Parceria entre PM e Prefeitura de Tucuruí garante reforma da unidade escola do 13º BPM

b9a183b9 fd03 44aa 817a ddf0652e407dFotos: Matheus Soares - SD PM

O 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM), localizado no município de Tucuruí, no sudeste do Estado, terá o prédio da sua unidade escola totalmente reformado nós próximos meses. Foi assinado nesta quinta-feira (20), o documento que dá início às obras e formaliza a parceria entre PM e a Prefeitura de Tucuruí.

O acordo foi firmado através da assinatura do Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, e o Prefeito do município de Tucuruí, Alexandre Siqueira, na sede do 13º BPM, no bairro Santa Mônica. O ato foi acompanhado pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) Ualame Machado.

4f92aad5 5dc3 4a2a 8a68 f07b92773c59Fotos: Matheus Soares - SD PM

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica 003/2021, o Poder Executivo do município vai garantir a reforma e manutenção das instalações físicas, hidráulicas e elétricas do 13º BPM, além de disponibilizar mão de obra para a execução dos trabalhos, que devem ser finalizados nos próximos meses.

O prédio da unidade escola do 13º Batalhão é polo de formação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) na cidade de Tucuruí, e por isso vai proporcionar aos candidatos aprovados no concurso vigente, uma estrutura que vai contar com blocos de salas de instrução, auditório e capacidade para formação de 100 militares.

037c98cb 02b4 4903 93de 2d3789ad0782Fotos: Matheus Soares - SD PM

"O prédio estava carente de uma reforma, e por este motivo, seria inviável realizar a formação dos novos praças especiais neste espaço", explicou o Coronel Jonildo Teixeira, Comandante do 13º BPM. Na ocasião, o oficial garantiu que além de oferecer maior conforto aos futuros alunos, a reforma da unidade vai resgatar o orgulho da tropa perante a sociedade.

O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, comemorou a parceria que trará benefícios para a população. "Nós ficamos felizes em dar condições para a construção do prédio escola, em consolidar a parceria e assim melhorar a segurança pública na nossa cidade", comentou.

331110ce 338e 4a83 a799 336e844ad4fcFotos: Matheus Soares - SD PM

Por fim, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, frisou que a reforma vai garantir uma formação de qualidade aos alunos, que no futuro vão atender não somente a cidade de Tucuruí, mas também os demais municípios da região.

"Após a formação dos policiais, o espaço será disponibilizado para a comunidade. A PM firmou convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectec), através do Projeto Caminhos, e vai disponibilizar vários cursos profissionalizantes não somente para as famílias de policiais, mas à sociedade em geral", garantiu o Oficial.

O evento contou com a presença do Comandante do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV), Coronel Dumont Leal, além de outras autoridades civis e militares.

513a056c c586 4eee b0bc 2d6c5a33c9bbFotos: Matheus Soares - SD PM