Batalhão 'Tiradentes' intensifica combate à criminalidade em oito bairros de Belém

Responsável pelo policiamento ostensivo em oito bairros de Belém, o 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM) - Batalhão 'Tiradentes' - intensificou o combate à criminalidade e põe em prática estratégias preventivas e repressivas.

Campina, Reduto, Cidade Velha, Canudos, São Brás, Fátima, Umarizal, Nazaré e Batista Campos são os bairros que integram a circunscrição da unidade, que está vinculada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e está distribuída em três companhias.

Atento às demandas de cada bairro, que são mapeadas por militares que atuam no Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), o Batalhão Tiradentes traçou um plano estratégico com ações direcionadas e específicas para cada companhia.

WhatsApp Image 2021 06 29 at 16.38.46Amanda Menezes - CB PM

Prevenção​
Nos bairros que integram a 1ª Companhia (1ª Cia) - Reduto, Cidade Velha e Campina - o 2° BPM visa inibir os crimes de roubo e tráfico de drogas. Já na 2ª Cia - Umarizal, Nazaré e Batista Campos - as ações estão voltadas, principalmente, à prevenção de roubos em estabelecimentos comerciais e arrombamentos. E na 3ª Cia, que compreende os bairros de Fátima e São Brás, o 2° BPM visa coibir o crime de tráfico de drogas.

Além das operações Saturação, Incursão, Bloqueio e Tiradentes, realizadas para prevenir crimes em toda a área, militares que atuam no Grupamento de Proteção Ativa (GPA), realizam, de segunda a sexta-feira, visitas técnicas de segurança em residências e estabelecimentos comerciais situados na circunscrição da unidade, com objetivo de reduzir ainda mais, os índices de violência.

De acordo com o comandante do 2° BPM, tenente-coronel Orlandino Lima, além das ações preventivas, a unidade também realiza ações repressivas. "A prevenção é nossa maior prioridade, mas para os casos que tendem a persistir, nós criamos o Grupamento de Repressão Ativa, que é acompanhado por um oficial, responsável por coordenar ações específicas, em pontos sensíveis, de acordo com a mancha criminal", frisou o oficial.

WhatsApp Image 2021 06 29 at 16.38.47Amanda Menezes - CB PM

Resultados​
Na tarde desta segunda-feira (28), dois homens foram presos, em flagrante, logo depois de terem cometido roubo no bairro da Campina, em Belém. A equipe coordenador pelo tenente Josafam Pereira escutou pela fonia que duas pessoas tiveram os aparelhos celulares roubados por dois homens armados. Eles foram localizados momentos depois, nas imediações da Estação das Docas. Os celulares foram recuperados e devolvidos para as vítimas.

De acordo com o tenente-coronel Orlandino, mais de 20 foragidos foram recapturados pela unidade, somente nos últimos três meses, a maioria, na área do centro comercial de Belém. Nos últimos 120 dias, apenas um caso de roubo a ônibus foi registrado pela unidade e o mais importante, a redução do número de homicídios registrados em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, foram registrados cinco casos, neste ano, apenas 3. Representando uma redução de 40%.

WhatsApp Image 2021 06 29 at 16.42.31Amanda Menezes - CB PM

WhatsApp Image 2021 06 29 at 16.42.28Amanda Menezes - CB PM

WhatsApp Image 2021 06 29 at 16.38.49Amanda Menezes - CB PM

WhatsApp Image 2021 06 29 at 16.42.27Amanda Menezes - CB PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.