Tucuruí dialoga sobre medidas de prevenção e enfrentamento à criminalidade

22C1220E E122 4679 BA4A BB13ECCB03C3Divulgação

O projeto que reúne diálogo, análise e propostas para diminuir ainda mais a criminalidade nas regiões estaduais "Segurança por Todo o Pará", chegou a sua 6ª edição na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) "Lago de Tucuruí". O evento, que reuniu os gestores estaduais de segurança pública, aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), no prédio da Faculdade Ciências Religiosas Gamaliel, no município de Tucuruí.

A implantação do projeto se dá com a participação dos gestores estaduais no encontro com os responsáveis da região para dialogar sobre as ações que resultaram na diminuição da violência na Região Metropolitana de Belém e que podem, levando em consideração as especificidades locais, serem aplicadas na 9ª RISP.

Um dos diferenciais do projeto consiste em não apenas instalar a iniciativa, mas sim em ouvir a sociedade, os profissionais que atuam na região e construir coletivamente propostas de melhoria para a segurança pública, além de fazer o monitoramento das ações. Para isso, oficinas são realizadas por meio da Diretoria de Prevenção Social e da Violência e da Criminalidade (Diprev) vinculada à Segup.
86251E39 BA84 475E B069 A3CEF86F4482Divulgação

O Secretário de Segurança pública, Ualame Machado, reforça a importância de cada etapa do projeto. "Nós já fizemos a fase de oitiva da população que foi consultada através de uma pesquisa para que possa relatar sua experiência com a segurança pública, bem como a percepção dos agentes para que possamos entender os números, discuti-los, traçar as ações que podem ser feitas, aquilo que precisa ser melhorado, o que nós podemos auxiliar para que isso melhore, poder construir de forma integrada com eles um um projeto de planejamento, não só operacional, mas também de gestão", explicou o titular da Segup.

B8BEBEB8 3DA6 466C 8370 B2732C30B40BDivulgação

Esta é a sexta edição do projeto que já alcançou seis regiões de integração. "Nós implementamos um projeto parecido na RMB, uma vez feito os ajustes, interiorizamos esse projeto, já passamos por algumas regionais, a exemplo de Santarém, São Felix do Xingu, Redenção, Abaetetuba e desta vez em Tucuruí, de modo que a gente traz os números, mas também discute esses dados com quem está na ponta, saber os porquês dos números, sejam eles bons ou ruins, para que a gente possa pegar experiências positivas, poder detectar algum ajuste que precisa ser feito e, a partir daí, nós darmos os meios, para que os profissionais que estão aqui possam executar as melhorias", concluiu Ualame Machado.

Participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior; o Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende, o secretário adjunto de assuntos penitenciários, Coronel Arthur Moraes, o coordenador de operações do Departento de Trânsito, Ivan Feitosa e o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros MIlitar, Tenente Coronel Marcelo Alfaro.

Investimentos - Os investimentos realizados por todo o Pará pela atual gestão envolve os três I's: Integração, Inteligência e investimentos. Para a região do lago de Tucuruí, por exemplo, será destinada uma lancha para os policiais, além da integração das câmeras de monitoramento existente na cidade com as câmeras do Departamento de Trânsito ampliando assim as ações de prevenção.