Policiais militares do Pará concluem curso de técnico explosivista na PMAM

bope

O cabo Renan Barbosa e o soldado Paulo Batista, que atuam no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Pará, concluíram, nesta sexta-feira (04) o curso técnico de explosivista policial, realizado em Manaus e promovido pelo Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) da Polícia Militar do Amazonas.

O curso teve duração de três meses e habilitou os policiais a confeccionarem relatórios técnicos e laudos periciais especializados sobre explosivos, subsidiando a Polícia Civil. Na parte teórica, os alunos tiveram instruções voltadas para as áreas da matemática, química, física e conhecimentos gerais, enquanto na parte prática, entre outros exercícios específicos, foi ministrado treinamento físico militar para que, além de dominarem a atividade, executando repetidamente os movimentos feitos pelo técnico explosivista, pudessem suportar o traje utilizado, que pesa, em média, 50Kg.

“Fica o sentimento de dever cumprido, pois tínhamos necessidade de formar novos técnicos explosivistas. Fica também o sentimento de responsabilidade adquirida, pois sabemos dos riscos e da dificuldade do serviço que vamos prestar. Todo o conhecimento adquirido é altamente exclusivo aos profissionais da área”, comentou o cabo Renan Barbosa, um dos concluintes. Para o soldado Paulo Batista, a experiência intensa proporcionou conhecimentos estratégicos para a atividade que vão passar a exercer no Bope a partir do curso. “O técnico explosivista precisa ter controle sobre o seu próprio corpo para conseguir atuar em uma situação limite com todo o conhecimento adquirido da forma mais eficiente, já que se trata de vidas que estão sendo atendidas”, destacou.

Os concluintes devem atuar em ocorrências de localização, desativação e destruição de artefatos explosivos improvisados (IED) e industrializados (EOD), além de gerenciamento de eventos críticos que envolvam ameaças de bombas, e realização de vistorias antibombas em locais de grandes eventos.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.