CPC II realiza últimos preparativos para implantação do Policiamento Ostensivo Orientado

O Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma reunião técnica para definir os preparativos finais para a implantação do Policiamento Ostensivo Orientado em áreas sensíveis de Belém, Icoaraci e ilhas de Mosqueiro e Outeiro.

Além dos Comandantes das unidades que integram o CPC II, os Comandantes de Companhias, os militares que atuam no Grupamento de Proteção Ativa (GPA) e outros do "P3" (análise estatística) também participaram do evento.

Entre os principais objetivos da nova estratégia de policiamento está a necessidade de Aprimorar e Direcionar os Planejamentos Operacionais, Elevar a Produtividade Policial e Diminuir os Índices de Criminalidade em áreas específicas dos batalhões que integram o CPC II e que demandam a intensificação de ações preventivas por parte da Segurança Pública.

De acordo com a coordenação do programa, o processo de construção do programa é um ciclo que inicia com a Verificação da Mancha Criminal e/ou de Pontos Vulneráveis, passa pela Análise Criminal, Elaboração do Plano de Trabalho e finaliza com a Aferição dos Resultados para recomeçar novamente.

"Cada uma das partes tem sua parcela de contribuição na construção dessa modalidade de policiamento. Dessa forma, o GPA realiza o Relatório de Visita Técnica de Prevenção após o contato com a comunidade, repassa as informações mais importantes para os P3 das unidades e daí será construído um mapa criminal para que o Comandantes definam as medidas a serem adotadas dentro de sua área de atuação", explicou o Comandante do 10° Batalhão, tenente-coronel Morais.

"O processo seguiu todo um trâmite antes de chegar a este estágio. Desde as primeiras reuniões realizadas anteriormente, passando pela capacitação dos militares que integram o GPA, esclarecimento aos P3 sobre sua atuação e aos Comandantes de Companhias e dos Batalhões para estabelecermos a estrutura do planejamento das operações e definir de que forma será empregada a tropa no terreno", concluiu o Coronel Giorgio Mariúba, Comandante do CPC II.

IMG 3777Foto: Josuelton Chagas - CB PM

IMG 3790Foto: Josuelton Chagas - CB PMIMG 3768Foto: Josuelton Chagas - CB PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.