CPC II deflagra Operação Verão Seguro na Ilha de Mosqueiro

WhatsApp Image 2021 07 03 at 17.12.08

A Polícia Militar do Pará deu início à Operação Verão Seguro 2021 em várias regiões e municípios do Estado nesta sexta-feira (2). Em Mosqueiro, distrito de Belém, o Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), em conjunto com outros órgãos de segurança pública, realizou a abertura das ações, que serão realizadas até o final do mês na Ilha.

WhatsApp Image 2021 07 03 at 16.01.08

Na abertura da Operação Verão Seguro 2121, as tropas da PM e os demais órgãos de segurança pública se concentraram no Caramanchão da praia do Farol.

Durante todo o mês de julho, a Polícia Militar vai intensificar o policiamento na Ilha para garantir um veraneio tranquilo ao público, que nesta época do ano recorre às praias para fugir das altas temperaturas dos centros urbanos. A PM vai atuar também para assegurar o cumprimento das medidas restritivas que visam frear o avanço da Covid-19 no Estado.

Neste período, os militares do 25º Batalhão (25º BPM), unidade responsável pelo policiamento na Ilha de Mosqueiro, vão receber o reforço de policiais de outros quartéis da Corporação, que serão distribuídos aos finais de semana, quinzena e dezena de julho. Ao todo, 100 militares vão somar esforços durante a Operação.

O Tenente-coronel Francisco Júnior, Comandante do 25º Batalhão comentou sobre a expectativa da unidade para este mês. "O 25º BPM fez um planejamento de conforme as diretrizes do Departamento Geral de Operações (DGO) e CPCII, e neste período, com ações integradas, nós vamos prevenir o crime e atuar ostensivamente", destacou o militar.

Ainda segundo o Oficial, a estimativa do público esperado para este mês em Mosqueiro é de aproximadamente 300 mil pessoas. Este número pode ainda aumentar, devido à proximidade da Ilha com os demais bairros da Capital e outros municípios da região metropolitana.

WhatsApp Image 2021 07 03 at 16.01.09 2

Por meio de uma parceria com a prefeitura de Belém, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vai contar com uma base de monitoramento na praia do Farol. A estrutura servirá para auxiliar os agentes durante repasse e atendimento de ocorrências do Centro Integrado de Operações (Ciop), consulta de informações, videomonitoramento de locais estratégicos, entre outros.

"Nós vamos atuar de forma preventiva em todas as praias e na Vila de Mosqueiro, com atenção ao bandeiramento na região", frisou o Comandante do CPC II (CPC II), Coronel Giorgio Mariuba, que esteve presente na abertura da Operação.

Oficiais e praças da Corporação estiveram presentes no início da Operação. Além da PM, também participaram do evento os agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

WhatsApp Image 2021 07 03 at 17.05.38

WhatsApp Image 2021 07 03 at 16.01.09 1