Operação "Verão Seguro 2021" reforça efetivo da PM em quase 40 localidades do estado

salinas 1Em Salinópolis, o lançamento oficial da Operação Verão Seguro 2021 foi realizado em frente à sede da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar. Foto: Taiane Figueiredo - CB PM

A partir desta sexta-feira (02), a Polícia Militar, junto aos demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, deflagra a operação “Verão Seguro 2021”, com reforço de aproximadamente 1.150 policiais militares empenhados de forma permanente em cerca de 40 localidades do interior do estado. O objetivo da operação, que vai se estender até o dia 02 de agosto, é reforçar o policiamento ostensivo, sobretudo nas praias e balneários paraenses que mais atraem público durante este período do verão amazônico.

As ações da PM estarão voltadas para a prevenção da criminalidade, sobretudo contra furtos, roubos e crimes contra a vida, além da orientação de condutores no trânsito, garantindo maior tranquilidade aos veranistas. O policiamento terá suporte de 51 viaturas quatro rodas, 60 motocicletas e 36 cavalos, além do efetivo policial já existente nos interiores.

Todo o planejamento da operação foi realizado pelo Departamento-Geral de Operações da PM (DGO), segundo o qual a atuação da tropa enviada ao interior do estado levará em conta as medidas preventivas contra a covid-19 e a situação sanitária de cada município, sendo necessárias fiscalizações integradas de acordo com o bandeiramento vigente.

Entre os locais que vão ter incremento no policiamento estão Salinópolis, Bragança, distrito de Mosqueiro, ilha de Cotijuba, Curuçá, Vigia de Nazaré, Barcarena, Abaetetuba, Conceição do Araguaia, São Felix do Xingu, Salvaterra e Soure.

SALINAS 6O início da operação no distrito de Mosqueiro reuniu órgãos de segurança pública estaduais e municipais. Foto: Matheus Soares - SD PM

| A operação Verão Seguro será dividida em seis ações principais:

• “Operação Visibilidade”, com Pontos Base Estratégicos posicionados nas principais vias de acesso à RMB, em dias e horários específicos;

• Rondas ostensivas nas rodovias estaduais mais movimentadas neste período do ano, realizadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária;

• Apoio da PM ao Detran em Barcarena, Salinópolis, Mosqueiro, Bragança e Marapanin;

• Policiamento nas praias e balneários, caso autorizado o acesso pelos decretos em vigor. Em Mosqueiro e Salinópolis a PM fará uso de drones para auxiliar na visibilidade quanto a possíveis delitos ou infrações que coloquem em risco os veranistas;

• Fiscalização em ambientes sujeitos à aglomeração, para assegurar o devido uso da máscara e as demais medidas previstas como protocolo sanitário;

• Atuação do Centro e núcleos de Inteligência da PM;

“A Operação Verão é a nossa maior operação, a que demanda maior deslocamento de efetivo para municípios do interior do estado. Estamos preparados e lembramos que o cidadão que optar por não se deslocar para o interior também vai poder se sentir seguro em Belém ou Região Metropolitana porque nós vamos utilizar o pessoal administrativo para implementar esse reforço. A Polícia Militar vai conseguir estar mais presente e, com isso, ter resultados positivos em todas as ações de policiamento”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, em coletiva realizada nesta quarta-feira (30), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

| Apoio à tropa

Para dar suporte aos policiais militares que vão atuar no reforço da segurança pública no interior do estado, serão realizadas, durante todo o mês, ações do Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM), que vai estrear este ano em plena operação Verão Seguro. A iniciativa integra atendimentos nas áreas médica, odontológica, psicossocial e religiosa voltados aos policiais militares que vão atuar na operação Verão Seguro 2021. O PAS PM estará presente em municípios do sul do estado, atendidos do início até a metade de julho, e nordeste, que será beneficiado na segunda quinzena do mês.