PM é homenageada pelo projeto 'Nocaute na Violência'

A Polícia Militar do Pará (PMPA) foi a instituição homenageada na 33ª Edição do Projeto 'Nocaute na Violência', que reúne 680 atletas amadores que praticam Boxe em vários municípios paraenses e nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão.

O titular da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), coronel Elson Luiz, foi quem representou o Comandante-geral da PM e o chefe da Casa Civil Iran Lima, o governador Hélder Barbalho. Além deles, outras autoridades civis e militares também prestigiaram o evento, que conta com o apoio do Governo do Estado e de outras entidades parceiras.

De acordo com a coordenação do programa, quando o 'Nocaute na Violência' surgiu, no finalzinho dos anos 80, apenas quatro academias aderiram à ideia de iniciar um trabalho voluntário, com ênfase na juventude, e sem garantia de retorno financeiro. Hoje, já são mais de 80 academias cadastradas e o número de adesões só aumenta.

"O projeto começou em alguns bairros de Belém, hoje ele extrapolou as fronteiras do Pará, com possibilidade de chegar até a Argentina", frisou o senhor José Odir ou "Zezé do Boxe", como ficou nacionalmente conhecido desde os tempos em que atuava como atleta profissional da "Nobre Arte".

Representando o governador Hélder, Iran Lima destacou a importância do projeto para a juventude. "O Governo do Estado está atento para iniciativas como essa, que valorizem o esporte amador e afastem os jovens da criminalidade, gerando inclusão social e formando cidadãos. Daqui, sairão muitos atletas campeões", declarou o chefe da Casa Civil do Estado.

WhatsApp Image 2021 06 27 at 14.18.45 1Josuelton Chagas - CB PM

Homenagem

Zezé do Boxe destacou a parceria da PM durante toda a trajetória do programa. "Aproveitando que nosso projeto alcançou toda essa visibilidade, decidimos homenagear grandes entidades públicas e esse ano, chegou a vez de homenagearmos a Polícia Militar, que está conosco em todos os eventos" concluiu.

"A Polícia Militar se sente orgulhosa de estar sendo homenageada nesse evento, que reúne diferentes entes sociais e que contempla a prática de esportes, treinamento físico e valorização da saúde. Essas atividades colaboram conosco na redução da violência e na promoção da paz social", declarou o coronel Elson Luiz.

WhatsApp Image 2021 06 27 at 14.18.33Josuelton Chagas - CB PM

Cerimônia e Premiações

Ao som da Banda de Música de PM, todos que participaram do evento pararam para cantar os hinos Nacional e do Pará. Depois, caminharam juntos por cerca de 150 metros até chegarem ao local onde os atletas finalmente subiram no ringue. Durante o percurso, os atletas aproveitaram para levantar faixas e destacar os nomes das Academias.

Ao chegarem no local da competição, localizado na avenida Tamandaré, eles se encontraram com alguns familiares e aguardaram a vez de subir no ringue onde, finalmente, de dois em dois, - conforme previsto nas regras do esporte - competiram de forma amistosa na modalidade 'Exibição'.

Ao final das lutas, com duração máxima de dois rounds, cada uma, todos foram premiados com uma medalha. Ao todo, 100 medalhas foram distribuídas para os competidores.

Durante todo a programação, uma equipe médica composta por militares da PM e do Corpo de Bombeiros Militar estiveram de prontidão para atuar em casos de contusão ou outros acidentes. Profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) organizaram o trânsito para evitar acidentes. A PM também fiscalizou o cumprimento das normas de segurança sanitária e de distanciamento social, além do uso de máscaras por todos os presentes.

WhatsApp Image 2021 06 27 at 14.18.45Josuelton Chagas - CB PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.