApp Image 2021 05 04 at 13.56.22 1Divulgação: PM

WhatsApp Image 2021 05 04 at 13.56.21Divulgação: PM