Projeto Sume realiza 1ª Capacitação de supervisão militar em Tailândia

122d7039 80d7 4d5d b344 bb93862a227eDivulgação: DGEC

Nos dias 23 e 24 de junho, a coordenação do projeto Supervisão Militar Educacional, desenvolvido pela Seção de Colégios Militares da PM, observando as diretrizes do Programa de Ações Policiais Militares na Escola, do Departamento Geral de Educação e Cultura da PMPA, esteve no município de Tailândia – PA, para a realização do primeiro módulo do Curso SUME, que tem por objetivo capacitar os policiais militares que participarão do projeto SUME na escola municipal José Edvar Coelho Frota, a qual atende atualmente cerca de 1400 alunos do ensino fundamental em Tailândia.

Ao todo, 72 policiais militares do Comando Regional de Policiamento de Tucuruí, incluindo policiais de Tailândia, Goianésia e Jacundá estiveram presentes na formação que foi aberta para os professores, diretores e técnicos de educação da rede municipal de ensino do município, com destaque para os profissionais da escola que sediará o SUME em sua quarta escola de atuação, depois do Colégio Militar Rio Tocantins – CMRIO, em Marabá; Escola Municipal Ronilton Aridal, em Canaã dos Carajás, ambos projetos já implantados e em execução e da Escola Estadual Brigadeiro Fotenelle, em Belém, que também está em fase de treinamento dos policiais do 20º. Batalhão PM, sendo esta fruto do convênio entre a PMPA e a Secretaria de Estado de Educação - SEDUC.

8bb5925c 17bc 41b8 aa12 599d90846005Divulgação: DGEC

Nesta primeira fase do curso, que tem carga horária total de 85h/a, foram trabalhadas as temáticas de “Apresentação Geral dos Objetivos do SUME”, “Aspectos da Violência na escola” – desenvolvida por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Escolar – CIPOE da PMPA; “Resolução e Mediação de Conflitos no ambiente educacional”, “Apresentação do Manual do SUME” e ao final da formação a “Roda de Conversa e Plenária Geral”, perfazendo 30 horas de atividades, desenvolvidas das 08h da manhã até às 22h nos dois de ações formativas.

Além de Tailândia, que já assinou o convênio entre a Prefeitura local e a Polícia Militar para a implantação do projeto, outros municípios estão em fase de adesão, com previsão de capacitações SUME ainda em 2021, para fins de preparar os policiais e mesmo a escola, para o início efetivo do projeto com o retorno das aulas presenciais em 2022, como é o caso de Redenção, Altamira, Santana do Araguaia, Ourilândia do Norte, Abaetetuba, Jacundá e outros municípios que perfazem 12 localidades onde o projeto será implantado até 2022, incluindo outras escolas na capital e região metropolitana.

17124b38 8e84 4d68 aa35 6bb15a7ebfbbDivulgação: DGEC

O segundo módulo de capacitação em Tailândia está previsto para o início do segundo semestre de 2021 e após está fase, será feito o estágio probatório dos policiais militares na escola e depois a cerimônia de conclusão da formação com a brevetação dos alunos-policiais e a certificação como ouvintes dos profissionais de educação que participarem dos dois módulos do curso, a fim de conhecer o trabalho a ser efetivado, tirar dúvidas das ações que serão implantadas e assim consolidar a parceria com a PMPA para a prevenção da violência e da criminalidade na escola, a construção e cultivo de valores humanos, cívicos e sociais e a partir da escola, fortalecer toda a comunidade do entorno na defesa e proteção social, no exercício da cidadania com responsabilidade e na cooperação para a melhoria dos índices escolares, o fortalecimento da participação familiar na formação e na educação de seus filhos e assistidos e a valorização do trabalho docente.

Para o tenente coronel Carmo, Coordenador Geral do SUME, este módulo inicial é de importância estratégica para o projeto ser bem desenvolvido pois nivela o conhecimento das ações a serem implantadas, possibilita criar laços entre os policiais e os profissionais da educação que terão de atuar juntos para o sucesso nos objetivos do SUME e ainda trazer a verdade e a transparência das ações que serão realizadas na escola.

Estiveram ainda presentes pelo DGEC/SEFPAC, além do Tenente Coronel Carmo, a Major Cristiane e o Sargento Claucir e pela CIPOE o Cabo Amaral e os Soldados D. Benjamin e Eduardo Souza.

15cc878b 57ba 4333 b20b b8f5b1ef3c70Divulgação: DGEC

78b78b28 58ee 43eb a6f1 9638b7c870a3Divulgação: DGEC