PM deflagra Operação Corpus Christi no interior e Região Metropolitana

83382107 575f 457b 92dc 46550a9a3780Foto: Divulgação/CPC II

Visando proteger a população paraense, evitar a proliferação da Covid-19 e, ao mesmo tempo, proteger a retomada gradual das atividades econômicas e sociais em todo o Pará, a Polícia Militar, por meio do Departamento-Geral de Operações (DGO) deflagrou a Operação Corpus Christi no interior e Região Metropolitana.

Iniciada oficialmente na quinta-feira (3), a operação da PM ocorre em diversas modalidades, com foco na prevenção e fiscalização de praias, balneários e nas principais rodovias que dão acesso às áreas de maior fluxo de pessoas e veículos.

Vale lembrar que o feriado religioso é uma comemoração cristã celebrada todos os anos, exatamente 60 dias depois da Páscoa e sempre na quinta-feira posterior ao Domingo de Pentecostes.

Além das ilhas de Mosqueiro e Cotijuba, na Grande Belém, pelo menos 14 municípios do interior do Estado contarão com reforço de policiais vindos de outras unidades para intensificar as ações ostensivas e garantir maior segurança durante todo o feriado prolongado, que encerra no próximo domingo (6).

Soure e Salvaterra, no arquipélago do Marajó. Curuçá, Marapanim, Maracanã, Colares, São Domingos do Capim, São Caetano de Odivelas, Salinópolis, Bragança, Barcarena, Abaetetuba, Cametá e Mocajuba, no nordeste paraense, receberão um reforço policial expressivo para garantir maior segurança aos moradores locais e turistas, estes, geralmente atraídos por belas praias e inúmeras opções de balneários e igarapés.

697819ab 90f0 4995 b96f a041df31ae9eFoto: Renata Costa - SD PM
Somente para o 33° Batalhão (33° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), com sede em Capanema, a Polícia Militar disponibilizou 43 policiais militares para intensificar ainda mais as ações ostensivas no município de Bragança. Deste quantitativo, 32 agentes atuarão no policiamento preventivo da área urbana da cidade e outros 11, na praia de Ajuruteua - distante cerca de 36 quilômetros do centro de Bragança.

Vale destacar que a unidade, que também é responsável pela segurança dos municípios de Augusto Corrêa e Tracuateua, contará com o incremento de mais cinco viaturas para atuarem em conjunto com outras 15, que realizam o radiopatrulhamento da área, além de quatro motos das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam).

"Na última semana reunimos com os oficiais da unidade e definimos a forma como os 43 policiais seriam empregados, os pontos, as modalidades de policiamento... tudo devidamente planejado para garantirmos um feriado tranquilo e seguro para os munícipes de Augusto Corrêa, Tracuateua e Bragança", frisou o Comandante do 33° Batalhão, tenente-coronel André Lima que ainda deu alguns detalhes sobre o policiamento nos três municípios.

"Em Bragança, teremos o reforço no radiopatrulhamento em toda a área urbana e policiamento a pé, na área comercial e orla da cidade. Em Tracuateua e Augusto Corrêa, contamos com o suporte de uma viatura do Comando de Missões Especiais (CME) para reforçar ainda mais as ações ostensivas e inibir crimes", finalizou o oficial.

baed3ba8 7ca3 4121 aef3 40f552817293Foto: Renata Costa - SD PM

Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba - Responsável pelo policiamento ostensivo nas áreas que abrigam os principais balneários da Região Metropolitana de Belém, o Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), deu início à operação Corpus Christi nos distritos de Icoaraci, Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro, destino de muitos que buscam aproveitar o feriado prolongado.
A Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém, Detran, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, realizou ações de enfrentamento à criminalidade e ações de conscientização e fiscalização contra a proliferação da covid-19, em obediência ao Decreto Estadual N° 800.

No distrito de Mosqueiro, o policiamento contará com o reforço de militares dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e II), Comando de Missões Especiais (CME) e Comando-Geral da PM, perfazendo um total de 62 policiais militares em reforço atuando de forma preventiva para garantir a segurança dos moradores e visitantes da ilha.

12BLKWEIOJIOWLJLDWFoto: Renata Costa - SD PM

Em Outeiro, foi reforçado o efetivo em todo o entorno da Praia Grande e Praia do Amor, visando a prevenção de crimes e a conscientização de banhistas e comerciantes locais sobre os cuidados e regras definidas no Decreto.

Já na orla de Icoaraci e ilha de Cotijuba, as ações se concentraram no embarque de passageiros no trapiche de Icoaraci e desembarque em Cotijuba, assim como nas praias de ambos os distritos. Esses locais contam com ações de fiscalização e conscientização ao bandeiramento sanitário atual.

3ef0714a 6b0f 4a03 ac21 d131e69fff5cFoto: Renata Costa - SD PM